sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Bate-PAPO (parte I)

Texto de Rudimar Schreiber Jr.

Buenas, papada.
Esses dias estava eu a pensar sobre a Série C. Seu formato de disputa, diferente do que nós Papos estávamos acostumados a disputar até o ano passado, às vezes me ilude e faz com que eu pense que ele seja um "torneio". Mas a verdade é que disputamos a Série C do Campeonato Brasileiro! E que, como tal, não se restringe a RS e SC, como pode parecer.
Com isso, tive uma ideia: porque não ter uma dimensão do Campeonato como um todo? E pra isso, nada melhor do que convidar alguns jornalistas Brasil afora pra um "bate-papo" virtual.
Nada melhor do que começar essa série com uma mini-entrevista com Guilherme Mazui, Correspondente de ZH/RBS em Rio Grande e responsável pelo blog Entrevero, um marco no jornalismo esportivo do RS, mostrando que aqui futebol não é só dupla gre-nal.


Papos da Capital: Como tu vês a situação dos clubes do RS na Série C? Ela está hoje aquém das tuas expectativas iniciais?
Guilherme Mazui: Olhando a tabela hoje, é decepcionante. Pensava em ter os dois classificados do Estado e o rebaixado de Santa Catarina, mas os números nos mostram boas chances de passarem os dois vizinhos. Aguardo e torço nas rodadas que faltam por nossos clubes, porém até o momento não mostraram força nas visitas aos catarinenses, o que me preocupa.


Papos da Capital: No chamado "Grupo da Morte", qual a sua projeção para as 2 vagas a próxima fase? E para o rebaixamento?
Guilherme Mazui: A matemática aponta para Criciúma e Chapecoense, mas confio em um gaúcho. O ideal é o Juventude não ser rebaixado na próxima rodada, entrar vivo na decisão para roubar pontos. Se o Brasil ganhar em casa, vai fortalecido para a rodada final. Chutaria Chapecoense e Brasil e Juventude rebaixado, infelizmente.


Papos da Capital: O que levou o futebol do RS, na sua opinião, a estar na atual situação na Série C?
Guilherme Mazui: Ataques capengas e falta de força fora de casa. E vimos que grife não ganha jogo. Brasil trouxe Vanderlei, Michel, Ricardinho... Caxias manteve a boa base do Gauchão, porém não conseguiu substituir Borja e Everton. Juventude inventou Fausto. Os três times parem um burro para marcar um gol. Sem cota de TV também fica complicado manter o nível das equipes do Gauchão.


Papos da Capital: O Campeonato Brasileiro da Série C é disputado há 2 anos com 20 clubes divididos em 4 grupos regionalizados. Você concorda com tal fórmula de disputa? Qual seria a fórmula mais indicada para a competição?
Guilherme Mazui: Gosto da atual fórmula e a considero um atalho para a Série B, se compararmos com a anterior, que era desgastante psicologica, física e financeiramente. No octogonal o Brasil viajava ao Acre, ao Nordeste, em um campeonato que pouco distribui em termos de grana. Com a atual fórmula os gastos são menores para clube e torcida.


Papos da Capital: O Juventude, assim como o Criciúma, disputou recentemente a Série A do Brasileirão. O que você imagina, como jornalista esportivo, que ocasionou tal queda?
Guilherme Mazui: Má administração, abandono das torcidas. Acompanho mais o Juventude e vejo que no ano passado o torcedor não se mobilizou o suficiente para livrar a equipe do rebaixamento da Série B. A era Parmalat deixou um lastro de visibilidade que foi muito bem aproveitado nos anos seguintes, porém este lastro não é eterno. E torcedor e diretoria não perceberam.

4 comentários:

Anônimo disse...

Boa entrevista. O Mazui é um grande profissional, diferente do Eduardo "xavante" Cecconi.

Bassa

Abimael disse...

eu discordo quando ele fala em abandono da torcida. Acho que ano passado a torcida pegou junto, mais do que o time merecia. boa entrevista, parabéns pela iniciativa Rudi.

Douglas disse...

Se foi a torcida que não fez o suficiente pra ganhar do Campinense, então, pelamor...
O ano passado o Juve foi rebaixado por causa dos dirigentes. Lembro-me que na semana do jogo contra o Campinense (na época, lanterna da competição), os dirigentes resolveram "unir" o grupo ficando um tempo no hotel Dall Onder em Bento... Precisava disso???
E quem se f... é a torcida!

Não sei, mas a gente devia ter alguma opinião dentro do clube, digo, os sócios. Não é possível que eles façam tanta cag... e a gente pague o pato!!
Saudações à PAPADA!

Gui disse...

Abandono da torcida é piada né?!
Ah, o cara é de Pelotas! Claro, só a do Brasil não abandona, é óbvio.