terça-feira, 13 de abril de 2010

Beto Almeida seria o cara?

No início do ano o Juventude buscava um técnico para a temporada 2010. Segundo relatos, Beto Almeida foi procurado e educadamente agradeceu, preferindo continuar seu trabalho com o Pelotas. Agora, depois da nossa péssima campanha do Gauchão e das boas atuações dos aureo-cerúleos, ressurge em meio a torcida este nome.

Ontem quando escrevi criticando nosso coach já pensava em prolongar o assunto colocando este nome em pauta. Porém, considerando o tamanho que atingiu meu texto e a possibilidade dele rejeitar a oferta novamente, não o fiz. Mas, este nome teimou em aparecer nos comentários do texto e, também, na nossa lista de discussão. Então, lá vai.

Pouca gente deve saber que Beto Almeida treinou pela primeira vez o Juventude em 1982. E isso inclui muitos fatos curiosos. Depois de fazer um bom trabalho nos juvenis (ainda não existiam juniores) alviverdes, a direção resolveu apostar no rapazote para assumir os profissionais. A coisa não engrenou. Em meio ao campeonato o grande Daltro Menezes teve que ser chamado para comandar os verde-e-brancos. Mas, curiosamente, e reconhecendo a potencialidade de Beto, este permaneceu como auxiliar de Daltro.

Mas, mesmo com todo esforço, o Juventude não conseguiu chegar às fases finais do Gauchão 82. Surgiu, então, a oportunidade de excursionar pelo Oriente: todas as despesas pagas para viajar por mais de 30 dias e encarar alguns amistosos. O caso é que Daltro Menezes havia passado por uma cirurgia cardíaca poucos meses antes de ser contratado pelo Juventude e não foi autorizado a viajar pelo seu médico Dr. Fernando Luchesi (aquele mesmo dos livros líderes de venda nas feiras do livro). O Juventude ficava então sem técnico para a excursão. Reunião para discutir o que fazer (diálogo simulado):

Diretoria: "E aí Daltro? Levamos o Beto como treinador?"
Daltro: "Não. Ele é muito jovem. Ainda não está pronto."
Diretoria: "Levamos quem então?"
Daltro: "Leva o Felipe dos juvenis. Pelo menos tem mais experiêcia, por ter sido jogador."

Pois bem. Foram para a viagem como esse "tal" Felipe como treinador. Foram ao todo 7 jogos. E foram 7 vitórias obtidas. Incluindo aí jogos na Arábia Saudita e 2 amistosos contra a Seleção da Coreia do Sul. Curiosidade a respeito destes jogos contra a Coreia: placares de 2x1 e 1x0 para o Juventude. Exatamente os mesmos placares que o Cosmos (aquele "timezinho" americano do Beckenbauer e antes de Pelé) obteve 2 semanas depois.

Depois do total sucesso da excursão, parecia que o Beto Almeida tinha perdido uma grande chance de dar um salto na carreira e todos os méritos viriam para "aquele" Felipe. Felipe, no caso, era a maneira como internamente era conhecido um sujeito mundialmente citado como Luis Felipe Scolari. Este sim, impulsionou a carreira de técnico e desde então não parou mais.

E o Beto Almeida acabou ficando pelo estado mesmo. Tem mais kimolometros rodados que muito patrulheiro de Polícia Rodoviária. E todo ano aparece alguma "surpresa" de seus comandados. Um empatezinho arrancado da dupla porto-alegrense na capital, uma vitória surpreendente sobre os mesmos em casa, uma classificação inesperada. E foi com essas credencias que Beto Almeida acabou voltando para o Alfredo Jaconi em 2007. Para refrescar a memória: foram 7 vitórias, 3 empates e 9 derrotas, não conseguindo livrar o Ju do rebaixamento. Mas, apesar disso, deixou a sensação para a maior parte da torcidade de que merecia ter permanecido para 2008.

O Beto é um cara muito estudioso. Relatando uma entrevista de Sandro Sotille logo após o Pelotas ter se classificado no último domingo: "nosso treinador estuda muito o adversário, e nós já entramos em campo sabendo tudo que precisamos para vencer". E é bem por aí mesmo. Com boas informações em mãos, eu diria que é impossível ver um time seu entrar em campo perdido, sem uma clara definição tática.

