sexta-feira, 5 de março de 2010

O orgulho que nos move

Texto de Fabio Berti

Fazia tempo que não me emocionava com algo tão singelo. Ultimamente, as grandes tragédias que têm ocorrido mundo afora sempre estão próximas da gente de alguma maneira, por termos algum conhecido morando por lá ou porque já visitamos alguns desses lugares. A comoção é inevitável. Mas o que vivi nessa última quinta-feira (04/03) foi muito especial.

Estive a trabalho em Caxias durante toda a tarde e noite de quarta, obviamente envolvido com a Festa da Uva. Depois de uma visita protocolar ao Spa (vilhão), acompanhei a comitiva da Assembleia Legislativa ao desfile na Sinimbu. Chegando à tribuna das “otoridade”, fui informado pelo amigo e histórico juventudista Gilson Tonet sobre nossa goleada no Interzinho de Santa Maria. Mesmo sendo freguês, na atual conjuntura, essa vitória após mais de um mês teve peso de ouro. E não foi pouca a euforia entre a óbvia imensa maioria alvi-verde no local com o meu empolgado anúncio da boa nova.

Buenas, tchê! Do desfile para um jantar também protocolar e retorno a Porto Alegre. A chegada foi já na madrugada de quinta. Em casa, naturalmente, fiz total silêncio para não acordar a patroa e o Lucas, com seus 8 anos, que cedinho da manhã teria compromisso no 3º ano do ensino fundamental em sua escola. Dormi e acordei tão bem, mas tão bem, que nem dei bola para as parcas 4 horas e meia de sono.

Pela manhã, a primeira pergunta do Lucas, que estava na casa de um colega colorado na noite anterior, foi sobre o placar do jogo do Ju. Nem imagino minha expressão facial ao responder, mas guardarei para sempre a dele. Um sorriso espontâneo, que transbordava felicidade. Dei-me conta então de há quanto tempo ele não era acordado com a notícia de uma vitória do seu time do coração. Até sairmos de casa para a aula, vimos os gols na TV e contei a ele alguns poucos detalhes que havia ouvido sobre a atuação da equipe.

Foi mesmo um início de dia feliz, e uma alegria incontida que vai durar, pelo menos, até o próximo jogo. É, se quem joga e quem comanda um clube soubesse mesmo desses pequenos detalhes familiares ... ah, seria muito bom!

11 comentários:

Viccari disse...

Belo relato. Quem conhece o Lucas sabe que ele está no melhor caminho possível: o caminho alviverde. O piá é fanático e é assim que tem que ser, sendo filho de quem é. Dá-lhe, Papo!

nandobassa disse...

Grande garoto!

Rudi disse...

Grande Lucas!
Essa vitória é apenas um breve gostinho do que virá esse ano.
Com humildade e respeito aos adversários, voltaremos ao caminho das vitórias. No final do ano, estaremos juntos comemorando a nossa subida.
Abraço.

Fernando Frizzo disse...

Belo texto Berti!!!
Como falou o Viccari, quem conhece o pequeno grande Lucas, consegue imaginar não só a cara dele, mas também o sorriso na cara do papai babão!! :D

E que essa vitória não seja obra do acaso e que a semana que o Loss teve pra trabalhar continue rendendo frutos.

Mas não nos enganemos, esse time, assim como está, não é time pra Série C, ou pelo menos, não pode e nem deveria ser!!

Anônimo disse...

Grande pai.. grande filho.. parabéns ao Fábio e ao Lucas!!!

Guilherme Molin disse...

belo texto Fábio. orgulho, paixão, história.. são muitos os sentimentos, o que nos mantem firmes na luta!

Igor disse...

Bah, com toda a influência que deve haver dos colegas pra torcer pela duplinha, saber que o guri é fanático pelo JU e não abre mão disso é uma ótima notícia. A resistência continua nas próximas gerações!! Só falta o JU ajudar agora!

Luciana Berti disse...

Mesmo sendo torcedora grená e nunca influenciado na escolha dele, me orgulho muito de ter esses dois "papinhos" em casa. Parabéns ao pai e ao filho. Amo muito vocês!!!!

Unknown disse...

Xi, os bandidos estão se infiltrando no nosso blog.
Hehe, valeu patroa!

Lucas Berti disse...

Valeu pessoal. Amo muito o Ju e nunca torcerei para os tres piores times(Grêmio, Inter e Caxias). abraço amigoes

Fernando Frizzo disse...

Que belo exemplo!!!!!!