terça-feira, 30 de março de 2010

Mais uma perda...

Não! Você, leitor, não leu errado! Eu realmente escrevi perda no título. E não, não estou confundindo derrota com perda. Obviamente o título não se refere a mais uma vexatória atuação do Juventude neste Gauchão 2010.

Apesar do Loss não ter escolhido como titular aquele time "ofensivo" que vinha treinando, escolheu bem os nomes. Talvez sejam questionáveis as maturidades de Bressan e Hiago para serem já titulares do Juventude. Mas o fato é que seus reservas, mais experientes, não conseguem demonstrar futebol em melhor qualidade que eles. Questiono sim o futebol do Gustavo, que já atuou bastante na temporada passada e não consegue "engrenar nesse ano". De resto é chover no molhado...

A colacação de Umberto e Lauro na frente da zaga, mais que pela experiência e capacidade de fechar os espaços, trazem uma característica importantíssima para o time: eles falam! Quem foi a Bento Gonçalves ou Novo Hamburgo assistiu um Juventude totalmente mudo. Ninguém se ajudava em campo. A volta dos "velhinhos" fez que pelo menos a movimentação se ajustasse defensivamente. Mesmo durante a pressão (a que ponto chegamos) do Avenida, o time já não era mais aquele bolo de jogadores correndo para todos os lados.

Não tenho dúvidas que se Luis Felipe não fizesse aquela idiotice, teríamos trazido no mínimo mais um ponto na bagagem. Não que fossemos até então superiores, mas tinhamos um bom controle da situação. Marcos Denner até que tentou ontem se movimentar um pouco mais, mas parece que seu "faro de artilheiro" já não vai mais voltar. Roberson também se movimenta, mas toda sua habilidade com a bola no pé se contradiz nas dificuldades em marcar e finalizar.

Vou confessar que não entendi a entrada de Bruno. Ele não era ala e nem meia. Mas eu sei o quanto é dificil organizar um time com apenas 10 homens...

Bom, mas depois de falar tanto da derrota, tenho que voltar a falar da perda. O título é apenas uma singela homenagem que este blogueiro faz para o grande Mestre Armando Nogueira, que ontem, infelizmente, nos deixou. Mestre das palavras, transformava suas opiniões em textos mágicos, de uma maneira delicada e elegante como provavelmente nunca mais ninguém fará. Não vou ser falso em dizer que aprendi sobre futebol ou qualquer outro esporte com ele. Eu muito aprendi foi a enxergar os esportes de uma maneira mais minuciosa, mais brilhante, mais poética...

4 comentários:

Unknown disse...

Pablo, guardaste o que havia de importante a dizer para o final. Armando Nogueira chamaria de "pirâmide invertida" no texto jornalístico. As palavras do velho mestre, captadas do jornal, da TV, de seu blog, sempre me provocaram profundas reflexões; para tentar desvendar a magia do esporte, para entender os limites da paixão, para saber perder com dignidade. Essa última lição, nós juventudistas, estamos colocando em prática há bastante tempo. Espero que possamos voltar logo a praticar as outras lições de Armando Nogueira.

Anônimo disse...

Bela homenagem ao grande Armando Nogueira. o poeta do futebol...

Viccari disse...

Duas vitórias em 17 jogos na temporada. E o contador segue...

Fernando Frizzo disse...

Enquanto os "craques das crônicas" se vão, temos que aturar os "Saraivas" da vida por aí ganhando espaço!! A mediocridade é algo realmente assustadora.