quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Por quem os sinos dobram

Texto de Rudimar Schreiber Jr.

Buenas, papada.
Vou aproveitar essa semana em que nosso Verdão não estará em campo e levantar um assunto, no mínimo, polêmico.
Ressalto que a tese aqui por mim exposta (e defendida) é apenas resultado de uma leitura PESSOAL de fatos e opiniões veiculadas nos mais diversos meios de comunicação. Faço esse pormenor para delimitar o que segue como uma posição minha, sem caracterizá-la como verdade incontestável ou opinião de mais alguém. Muito pelo contrário, trago esse tópico à tona justamente para ter outras opiniões - que podem até me convencer que tudo não passa de sandice minha.
Pois bem, como eu já havia colocado em post anterior, decidi escrever sobre o que classifico como "O real receio" da imprensa de Caxias do Sul. Qualquer um que tenha lido, visto e/ou ouvido manchetes sobre futebol do interior do RS nos últimos 45 dias (por baixo) e que, desavisado que seja, não acompanhe o torneio "Série C", vai se assombrar com o que vou dizer agora:
O E.C. Juventude, clube quase centenário, Campeão do Brasil, único clube do Interior do RS a disputar uma Libertadores e que encontra-se no pior momento de sua história recente dentro das quatro linhas NÃO CAIU pra Série D, NÃO ESTÁ rebaixado para tal, NÃO ENTROU de férias e NÃO É o único gaúcho com riscos de cair de divisão. Mais: NÃO ACONTECEU o que alguns já chamaram de virada da gangorra entre os clubes da cidade, até porque em uma gangorra um sobe e outro desce, e em Caxias do Sul, o lado grená da gangorra se partiu há anos com um caicai e estacionou na "C".
Essa profecia de hecatombe por parte de Cavaleiros do Apocalipse esmeraldino não é no intuito de nos alertar para o pior, ou proteger os Papos de um futuro nebuloso que PODE confirmar-se ou não. As frases ditas com ar de desdém desses Formadores (?) de Opinião sobre a nossa posição atual mascaram algo mais profundo, a real preocupação que afeta as suas vidas. Muito simples.
Há algum tempo, a cidade correu sério risco de ficar sem um de seus times. Motivo: má administração aliada à falta de apelo popular fizeram com que uma das grifes esportivas locais ficasse sem interessados em presidir sua entidade. Eis que surge um investidor, salvador da pátria, que faria do futebol mais do que sua mais nova fonte de renda; agregaria uma atividade extra em seu Conglomerado.
O futebol rende fortunas, basta saber investir. Acertar nas escolhas e apostas. Mas seus acertos são medidos com títulos, conquistas, vitórias. E aí entra a preocupação de muitos! Pois, e na hora que o investidor - ou investidores - cansar? Afinal, quanto mais se gasta, mais difícil fica: não ganha mais Regional, não disputa Série B (que rende $$$ da TV e exposição de mídia pro Grupo), enfim, não nada! Se ainda não dependesse tanto do investidor... O outro time da cidade, verde da cor da Esperança, soube se aproveitar de uma Co-Gestão e sabe que pode contar com seus mais de 8 mil sócios, suas categorias de base e seu patrimônio. Mas e o outro?
Imaginem se o tal clube derrapa nas 2 rodadas que faltam e cai? Ser rebaixado é ruim pra qualquer time, mas e pra esse? Ah, amigo, as consequências seriam catastróficas... Pensem, então, em não ter mais um time na cidade que seja "amigo" da Duplinha, que aceite todos em sua casa como se fosse a casa da Mãe Joana? Tente enxergar como seria a vida dessa turma se tivessem que cobrir apenas o lado verde de agora em diante?
É aí que me refiro: não sou louco em afirmar que a Opinião Pública de Caxias gostaria que o E.C.Juventude fosse rebaixado de divisão mais uma vez. Mas eles sabem que a consequência de tal sorte com o "cor de uva azeda" seria trágica! Por isso a proteção. Por isso as contas simulando classificar. Por isso não falar em risco de rebaixamento deles. Só de pensar nisso, as bases já tremem. O nosso clube, sabem eles, não morrerá em caso de insucesso. Pelo contrário, vai se aprumar e seguir em frente. Mas e o outro? Hein?
Será que não é por aí que se explica o tratamento diferenciado?
Pense nisso. Ou melhor, exponha seu pensamento aqui.
Nem todos sabem o que a Papada sabe:
Não tá morto quem luta e quem peleia.
Abraço

11 comentários:

Viccari disse...

Some-se a isso a alta rejeição ao Juventude nos quatro cantos do Estado, por motivos diferentes:
-para torcedores da dupla de Porto Alegre, por ser o único clube que os incomodou de fato, consistentemente, durante mais de dez anos.
-para demais torcedores do Interior, por dois motivos: ou inveja por não terem chegado lá, ou por serem duplo-militantes e se encaixarem, também, no primeiro motivo.

