quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Eliminação na Copa do Brasil

Papada, quando postei o último texto aqui, coloquei aquele (1) imaginando que teríamos mais decisões na Copa do Brasil a serem cumpridas. Afinal, apesar da derrota no 1º jogo em Curitiba, achava perfeitamente possível reverter este resultado.

Mas o time entrou em campo ontem no Jaconi já mal escalado pelo Osmar Loss. