segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Mais uma derrota

O jogo contra o VEC foi provavelmente o mais feio do Gauchão até agora. Os dois times entraram em campo povoando o meio-campo com 5 jogadores e fizeram com que a bola não saísse muito dali. A maior prova disso é que, enquanto 0 a 0, o Juventude estava até melhor na partida e teve 2 boas chances de gol: uma cobrança de falta no travessão e uma boa jogada individual de Gustavo, que não conseguiu finalizar devidamente, assim como Ivo, que ficou com a sobra.

Mas, a primeira e principal falha de Osmar Loss acabou colocando por água abaixo este aparente domínio. Quando Douglas (o pior dos três zagueiros se lesionou) se lesionou, ele escolheu Jorge Felipe para seu lugar. Isso acabou deslocando todo o sistema defensivo: Ferreira que jogava na "caça" pelo lado esquerdo foi para a sobra e Fred da sobra foi deslocado para a "caça" no lado direito. O gol que nós sofremos ilustra bem o problema gerado: Jorge Fellipe estava posicionado muito adiantado, a bola passou por ele e Fred teve que se deslocar desde o lado oposto para fazer o penalti, quando esta função de cobertura já não deveria mais ser executada por ele.
Por o time estar escalado com 3 zagueiros e 3 volantes, e estar dominando a partida, o mais lógico naquele momento seria colocar um outro meio-campo (Allan ou Bruno, por exemplo), recuar um pouco um dos volantes e continuar dominando o meio sem precisar alterar tantos posicionamentos.

Por sinal, a zaga deve ser o principal problema para a escalação do time no caJU. Fred foi expulso, Douglas saiu lesionado e Ferreira não ganhou uma bola se quer o jogo inteiro, seja por baixo ou por cima. A verdade é que o gol saiu após falha de Luis Felipe no meio-campo e posterior furada de Jorge Felipe, mas são justamente estes os jogadores mais consistentes de nossa defesa.

O novo volante Umberto, enquanto volante, não teve atuação muito boa. Foi driblado pelo menos duas vezes, não conseguiu nenhuma desarme e errou inúmeras saídas de bola. Melhorou no segundo tempo, quando foi deslocado para a zaga, mas é provável que esta não seja a melhor opção para o caJU por ele não ter tamanho de zagueiro.

Na minha opinião, Loss teve ainda mais duas falhas, ao mesmo tempo. No intervalo, pela minoria numérica, escolheu tirar Ivo de campo. Pelo que apresentou no primeiro tempo, e pela sua movimentação, a saída de Denner seria mais sensata. Além disso, a escolha de Edenilso para entrar foi ainda pior. Ele foi posicionado para cobrir o lado esquerdo e liberar o ala Goiano, e depois Allan. O problema é que toda vez que a bola passou por Edenilso, a bola saiu de seus pés errada e as possibilidades de contra-ataque acabavam.

Para encerrar, uma foto (créditos ao Viccari) de parte da papada que compareceu a Veranópolis. Ao fundo, o trapo dos Papos da Capital, presentes como sempre.



Ao longo da semana, mais informações e comentários a respeito do caJU.

31 comentários:

Anônimo disse...

Pelo que entendi, o negócio é chamar o IVO Worttman, de novo, ou o desequilibrado Gilmar ISER, ou o que tomou 8 x 1 (ZETTI), ou um daqueles que nos empurrou para a série B?? cara, na boa. Pode mudar de técnico 400 vezes...Não adianta pôrra nenhuma.

Viccari disse...

Não entendi porra nenhuma do que o Bob quis dizer.

Pablo Cavalcanti disse...

Bob, acho que tu não tem entendido meus posts. Apesar de eu apontar as falhas do nosso técnico, em nenhum momento pedi que ele fosse demitido.

Não tente colocar palavras em meus posts que eu não escrevi.

O técnico tem falhado assim como a maioria dos jogadores. Eu as aponto na esperança de que seja corrigidas. Dificilmente vou apoiar mudanças radicias.

Anônimo disse...

Explico: Já mudamos de técnico várias vezes. Não acredito que essas mexidas (ou não mexidas) do Loss foram responsáveis por mais uma derrota. Basta lembrar que, se o jogador do VEC errasse o pênalty, empataríamos o jogo (lógico, né??). Aí não tem treinador que influencie. Mas o Pablo tem razão ao referir que em momento algum ele pediu a demissão do Loss. Eu que me antecipei. Quem decide jogo é boleiro. Quem erra o passe é boleiro. Os jogadores são os culpados.É isso que quero dizer.

Anônimo disse...