Além disso, concordo plenamente que um eventual terceiro rebaixamento do Juventude em quatro anos não abalaria tanto assim o clube, que já provou, nos dois rebaixamentos anteriores, que sua torcida tem culhão para segurar o rojão. Prova disso são as médias de público e número de associados, que simplesmente NÃO CAEM, nunca. Se o rebaixamento chega a acontecer em Pelotas, igualmente sua torcida segurará o rojão, como já segurou ao cair do Gauchão. Agora, se este rebaixamento acontecer pelas bandas do Cemitério, DUVIDO que não tenha contornos muito mais trágicos.
Então, Rudi, foste muito coerente, justo e preciso neste post. Doa a quem doer. É claro que a imprensa não quer que o Juventude caia, mas caso os outros da cidade caiam, o furo, para o futebol de Caxias do Sul (apesar de não perder muito), seria muito mais embaixo.
De qualquer forma, depois de todos os episódios do Ca-Ju, se eles caírem, já vão tarde.

Gui disse...

Acho uma leitura bastante válida, afinal o Gugu não é e nunca foi torcedor das galinhas. E é a grana dele que tá ali, caso seu investimento não dê resultados, não que esteja dando, mas caindo pra D a situação piora. Quanto a impresa babar o SER Voges, acho que é até mais simples que uma questão ligada ao futebol. Quem vincula anuncios pagos de suas empresas na mídia? É compreensível a atidude da imprensa caxiense. Quanto no resto do RS, acho que o Viccari disse bem. Jamais nos vergamos aos clubes queridos da mídia gaúcha.

Abimael disse...

Alguém de inteligência mediana confia na imprensa? Gente, esses sujeitos são piores que políticos... vendem-se facilmente por qualquer quantia para falar bem ou mal de alguém nos seus microfones. Se o Voges dá uma graninha qualquer (R$ 500,00, por exemplo, pouco, mas muito para eles, já que a profissão não é bem paga), é o suficiente para exaltaram o time cor "de modes usado" em contrapartida ao time esmeraldino. E isso ocorre na jornalismo político, policial, econômico, etc... (ou vcs acham que as reportagens da Exame, ZH, exaltando empresas não tem um preço?) imprensa é podre, não presta, tem menos credibilidade que a política!

Unknown disse...

Bah, tô mal então. Sou jornalista, assessor de comunicação de político e torcedor do Ju. Então prefiro apenas torcer pro Caxias se ferrar!!! Simples assim. heheheh
Tua leitura foi bala, Rudi. Até pode haver um pouco dessa teoria da conspiração. Mas é hora de acreditar q ainda dá para escaparmos e ver a morte deles. Vamos seguir apoiando como temos feito SEMPRE.

Saba disse...

Belo retrato da realidade.
Parabéns.

Só mais uma coisa: NUNCA SERÃO!!!

Forza Juve
Sempre
Somente
Seja na letra que for...

Igor disse...

A questão do GUGU não é apenas investimento pensando em colher algum fruto futuro mas também a possibilidade de passar uma aguinha em notas retangulares de papel através de criação de fundações e tudo mais.

Douglas disse...

O que me deixa mais indignado é saber que tudo o que está acontencendo neste segundo semestre em nosso clube tem apenas um culpado: a DIREÇÃO.
Deixaram o Loss fazer o time pra série C, quando ele não conseguiu ganhar praticamente de ninguém no 1º semestre. O time não tinha padrão de jogo, não time espírito de luta, enfim...
O pior é que não foi por falta de aviso. TODO MUNDO DISSE E SABIA QUE NÃO IA DAR CERTO.
E quem se f... (desculpe a palavra) somos nós.
É triste!

Abimael disse...

uma correção no meu comentário: ele não se aplica ao Fabio e demais jornalistas honestos. Não se pode generalizar (aí que meu comentário pecou). Na verdade, o comentário se aplica a essa imprensa esportiva podre (ressalvados os honestos). infelizmente os bons acabam levando a fama dos maus (como acontece com políticos, advogados, boleiros, jornalistas, etc.).

Anônimo disse...

Grande Rudi! Belíssimo texto, e é engraçado ver pessoas vindo falar comigo da situação do JUVENTUDE como se estivéssemos rebaixados. Ainda acredito que vamos escapar e que o clube atualmente conhecido por "caxias" acabe caindo para a D. Isso se não fizerem cai-cai quando estiver em 0x0 lá em Chapecó.

Bassa
DALHE PAPO (desde 1913 com as mesmas cores)

Abimael disse...

como eu disse em outro comentário, torço muito para que as previsões do Rudi estejam certas!

Anônimo disse...

Bueno, segundo as más línguas, tem um cara que fala numa rádia FM, de Farroupilha, todas as manhãs, umas dez vezes no nome do Voges ou da empresa Voges, chamando-o de "meu amigo" etecéteraetal, que está de S10 nova. Outro que montou um jornalzinho vice-versa que andava num carro meio velho e depois de um contrato com Grupo Voges aparece de Parati nova. Sem contar que a referida empresa alavanca o orçamento da líder do Ibope todos os meses e mantem praticamente sozinha o setro esportivo da emissora no ar.