sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Conhecendo o Adversário

Texto de Rudimar Schreiber Jr.

Buenas, papada.
Seguindo o script de duas semanas atrás, resolvi dar uma olhada em algumas notícias do nosso próximo adversário.
Desde que começou a se tornar realidade a formação do Grupo da Morte, lá na divulgação da tabela da Série C ainda no semestre passado, apontava-se como favoritos à classificação para a fase seguinte os dois times que se enfrentam domingo em SC. Ao contrário do nosso time, que decepcionou rodada após rodada, sendo o único do grupo que não possui mais chances de classificação ao mata-mata, o Criciúma confirmou as projeções e entra em campo no final de semana praticamente classificado - decide apenas se em primeiro ou segundo do grupo. Só uma derrota por 3 gols de diferença combinada com resultado do outro jogo tira a vaga do Tigre.
O Criciúma é um clube de tradição no futebol brasileiro. Como nós, já ganhou Copa do Brasil, enfrentando e despachando medalhões do futebol nacional, já disputou Libertadores, já ganhou Série B e já figurou por vários anos na Série A. É uma das forças do estado vizinho, disputando a hegemonia local com os times da capital. Seu último título foi a Série C de 2006, e a última vez que ganhou o Estadual foi em 2005. Seu estádio, o Heriberto Hülse, localizado na região central da cidade, possui acomodações para 19.300 pessoas (fonte: site do clube), mas passa por uma reforma de recolocação da cobertura em alguns pontos, o que reduz a capacidade para aproximadamente 16.000 torcedores. Possui atualmente uma campanha de marketing em busca de 10.000 sócios - hoje está com pouco mais de 8.600.
Neste ano, o clube terminou o catarinense na 8ª e antepenúltima posição, escapando da degola por um triz, o que levou sua atual diretoria em conjunto com o investidor a buscar uma reformulação no grupo. Contratou o técnico Argel e uma grande quantidade de jogadores para a disputa da Série C. Se preparou com antecendência e estreou contra a gente no empate em 1 a 1 em Caxias. Estive naquele jogo, e me lembro de ter visto um confronto parelho, decidido em detalhes. Aliás, o Criciúma venceu seus 3 jogos no "Majestoso" e buscou 2 empates fora de casa. Com isso, tem a melhor campanha do grupo D.


fonte: clicrbs

Tentei descobrir como será a escalação provável do Tigre no domingo. Mas foi difícil de achar. Uma série de desfalques, como o volante Gavião, somados à "marra" do Argel tranformaram minha pesquisa em um calvário, hehehe. E não teve jeito, nada confirmado.
Uma coisa me chamou a atenção: em vários sites e blogs, inclusive oficiais do clube e de sua torcida, o jogo é tratado como decisivo para a classificação. Vejam bem: para a classificação! Pregam respeito ao adversário e lembram que precisam confirmar em campo a vaga. Isso se explica por duas razões: receio de comemorar antes do tempo, aliado à confiança de que o adversário da próxima fase será mais fácil do que os dessa. Convenhamos, Luverdense, Ituiutaba e Macaé não devem meter medo nos classificados do grupo. Eu sou daqueles que acha que os dois que passarem de fase no grupo D se classificam a Série B do ano que vem - isso porque o Caxias não classifica, pois se classificasse, entregaria como sempre. Por isso, ficar em 1º ou 2º deve ser uma meta secundária. Digo mais: talvez seja até mais interessante ficar em 2º e jogar a primeira partida em casa, evitando o desgaste com uma longa viagem logo na sequência.
Agora é contar o minutos e torcer por uma vitória nossa no domingo. Temos condições de nos salvar e dependemos apenas da gente.
Não tá morto quem luta e quem peleia.
Abraço.

Um comentário:

Abimael disse...

putz, essa era minha preocupação há duas semanas atrás. Seria muito melhor encará-los de sangue doce, já classificados em primeiro do grupo.

Se eles estão mobilizados para o jogo, paciência, será mais difícil. Já q nos metemoes nessa caótica situação, a vitória é obrigação, sendo fácil ou difícil esse jogo. Afinal, não tá morto quem pel... Abimael