O problema do Beto é justamente enfrentar adversários em que as informações não são tão claras. E, justamente por essa ser uma situação comum na série C, Beto Almeida poderia enfrentar dificuldades para assumir o lugar de Osmar Loss, caso este venha a sair. Mas, mediante a situação do nosso cofre e as opções de mercado, eu ainda apostaria nesse nome.

Mas e você leitor? Diz sim ou não para Beto Almeida?

21 comentários:

Viccari disse...

Sim, sempre. Ainda mais depois do bom trabalho em 2007. O time engrenou algumas vitórias, e mostrou muita gana sob o comando do Beto. Seus times sempre são bem arrumados, e dificultam muito o jogo, mesmo contra equipes melhores. Será que ele viria? Não sei, mas acho que não o trarão.

Fernando Frizzo disse...

A questão que pesa contra o Beto Almeida é que ele sempre monta excelentes estratégias com times pequenos contra grandes, porém não sabe fazer o contrário e seus times dificilmente sabem se impor e buscar vitórias desde o início.
E esta será a nossa situação na C, teremos que buscar vitórias contra times retrancados que estarão respeitando demais o Juventude e valorizando qualquer pontinho (mesmo quando jogarmos fora de casa).

Tiago Dal Zotto disse...

Apesar da argumentação plausível do Pablo a respeito da qualidade do técnico atual, ainda não consigo afirmar de forma definitiva que ele seja um mau treinador. Um profissional com mais de trinta títulos nas categorias de base de um time infeliz como o Ínter merece uma chance com jogadores mais qualificados do que aqueles dos quais dispunha até aqui.

Além disso, o Beto Almeida provavelmente exigiria um salário maior do que os vencimentos atuais do Loss.

Viccari disse...

Frizzo, acho que teu comentário complementa o do Pablo. Para o treinador estudioso, é muito mais fácil enfrentar equipes maiores, pois é bem mais fácil saber como as equipes maiores jogam (espaço na mídia, entre outras coisas). Mas, também acho que na C não teremos muitas informações, e a RAÇA vai determinar a tônica da competição.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Beto: Não quis vir no início do ano, preferindo o marca-texto da zona sul? Então não serve.
Osmar: Quis aceitar o desafio, mesmo sabendo que o gauchão tava "perdido", e mesmo o seu anterior clube bancando o salário? Merece mais UMA chance com jogadores melhores. Eu disse UMA. Como "Frizzei" em post anterior, tá na marca da cal...

Viccari disse...

É, amigo, amanhã anunciam alguma(s) contratação(ões). Aguardemos, nos informemos e corneteemos, se for o caso, hehehe.

Guilherme Molin disse...

Acho que seria uma boa, mas não deve sair do Pelotas, e se sair, com certeza seria por uma boa grana, coisa rara pelos lados do Jaconi.

papão de grenas(kleberwist) disse...

PABLO,SERÁ QUE ESTOU ENGANADO,OU VC SE ENGANOU,QUANTO AO ANO EM QUE O BETO TREINOU O JU,PARA MIM SE NÃO ME ENGANO,FOI EM 82,POIS EM 83 O TÉCNICO DOS JUNIORES ERA O SEU ADÃO PEREIRA QUE FOI MEU TÉCNICO,O FELIPÃO FOI "TÉCNICO" E JOGADOR,NA ESCURSÃO A CORÉIA,FRANÇA E EMIRADOS ARABES,KWAIT.EXPERIÊNCIA PELO MENOS EU SEI QUE ELE TEM.MAS EM VEZ DO BETO EU PROCURARIA O NOSSO EX ZAGUEIRO E TÉCNICO CAMPEÃO WALMIR LOURUZ.

Caminhada do Juventude disse...

Seria o cara sim. Olha é estranho, mas pelo que eu to vendo o Juventude está negociando 3 jogadores do Pelotas, será que não poderia vir o Beto Almeida junto???

Unknown disse...

