segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Quartas-de-final

Caros amigos,

Como já devem saber, enfrentaremos novamente o Ínter neste campeonato.

Assim como alguns de vocês, eu também já pensei que seria melhor não classificarmos, justamente para evitar um confronto difícil como esse. Mas logo larguei esta idéia.

Lembrem de 2008, quando enfrentamos o Grêmio nas quartas-de-final do Gauchão. Na partida de ida (no poleiro), sofremos uma derrota que fez todos pensarem que a história se repetiria mais uma vez, isto é, que apanharíamos do Grêmio como de costume. Eu mesmo deixei o poleiro naquele dia dizendo que não iria ao jogo no Olímpico, pois "já tinha visto aquele filme".

Ocorreu que, às vésperas da partida de volta, a doença me fez encarar esta espécie de medo que se tinha do Grêmio e acabei indo ao estádio. O resultado todos vocês lembram. Mas só quem estava lá sabe o quanto aquele jogo foi inesquecível. Não derrotamos apenas o Grêmio. Naquele jogo derrotamos também o medo de vencer o Grêmio. Mesmo tendo sofrido derrotas para eles em confrontos posteriores, conseguimos nos livrar daquele receio que se tinha toda vez que os enfrentávamos.

Hoje a papada sente algo parecido com relação ao Ínter. Hoje, lá no estádio (Juventude vs. São Luiz), ouvi mais pessoas dizendo que prefeririam não classificar. Mas eu penso o contrário. Temos medo de vencer o Ínter, mas só vamos superar este receio enfrentando e vencendo eles. Vocês sabem como é o futebol. Sabem que nem sempre o melhor vence; que nem sempre o que joga melhor sai vitorioso; e que nem sempre o time que ataca mais faz mais gols.

Lá em 2008, além de todos os gremistas (e colorados) darem como certa a vitória do Grêmio, também assim dizia a imprensa. Diziam que o jogo contra o Juventude já era "jogo jogado". Diziam que o Grêmio já poderia se preocupar com o jogo posterior ao nosso, pois já se sabia o resultado. Não duvido que se escute o mesmo tipo de coisa agora. E o que aconteceu?

Eu vou ao jogo. Talvez saiamos com mais uma derrota. Mas talvez seja mais um daqueles jogos inesquecíveis. Só quem estiver lá vai saber.

Texto de Tiago Dal Zotto

3 comentários:

Rudi disse...

Que, no mínimo, nosso Ju divida umas bolas por cima e tire uma meia dúzia da estréia deles na Libertadores. Que não passem da primeira fase, igual a última vez que disputaram o torneio. Aliás, quando foi pra gente jogar a Libertadores, não teve nada de mudar data desse ou daquele jogo...

Viccari disse...

Quem puder, compareça. Pode ser que tomemos mais uma chinelada. Pode ser que percamos mais um jogo ao natural. Mas pode ser que aconteça mais uma jornada épica do nosso Verdão. E eu acredito nisso. Se não acreditasse, não teria motivos para continuar do lado do Juventude. Dá-lhe, PAPO!

nandobassa disse...

Vamos ganhar. Estarei presente, como sempre.