quinta-feira, 29 de abril de 2010

Ações de Marketing do Ju

Texto de Fernando Frizzo

Para quem acompanha as atividades do nosso clube, lembra o quanto o setor de Marketing em específico foi alvo de muita crítica nos anos da gestão Florian, por criar campanhas pequenas, sem intensidade e de pouca criatividade.

Sem se valer das famosas desculpas "faltam mãos para tantos projetos", "precisamos priorizar a busca por patrocínios", "estamos focados em motivar a torcida para o jogo X", a atual diretoria de Marketing, sob a batuta do competetente Mauro Trojan vem sendo uma grata surpresa.

É com otimismo que vemos as campanhas intensivas, fortes e de grande apelo às empresas da região. Para quem não sabe, só a Marcopolo comprou 75 cotas do "Papo Paixão Empresa" a R$250,00 cada, se tornando quase um patrocínio!

Falando destes planos, com criatividade o clube busca diversos "pequenos parceiros" e oferece retornos significativos por preços irrisórios no ambiente corporativo.
Também existem para as "pessoas físicas" 7 planos do "Papo Paixão", ou seja, não temos desculpas para não ajudar nesta hora tão importante.

Outra questão relacionada as associações é o "Indica Torcida", onde vários segmentos importantes do Juventude estão sendo encorajados a indicar mais torcedores para se associar. Exemplos são as campanhas com o Conselho Deliberativo, com o Conselho Jovem e alguns associados. Aliás, os Conselheiros têm até meta de associados.

Mas, o que mais tem me chamado a atenção é a preocupação com as crianças, com a nova geração de torcedores. Quem frequenta o Jaconi sabe que uma boa parte de nossos torcedores assíduos são da geração dos títulos da Série B, Gauchão e Copa do Brasil (hoje jovens de 15 a 25 anos). Este hiato sem títulos nos força a uma forte campanha de marketing para fomento de novos torcedores e fidelização dos que já o são. Saber que ontem 120 crianças visitaram o Jaconi, e mais 43 escolas já estão com visita marcada, é um grande passo para o fortalecimento da paixão pelo Juventude nestes novos torcedores.

10 comentários:

Doug disse...

mesmo assim, o foco principal do marketing deve ser o patrocínio MASTER, pois este nos levaria de volta aos cabeças. Só isso, o resto, como venda de jogador de base, pequenos patrocínios e sócios só irão nos manter na série C...

Anônimo disse...

E pensar que interesses "pessoais" de uns cartolas emperraram o patrocínio da Reb Bull...

Fernando Frizzo disse...

Anônimo,

Fazer uma acusação é muito séria e necessita de provas, coisas que provalmente uma pessoa que não queira nem ao menos dizer o nome não devem ter.

Mais cuidado ao falar dos assuntos relacionados ao Juve!

lucas disse...

e o caso do lauro?

luka disse...

que nivel chegamos hein contratando jogadores sem saber quem sao,uruguaios de times com nomes desconhecidos ate no uruguai,acho que deveriamos ter contratado o time do pelotas inteiro mais o lauro salvemos o ju socccooorrrrooooo

Anônimo disse...

No caso Red Bull, estou apenas falando o que sempre se falou na cidade, que alguns dirigentes do Juventude queriam impor algumas condições que só seriam vantajosas para eles, e que isso teria travado a continuidade das tratativas.
Peço desculpas a todos se estou falando alguma inverdade. E se estou fazendo acusação infundada, quais foram os motivos oficiais da não-assinatura do contrato? Vieram diretores europeus da Red Bull visitar a cidade e o clube, eles não viriam se não estivessem em vias de fechar a parceria... E de repente acabou o assunto, sem parceria, sem informações, sem nada.
Sou sócio do Juventude desde antes da "era Parmalat", não moro mais em Caxias há anos, e mesmo podendo acompanhar no Jaconi pouquíssimos jogos, continuo sócio, pagando minhas mensalidades em dia (com débito em conta), jogando quase todas as semanas na Timemania, adesivo colado no vidro do carro, sempre usando camisa do time, bandeira do Juventude hasteada na frente da casa de praia... Só não sou mais fanático por falta de espaço e tempo.

Viccari disse...

Anônimo, muita gente aqui do blog é tão fanática quanto tu. Mas acho que o Frizzo tem razão. Mesmo que sempre se "tenha falado na cidade", é uma acusação sem provas. No mínimo, ao proceder dessa maneira, gostaríamos que te identificasses. Abraço e dá-lhe PAPO! Lucas, o post sobre o Lauro tá saindo do forno.

Viccari disse...

Agora comentando o texto em si: muito legal ver esse tipo de ação. Tem uma outra coisa que pouca gente se tocou: nessas ações nas escolas, a criançada está se tornando sócia do Juventude, numa belíssima iniciativa do Marketing para o nosso futuro. Agora, o caso Lauro foi um baita anti-marketing, convenhamos.

Fernando Frizzo disse...

Exatamente, o Caso Lauro consegue encobrir tudo o que foi feito (de bom e de ruim) na temporada pela atual direção.
O erro de condução deste episódio é um duro golpe no sentimento de qualquer juventudista. Mas a minha opinião pessoal vou aguardar pro post sobre o "Caso Lauro" :D

Igor disse...

Voltando ao marketing, acho que a direção deveria procurar uma empresa de transporte de ônibus (São Marcos, Caxiense ou outra transSacramegna) e tentar um acordo para o transporte dos juventudistas aos jogos fora do Jaconi na C. Em contrapartida poderiam ceder placas da empresa no Jaconi... Não sei se rolaria pois a C não é televisionada...mas é uma alternativa