domingo, 14 de março de 2010

Futebol de Churrasco

Acho que todo mundo já vivenciou um futebol de churrasco. O pessoal da família ou escola ou faculdade ou empresa resolve se juntar para comemorar alguma ocasião qualquer. Depois de enxerem bastante o bucho e/ou a bexiga, resolvem fazer uma peladinha. E aí o "Bola Murcha" do Fantástico faz a festa! Um festival de chutões, passes errados, gols perdidos de frente às traves. E se chover então... muitos carrinhos, escorregões, goleiros de mão mole.

Pois tudo que foi descrito no parágrafo acima aconteceu ontem no clássico Esportivo e Juventude na Montanha. Um jogador alvi-azul dribla todo mundo, entra na área sobre os olhares desatentos dos zagueiros alvi-verdes e cai. O lance só não é digno do "Bola Murcha" porque o nosso goleiro foi capaz de estar ainda mais desatento e tomar o gol de um jogador caído!

Ainda no primeiro tempo o Juventude quase protagonizou dois lances "bola cheia". Calisto em um lindo voleio acertou o travessão. Gustavo driblou três ou quatro e não foi capaz de fazer o gol cara-a-cara com o goleiro. Depois disso o futebol acabou. Esportivo perdeu pelo menos duas chances de "matar o jogo" e o Juventude achou aquele penalti salvador nos acréscimos.

Analisando um pouco de tática... Eu aqui mesmo defendi muito o 3-5-2, mas por duas situações: 1) para que o meio-campo ficasse mais povoado e 2) porque não tinhamos lateral-direito disponível. Detalhando cada uma delas:

1) Os dois volantes não aparecem pro jogo e na hora de marcar estão posicionados muito atrás. O meia Roberson se esconde atrás dos volante e não volta para marcar. Há um clarão enorme no nosso meio! Toda armação depende dos alas e isso é tão óbvio que a marcação por ali tem sido muito forte.

2) Luis Felipe já voltou e entrou bem nas últimas duas partidas. Tem que voltar a ser titular. Mas minha opinião é que Bruno não deve sair. Ou sai Fred e voltamos àquele 4-3-3 que teve boa atuação (no 1º tempo) contra o São Luiz e vinha evoluindo até a lesão do Luis; ou mantem-se os três zagueiros e sai do time o sumido Roberson.

Mais importante que o ponto conquistado, foi o Esportivo ter perdido dois. Parece que mesmo jogando mal, novamente vamos nos classificar... Isso é bom ou ruim?

12 comentários:

Rudi disse...

Classificar sempre é bom. Mas o melhor seria apresentar evolução ao longo do campeonato.
A C tá logo ali...

nandobassa disse...

Logo ali? Falta tempo ainda.

Dnis disse...

Pra mim é no mínimo RÍDICULO...

Rudi disse...

Bassa, já se passaram quase 90 dias do início do trabalho. Metade do tempo até a C começar já foi...
Quando iremos evoluir? Em julho, quando ela começar? Ou quem sabe ano que vem...
Acorda, Ju! Reação e bom futebol já!
E todos a Noia City sábado...

Papo de Araranguá-SC disse...

Boa tarde papada.. Tento ir em todos os jogos do Jú em Cxs, mas tem alguns que não consigo ir, estes dias vi em um dos seus comentários que vc assiste pela internet os jogos. Como faço para ver também? É fácil e funciona sempre? Eu sou da seguinte opinião, prefiro a demissão do Loss e quero a contratação de uns jogadores bons, chega de passar vergonha. abraço a todos...

Unknown disse...

Pablo, tu tá na profissão errada. Deveria ser comentarista. Deu aula no cara da Rd Caxias. Resumo perfeito. Detalhe: até agora me recusei a criticar o Loss, pelas circunstâncias pouco favoráveis a um grande trabalho, mas estou começando a abrir os olhos... Realmente há problemas táticos bastante visíveis e acho q ñ é só pela falta de qualidade técnica.

Rudi disse...

Não sou daqueles que defendem ferrenhamente o treinador, mas acho que ele não é o pior dos nossos problemas. Outro faria 10 ou 20% melhor, o que não adianta muito. Certa tá a direção em cobrar mais dos jogadores.
Minha opinião: o esquema com 3 zagueiros é curcunstancial. Sai Fred e Roberson, entra Umberto e Luiz Felipe.
E chega de tomar gol antes dos 10 minutos e no fim do jogo, né?
E mais, temos que fazer os gols fáceis. O Denner perdeu um em cruzamento do Hiago que vou te contar...

Pablo Cavalcanti disse...

Papo de Araranguá, assistir pela internet é uma tarefa um pouco árdua.

A imagem normalmente é ruim e nem sempre funciona. Afinal, é simplesmente alguém que pega o sinal do Premiere e retransmite pela internet.

Como na série C não tem Premiere, daí não vai ter jeito mesmo.

Quanto ao link pra ver o jogo, dá uma procura aqui:

http://www.eugeniosvirtual.com/tevirtual/jogos_vivo.html

No dia do jogo, normalmente ele está listado ali. Se não estiver, procure nos canais da duplina porto-alegrense, que é possível que estejam transmitindo.

Abraço.

Pablo Cavalcanti disse...

Fabio, valeu pelo elogio.

E Rudi, essas substituições que tu apontou são possíveis até.

Mas não adianta trocar nomes e não trocar o estilo de jogo. Os laterais e os volantes estão normalmente muito mal posicionados!

E o time todo é muito rígido. Ninguém troca de posição, aparece de surpresa, faz "1-2". Até o Palmeiras da Linha 40 marca o Juventude hoje!

Unknown disse...

E tem ainda o nosso centroavante aipim. Tche, o cara não sai do meio dos zagueiros pra buscar jogo. Por ser veterano, deveria ser mais líder. Quando sai, a bola bate nele e volta 20 metros. E nem falo de alguns gols pedidos... Óbvio q ele não deve ser crucificado, mas precisamos mesmo de atacante.

Anônimo disse...

Tá bonito esse blog, heinhoooo, Batista??

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Ficou muito bom o novo blog! (pelo menos, de cara nova!)
Parabéns, gurizada!
Já tô esperando post novo!
heheh