terça-feira, 23 de março de 2010

Porto Alegre? Conhece?

Como a maioria já deve saber, amanhã às 19h30 no Alfredo Jaconi temos o primeiro confronto utilizando o time A contra o Porto Alegre Futebol Clube. Mais conhecido como time do Ronaldinho Gaúcho, está pela primeira vez na 1ª divisão do Gauchão e só enfrentou até hoje o Juventude B por essas "copinhas" de 2º semestre.

Vou confessar que não assisti nenhuma partida do dito cujo ainda. O motivo é óbvio: apresentam um futebol digno da posição que ocupam na tabela. Até tentei por alguns minutos contra o Inter B no 1º turno, mas fui vencido por alguma programação televisiva melhor.

O fato é que o Porto Alegre já está no 3º treinador (ou será 4º?). Então, mesmo que eu tivessse assistido alguma partida antes, dificilmente aquela me serviria como alguma referência para a partida de amanhã. Resolvi então pesquisar como o atual treinador (Luis Zaluar) escala o time. Foram duas partidas sob seu comando:

Porto Alegre 5 x 2 Ypiranga - 14/03
1- Fábio, 2- Jackson (Naidion), 3- André Ribeiro , 4- Alex Moraes e 5- Mineiro , 6 - Everton Garroni, 7 - Caio, 8- Dê (Fabinho) e 11 - Thiago Correa (Julinho), 9 - Givaldo e 10- Hyantony.
Gols: Hyantony (3), Thiago Correa, Alex Moraes.

Porto Alegre 1 x 2 Esportivo - 20/03
1- Fábio, 2- Jackson (Adão), 3- André Ribeiro , 4- Alex Moraes e 5- Mineiro , 6 - Everton Garroni, 7 - Caio (Fabinho), 8- Dê (Naidion) e 11 - Thiago Correa (Julinho), 9 - Givaldo e 10- Hyantony.
Gol: Adão

Essas informações foram tiradas do próprio site do clube, já que nenhum setor da imprensa tem tido muito interesse em acompanhá-los. Aí também pude descobrir que Zaluar já testou a equipe tanto no 3-5-2 quanto no 4-4-2. Isso provavelmente pela "polivalência" do velho-conhecido-nosso Mineiro.

Meu palpite é que o time atua no 4-4-2, tendo Mineiro como lateral e não zagueiro, já que o site informa que Everton Garroni é volante. Além do Mineiro, temos na zaga o também bastante conhecido Alex Moraes e, entrando sempre no 2º tempo, o nosso franzino lateral-direiro Naidion. Hyantoni e Adão também dispensam apresentações, por suas passagens pela região do Cemitério Municipal de Caxias do Sul.

Que tal então se o Juventude se aproveitasse dos velhos-conhecidos, os marcassem devidamente e jogasse em cima de suas falhas? No caJU, por exemplo, fizemos exatamente isso em cima do Marcelo Costa. Mas já contra o Noia, tivemos que ver Edmar e Papa jogando leves e soltos.

Vamos detalhar um pouquinho mais:

- Alex Moraes: é bastante alto e não tem problemas em se impor fisicamente. Não vai adiantar o Marcos Denner ficar na marca do penalti esperando chuveirinho como sempre. Tem que se movimentar às costas da zaga e também vir buscar bola na intermediária!

- Mineiro: vai pro ataque parecendo uma garça no cio, mas quando volta não sabe se aproveitar do tamanho para marcar. Que tal colocar o Bruno aberto para jogar em cima dele? Aposto que o Mineiro faz um penalti antes do intervalo.

- Adão e Hiantoni: possuem a habilidade de rinocerontes jogando curling. Basta que nossos zagueiros façam uma boa marcação próximo à nossa área e os obriguem a buscar jogo. O resto a natureza faz...

Para finalizar, o site do Esporte Clube Juventude informa que o volante Umberto estará a disposição para a partida. Tomara que este seja o motivo que faltava para o Fred sair do time.

9 comentários:

Viccari disse...

Espero sinceramente que o Bressan saia jogando e, se o Jorge Fellipe tiver condições, também. Se quiser manter o 3-5-2, mantém o Victor na sobra e era isso. Umberto, então, nem se fala.
Pablo, precisa de mais um motivo para o Fred sair do time? Ainda não temos motivos suficientes? Com todo o respeito ao profissional, fica difícil, apesar do mau futebol da nossa equipe, embasar a permanência do nosso zagueiro/volante, com todos os erros apresentados por ele.
Por fim, Bruno aberto na direita é uma ótima ideia, ainda mais que ele se saiu melhor, no 3-5-2, do que o Luiz(s?) Felipe.

Rudi disse...

Tá na hora de fazer o time jogar um feijão com arroz, mas eficiente. 4-4-2 já! Ou, no máximo, um 4-5-1. E Fred pra pivô de qualquer time do NBB, pq futebol não é pra ele...

Unknown disse...

Na fase atual, é bom o Loss colocar um dos zagueiros(?) colado no tal de Hyantoni, ex-CCC. Ele não é grande coisa, mas já fez mais gol que o Denner e, se sobrar na área, como tem acontecido sempre, ele guarda.
E não se enganem, pois, só a entrada do Umberto não vai adiantar muito. Tem é que mudar o posicionamento dos volantes e alas/lateriais. O Umberto é mais marcador e, provavelmente, continuaremos sem qualidade na saída de jogo.

Fernando Frizzo disse...

Possuem habilidade de rinoceronte jogando curling!! huahuahuahuahuahuahuahua

Boa demais!!

Anônimo disse...

Porto Alegre?? acho que conheço sim.. ë mais um time pequeno de quem não conseguimos vencer!!!! inacreditável!!!!

Guilherme Molin disse...

Assim é fácil, só comentar depois do jogo para cornetear...

Anônimo disse...

É que o comentário SOBRE o jogo só pode ocorer APÓS o jogo ser realizado... Antes não são comentários, são meras conjecturas....

Guilherme Molin disse...

Viu Pablo, não posta mais nada pré-jogo, agora vamos somente nos focar nos resultados...

Unknown disse...

Leram o meu comentário pré-jogo? Sou amigo pessoal da Mãe Dinah!