quinta-feira, 4 de março de 2010

Segunda vitória do ano

Veni, vidi, vici...

Eu não sei se foi porque este jogo eu acompanhei pela TV e os anteriores eu me fazia sempre presente ao estádio, mas para mim foi o jogo mais feio do ano até agora. Claro que, tendo o Juventude vencido, o Inter-SM foi o que mais colaborou para esta feiura: frangaço do goleiro, linhas de impedimento bizarramente mal feitas, zagueiro virando atacante depois que o time está perdendo. Mas o Juventude ainda colaborou com inúmeras faltas desnecessárias no meio-campo, escorregões e falta de entrosamento.

A verdade é que a escalação 3-5-2 (valeu Osmar!) parece ter surpreendido até nossos jogadores. Seguidamente apareciam buracos em nossa zaga e atacamos a maior parte do tempo com apenas 4 homens (Denner, Hiago, Roberson e Bruno), já que os demais ainda estão com um posicionamento bastante recuado.

Outra verdade é que os gols saíram de quem eu (e boa parte da torcida) menos esperava:

1º gol: Roberson. Passou a maior parte do tempo escondido atrás dos volantes colorados. Quando resolveu dar opção de jogo, acertou um belíssimo passe e achou Marcos Denner livre para marcar.

2º gol: Calisto. Provavelmente por orientação do Osmar, só apoia "na boa". E, quando resolveu ir, cruzou mal e contou com a total colaboração do goleiro adversário.

3º gol: Fred. Parece que com 3 zagueiros ele é um pouco mais seguro. Apesar de algumas falhas (vide 1º gol do Inter), fez boas coberturas, espantou a maioria das jogadas que passaram pelo seu lado e marcou este belo gol de cabeça.

4º gol: Amoroso e Fabrício. O primeiro deu um belo passe e o segundo tocou com categoria por baixo do goleiro. O gol mais inesperado do dia! Ainda mais depois de duas finalizações bizarras que Amoroso já tinha tentado. Curiosamente (não para quem vem acompanhando o blog), Fabricio foi bem quando apareceu como atacante, e não como meia.

Bruno não foi citado em nenhum dos gols. Mas nem por isso fez má partida. Jogando na ala, foi nossa principal opção de ataque durante toda a partida. Hiago, pelo contrário, teve atuação bastante apagada.

A impressão que fica é que o 3-5-2 realmente é nossa melhor opção de momento. Apenas ressalto um cuidado para que os jogadores não se posicionem em 5-3-2. Os 3 zagueiros devem dar condições para que os volantes se posicionem adiantados, assim como os alas. Com um melhor entrosamento, tanta defensiva quanto ofensivamente, esse "medo" de rebaixamento se afastará tranquilamente.

6 comentários:

Unknown disse...

A vitória serviu de alento, mas é bom não nos empolgarmos. A evolução é uma tendência, porém um zagueiro e um meia-atacante bons, são necessidade urgente. Eles virão apenas antes da Série C. No Gauchão, já seriam um grande diferencial , pois os adversários do nosso grupo são muito fracos.

Abimael disse...

Parabéns pela análise e pela atualização do blog. Outros blogs (e.g. globoesporte) pecam pela insuficiência e pela desatualização ao contrário deste! Gostaria de ter acompanhado o jogo. Próximos jogos nos encontraremos no Funilaria ??? abraço. Abimael

Guilherme Molin disse...

o próximo jogo é na segunda-feira as 20:30 horas.

Pablo Cavalcanti disse...

Exatamente Gui. Contra o Ypiranga de Erechim no Jaconi.

E eu estarei no Funilaria com certeza.

Rudi disse...

Como não vi o jogo, posso apenas comentar o resultado, que foi excelente. Pra quem esperava no máximo um empate, 3 pontinhos vieram muito a calhar.
Agora, faltam 2 vitórias e um empate para atingirmos nosso objetivo nesse primeiro semestre.

Pedro disse...

Uma vitória que poderá nos deixar mais tranquilo na tabela, mesmo que esteja apenas no início, o primeiro turno não exigiu muito deste pontos. É claro que não basta se classificarmos em quarto ou algo assim, mas com mais uma vitória segunda já estaremos dando um grande passo... Segunda estarei lá mais uma vez no JACONI, espero que saiamos com mais três pontinhos.
Abraço à galera dos Papos da Capital!