quinta-feira, 15 de abril de 2010

E o próximo nome é... Heron!

Enquanto a imprensa caxiense especula possíveis jogadores a serem contratados, eu continuo preferindo torcer pela demissão do Osmar Loss e especular o homem que irá ocupar sua vaga. Depois de Beto Almeida ter gerado reações tanto positivas quanto negativas no último post, hoje venho sugerir outro nome.

Heron Ricardo Ferreira. Alguém lembra dele? Este sujeito chegou praticamente desconhecido ao Jaconi em 1994 para comandar todas as "estrelas" que a Parmalat injetava no Juventude, como Galeano, Dourival Júnior, Odair, Julinho, Mauricinho, Mário Maguila e outros. Logo conquistou alguns resultados interessantes e se firmou após chegar ao vice-campeonato do Gauchão deste ano. No segundo semestre, o maior título nosso até então: o título da Série B. Vale ainda destacar o título internacional da Copa Parmalat, sobre times expressivos como o Benfica de Portugal.

Mas 1995 veio e pelo que me lembro, Heron não durou muito tempo. Teve uma nova oportunidade no Jaconi em 1999, mas também não obteve muito sucesso. Trabalhou em equipes como Figueirense e Santa Cruz (PE) e até chegou a "regredir" de cargo, sendo auxiliar-técnico de Luxemburgo no Corinthians.

Nos últimos anos então, resolveu tentar a carreira internacional e acabou indo parar no Sudão, onde conquistou o título nacional pelo Al-Hilal alguma vezes. Mas em janeiro desse ano, enquanto passava suas férias em casa (no Rio de Janeiro), foi convidado a treinar o Americano de Campos-RJ. Era a oportunidade de voltar a mostrar as caras no Brasil e quem sabe "reengrenar" a carreira por aqui. Mas foram apenas 5 partidas no comando da equipe, pedindo demissão por ter não conseguido obtido nenhum ponto sequer.

Ao que parece Heron hoje está desempregado e pela sua identificação com o clube, torna-se outro possível treinador para o Juventude. Mas, tenho que confessar, eu era muito novo em 94 e não sabia analisar o quanto do trabalho do Heron havia naquele time. O time teve bons resultados por sua capacidade ou porque a qualidade dos jogadores alviverde era superior à dos adversários? Se contratado hoje, será que seria capaz de organizar esse time "clamando" por comando?

12 comentários:

Viccari disse...

Lembro até hoje do ódio que dois amigos meus, que eram grenás (mas não só grenás: obviamente eles tinham dois times), nutriam pelo Heron, por ter nos comandado durante o título da Série B. Bons tempos, de presença já sempre garantida no Jaconi. Timaço. Mão do treinador, garra ou técnica? Ou os três?

Tiago Dal Zotto disse...

Sem dúvida que os três, Viccari.

O difícil é quantificar a contribuição de cada parcela. E é por isso que a decisão a respeito da troca de treinador deve ser muito bem pensada. Ainda mais nos dias de hoje, quando o Clube não poderá oferecer ao treinador a mesma qualidade de jogadores que o fizera em 1994.

Há treinadores que tiram leite de pedra. Não sei se é o caso do Loss. Mas será que é o do Heron?

Anônimo disse...

Na boa, o cara foi pro SUDÃO, país mergulhado na miséria e fome. Depois volta ao Brasil, treina apenas o AMERICANO DE CAMPOS perde todos os jogos e vc pergunta o que eu acho??? baaa. Contrata urgente esse cara!!!! rsrs

Viccari disse...

Bob sempre desagregando :)
Mesmo com tudo isso, a campanha de 1994 nunca sairá das nossas cabeças. O time era um time mesmo. Exemplo de garra, qualidade, atuações coletivas impecáveis e grandes destaques individuais. Inesquecível. E o Heron tem sua parcela de crédito por essa campanha.

Caminhada do Juventude disse...

Acho que seria mais uma aposta, então se é aposta, melhor deixar o Mil House. Apesar da longa carreira do Heron, e sua experiência, não deixaria de ser aposta.

Frizzo disse...

Pablo, seguindo a série "Análises de Possíveis Nomes".. que tal analisar o Odair (lateral direito de 94). Seguidamente ele se oferece ao cargo para os torcedores (via orkut).
Deixo para emitir minha opinião após o texto :D

Pablo Cavalcanti disse...

Frizzo, como vou escrever a respeito das qualidades como técnico de um cara que não é e nunca foi técnico?

Guilherme Molin disse...

Lamentável Bob...
Mas concordo que seria uma aposta, e aposta por aposta deixa o Loss ai então!
E o Odair, nem vale a pena analisar, vai analisar o que?

Fernando Frizzo disse...

Pior é que foi no Red Bull.

Anônimo disse...

Concordo com o GUI...
se for por aposta, é melhor deixar o Loss!!!

fernando disse...

heron seria mais um erron da direção..o sucesso que ele fez em 1994 se deve ao time na época ser infinitamente superior a qualquer outro time da b em 1994... em 1995 e 99 quando os adversários já nos enxergavam com outros olhos e na série A ele foi muito mal..

Abimael disse...

Em 1994 eu vivi o meu ano inteiro em função do Juventude. Não sei como passei de ano no colégio... tínhamos ótimos jogadores, qualquer deficiência no curso do campeonato era suprida imediatamente com ótimas contratações. Tirávamos jogadores de grandes times. Alguns jogadores chegaram na reta final, eg, Carlos André e Mauricinho. Por isso, acho, valia muito mais o patrocínio do que o técnico. o Heron não é, nunca foi, nunca estourou como um bom técnico.

Com aquele elenco de 1994, até eu como técnico seria o campeão ...

Abimael (Gabriel Sturtz)