Quantos técnicos estão em atividade há mais ou menos 30 anos, como é o caso do Beto Almeida, e continuam sendo apenas "estudiosos" dos adversários, sem grandes conquistas?
Pra sairmos da merda, precisamos ser um pouquinho mais arrojados.

Viccari disse...

Fabio, ter grandes conquistas é relativo. Quantos treinadores com grandes conquistas estão dentro da nossa realidade financeira? Precisamos de alguém que comande o time rumo à série B. Não interessa se jogando bem, se com o jogador ferida ou o quê. As chances são maiores se contratarmos bons jogadores. Mas o que interessa, no fim do ano, é subir.

Unknown disse...

Concordo contigo, Viccari. Mas estou falando especificamente do Beto Almeida. Realmente nossa realidade financeira é propícia à contratação de jovens apostas (como o Loss) ou de técnicos com 30anos de carreira e sem títulos.
E, na verdade, os técnicos com quem conquistamos nossas maiores glórias também não eram grandes vencedores. Aliás, somos um grande celeiro de técnicos: Felipão, Levir Culpi, Geninho, Louruz, Tite, Mano, entre outros.

Guilherme Molin disse...

Três contratações do Pelotas, será que não pode ser indicação do novo técnico?

Anônimo disse...

Acho que as 3 contratações do Pelotas indicam sim uma postura do departamento de futebol: pegar disponiveis no resto do ano. Aposto que o Loss fica, junto com seus bruxos e mais alguns. A direção não vai trocar o treinador agora. Creio, inclusive, que o Beto Almeida pode assumir o Zequinha pra Série D, uma vez que o Pelotas não deve ter conquistado vaga e, assim como no ano passado, fechará o Dep. Futebol até 2011.

Pablo Cavalcanti disse...

Apenas respondendo ao Kleber (papão de Grenás).

Tenho certeza que tudo isso ocorreu sim em 82. E o Felipão foi apenas técnico na excursão para o oriente (apenas dormiram na França).

E digo certeza porque, afinal, o diretor de futebol e chefe da delegação era (e continua sendo) meu pai.

E quanto ao Walmir Louruz, ele não tem mais condições para ser técnico. É meu amigo e sei o quanto entendeu de futebol outrora. Mas em 2007 quando assumiu como Gerente de futebol do Ju já mostrou que não é capaz de acompanhar a dinâmica do futebol atual.

Frizzo disse...

Um dado a constar, não é de hoje, que os Papos da Capital é um dos blogs mais lidos sobre o Juventude (e com maior número de comentários).
Parabéns ao trabalho do Viccari e do Pablo, muito (mas muito mesmo) corneteiros, mas até que entendem de futebol :D

Unknown disse...

"E digo certeza porque, afinal, o diretor de futebol e chefe da delegação era (e continua sendo) meu pai".

Pablo, não entendi: o Chinês continua sendo teu pai ou diretor de futebol e chefe da delegação???

Pablo Cavalcanti disse...

Fábio, continua sendo meu pai.

Aliás, podemos dizer que aquela delegação foi única, então continua sendo o chefe da delegação também.

Em algum final de semana próximo vou scannear algumas fotos e publicá-las por aqui. Já que o texto teve boa repercussão, talvez o pessoal também se interesse em ver o Felipão, o Beto Almeida e o Geninho sem barriga.

Viccari disse...

Frizzo, eu entendo muito pouco de futebol, e entendo razoavelmente de corneta. Bom saber que, seguindo os passos do mestre Pablo, estamos conseguindo representar uma legião não-reprimida de corneteiros, dentre os quais cito com louvor a ti, ao Bassa, e ao Rudi.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Papo, Corneteiro e Gaúcho, com muito orgulho, e nessa ordem!

Abimael disse...

Beto Almeida é o cara. Não deveria ter saído do Juventude no final de 2007.

Sobre o blog, concordo com o Frizzo. Aliás, eu já tinha comentado outras vezes que esse era o único blog do Juventude atualizado e com amplos conhecimentos futebolísticos sobre os bastidores do clube. Os demais blogs estão péssimos. Cumprimentos aos moderadores do blog.
Abimael (Gabriel Sturtz)