terça-feira, 14 de setembro de 2010

Chances e Probabilidades

Texto de Rudimar Schreiber Jr.

Buenas, papada.
Estamos praticamente na metade dessa semana, decisiva para nossas atuais pretensões de salvar o ano. E dependendo apenas de nós - apesar de muitos falsos desavisados insistirem em espalhar o oposto - para escapar da degola. Muitas coisas eu li nos últimos dias sobre as nossas chances de salvação, inclusive citando sites que mostram nossa probabilidade de cair passando dos 90%!
Infelizmente, ainda não sou um cara graduado. Porém, no final dos anos 90/início dos 2000 (antes do 11 de setembro!) cursava Estatística na UFRGS. Lá eu tinha um professor que certa feita em uma aula disse: "A Estatística era a arte de mentir usando números". Claro que ele falara uma meia-verdade. A Estatística, como ciência, usa de modelos matemáticos e/ou probabilísticos para inferir sobre algo. E é aí, meus amigos, que mora o perigo das previsões futebolísticas!
Normalmente, com base em dados colhidos a priori tenta-se predizer um evento futuro, com uma certa margem de erro. Mas, no futebol, é muito difícil definir uma base de dados confiável. Vou dar um exemplo ilustrativo.
"Segue abaixo as probabilidades (e o resumo dos modelos usados para obtenção dos resultados) de cada um dos times de Caxias do Sul na Série C, de acordo com o quase estatístico R. Júnior, do CPPC - Centro de Pesquisas Papos da Capital:

Juventude:
Classificação 10%
Rebaixamento 60%
Nenhum dos anteriores 30%

Caxias:
Classificação 5%
Rebaixamento 75%
Nenhum dos anteriores 20%

Metodologia Usada:
- 1 em cada 10 participações do Caxias na Série C teve anulação de rodada pelo STJD em algum grupo por manipulação de resultado. Com isso, pode uma rodada ainda ser anulada após o final da fase e o Juventude conseguir mais pontos na segunda partida a ser jogada - o que explica as chances de classificação;
- Grande maioria das vezes que o Caxias decidiu algo importante em casa, precisando de resultado, não o fez.
- O Juventude escapa com vitória, salvo uma combinação de resultados difícil de ocorrer. Portanto, quase um terço de chance.
- O Caxias não venceu no turno, estando em decadência.
- O Caxias é freguês do Brasil Pelotense.
- Retrospecto recente no estádio do Criciúma é favorável ao Ju.
- etc."

Viram como se faz?
Portanto, não levemos tão a sério essas especulações quanto às chances; elas podem mudar conforme o foco de quem faz o cálculo.
Concentremo-nos em vencer no domingo, que o resto se ajeita. E lembrem-se:
Não tá morto quem luta e quem peleia.
Abraço.

13 comentários:

Viccari disse...

Ótima, Rudi, ótima. Eu também consigo distorcer bem os fatos quando me convém. O negócio é pelear, o resto vem na carona. Abraço.

Anônimo disse...

Muito boa análise. Mas, considerando que eu não lembro qual foi a última vitória fora de casa. e considerando que nos útlimos 3 anos não conseguimos vencer nenhum jogo daqueles que PRECISÁVAMOS ter vencido.. é óbvio que nossa chance de cair é de 90% ou mais..mas ainad temos 10%.. é nesse percentual que vou me apoiar..abraços, BOB

Douglas disse...

Olha, pessoal!
Com o Beto Almeida o time é outro, a postura dos jogadores é outra!
Claro que tem de acreditar!
Pra mim, vai dar 2x1 Juve.
Agora se a gente se salvar, espero que a direção entro nos eixos...
Dá-lhe PAPO!

Gui disse...

Fluminense aparecia com 96% de chances para cair ano passado, depois vimos aquela reação, que o Goías anos antes tb já havia feito. No nosso caso, o negócio é mais simples, é um jogo, um resultado em três possiveis. Se histórico ganhasse jogo, o time campeão do primeiro torneio ganharia todos os outros.

Tiago Dal Zotto disse...

Excelente, Rudi! É exatamente assim que funciona a estatística no futebol. O futebol é analisado jogo a jogo. Retrospecto cada time tem o seu, e se fosse feito combinar os retrospectos de dois times que se enfrentam, cruzando as probablilidades de ambos os times de chegar a um resultado, a diversidade dos fatos históricos de cada time levaria a previsões caóticas.

Sim, a probabilidade no futebol é algo tão confuso quanto o que eu escrevi acima.

A propósito, ainda no domingo estudei a probablilidade de acontecerem resultados favoráveis a nós nesta rodada. Considerei que os placares pudessem chegar a no máximo 5 gols por time. Considerando todas as possiblidades de combinações de resultado, 43% das combinações nos favorecem.

O que isso quer dizer? Que temos que ganhar e foda-se o resto.

Avante, Papo!

Anônimo disse...

Tu se droogu antes de postar isso?

Juventude ganhou 3 jogos o ano todo (apenas em casa), pq iria ganhar fora?
O Criciúma não perde em casa, pq perderia agora? sendo que não seria lider do grupo.
Caxias não é freguês do brasil-pel (apenas lá) no Centenário, só da goleada pro lado grená!

Viccari disse...

Sem comentários. Além de comentar como anônimo, o mané sequer entendeu o texto.

Gui disse...

Não vou perder tempo explicando o post do Rudi pq tem que ser muito burro pra não entender...
Mas to rindo até agora do:
Caxias não é freguês do brasil-pel (apenas lá)
uhauahauhauahau

Douglas disse...

E tudo isso por quê?
Pois nossa belíssima direção não viu o que tudo mundo tinha vista deste o início: que o técnico precisa ser experiente e cancheiro!
CHEGA DE AMADORISMOS e INVENÇÕES!!
JUVENTUDE FORTE JÁ!!

Anônimo disse...

Vocês são fregueses dos times de Pelotas (Brasil e Pelotas) tanto dentro, quanto fora de casa, querem falar o que.

TE CUIDA PAPADA, A SÉRIE D, TÁ CHEGANDO!

Até os 48min vai estar 1a0 para voces, e o Caxias ganhando do Brasil, quando o Marcos Denner vai empatar e rebaixar vcs!

Igor disse...

Que tri, o blog tem audiência até da turma do time arrendado pelo Voges. Como era esperado, o rapaz não entendeu o contexto do post.

Viccari disse...

Olha o sonho do pelotense (ou seria grená?) Está para ser criado o time do interior do qual somos ou seremos freguês. Em jogos decisivos, a lista dos nossos fregueses é grande...

Abimael disse...

putz, o cara tá alucinado. Freguês dos times de Pelotas? nem sabia que tinha futebol em Pelotas... afinal aqueles times nem mais gauchão disputam ...