Continuando: É inaceitável imaginar que o treinador monte um time desejando o fracasso. É inimaginável supor que ele faça substituições buscando o erro. Ele tenta usar o que ele acha que, naquele momento, possa ser melhor. O problema é que, quando a bola rola, quem decide são os jagadores. Eles são os agentes da mudança.

Pedro disse...

Se não ganhar quinta a coisa vai fica feia pro lado dos jogadores e direção...

Viccari disse...

Bah gurizada, eu tenho fama de corneteiro, mas dificilmente (pra não falar nunca) vocês me vêem corneteando nosso time. Eu acho que a gente tem mais é que ir ao Estádio, incentivar, dar apoio e, se for o caso, reclamar depois do jogo. Como o guerreiro Lauro bem falou depois do jogo ontem em Veranópolis: "agora é a hora em que mais precisamos de vocês". Eu vou estar lá. Espero que os que estão corneteando também estejam lá, pois vamos precisar.

Rudi disse...

A coisa que mais me alegra é ir a um estádio acompanhar o meu Ju. Ganhando ou perdendo, o que vale é estar junto.
Porém, nem sempre os horários e locais permitem que eu possa estar presente e apoiando como gostaria.
Mas nem por isso vou deixar de achar ruim o que os funcionários ou dirigentes do clube fazem de errado.
Apoiar sempre, reclamar quando preciso e se omitir, jamais!
Dá-lhe Papo! Avanti Juve!

Zeca disse...

É isso aí o momento deve ser de extrema união, pois só assim chegaremos a algum lugar e ganharemos o ca-JU.

Anônimo disse...

e digo mais: o VICCARI é um péssimo fotógrafo rsrsrsrs

Viccari disse...

NÃO, Rudi. "Juve" NÃO! Hehehehe. E Bob, já que as fotos que tu fizeste ficaram melhores, poderias ter enviado elas para o Blog, hahaha. Essa tu deixou picando!

Anônimo disse...

Ba Viccari. Pior que eu acho que eu não tiraria melhores não hehe. PS: Aliás, falando nisso, eu acho que nós precisamos de mais fotos legais dos papos da capital. A melhor, na minha opinião, é aquela tirada com uma galera na sorveteria no Jaconi (com o trapo!!)

Viccari disse...

Realmente, aquela é a mais massa. Tanto que já saiu no Pioneiro, no site do Juventude, etc. Acho que a galera não é muito fotogênica mesmo, hahahaha.

Rudi disse...

Achei legal de escrever Juve, mas na próxima mudo...
heheheh

Gui disse...

Tá, agora é o caJU!!!!!

Tiago Dal Zotto disse...

Tá errado escrever Juve?

nandobassa disse...

Não tá errado, mas eu não consigo pensar o JUVENTUDE ou o PAPO como juve.

Tiago Dal Zotto disse...

E os que conseguem pensar não podem escrever?

Anônimo disse...

Eu prefiro pensar e escrever JUVE!!!

nandobassa disse...

O nosso time sempre foi conhecido como PAPO, a torcida como PAPADA, e tem uma história linda relacionada a isso que todo mundo conhece. E é o único clube do mundo com esse apelido, que eu saiba. Juve para minha sempre foi a Juventus de Turim, e chamar o nosso clube assim eu acho extremamente ofensivo. Parece que nós não temos uma própria história e temos que imitar um clube maior.

Tiago Dal Zotto disse...

Então tá errado?

nandobassa disse...

Eu não disse que tá errado. Mas eu chamo o meu time pelo apelido que sempre foi dele. Tu pode chamar de FORZA JUVE, VIVA LA JUVE, ou qualquer coisa assim se tu quiser, óbvio. Pode chamar de JUVENTUS até.

Tiago Dal Zotto disse...

Mas se é "extremamente ofensivo", não é errado?

Viccari disse...

Errado não é. Podes chamar do que quiser, mas nem todos são obrigados a gostar.

Pablo Cavalcanti disse...

Sim, é errado.

Viccari disse...

Pablo e Bassa têm razão. Sim, é errado.

Anônimo disse...

hehehee, entendo o que o BASSA falou. É uma questão de preferência. Mas, para mim, chamar o jUVENTUDE de JU é como chamar a FERNANDA de "FE", a PATRICIA de "PA" e a ROBERTA de "RO"....um pouco gay!! rsrss
FORZA JUVE!!

nandobassa disse...

E que tal o bom e velho Dá-lhe PAPO! Português demais para vocês?

Tiago Dal Zotto disse...

Seria "Dá-lhe, Papo". Vocativo deve ser separado por vírgula.

nandobassa disse...

Grazie, e FORZA LA JUVE!

Anônimo disse...

Mas o juventude sempre foi chamado de jú,jú só.Desde muitos anos atrás.Papão de Grenás também é cultura.kkkkkkkk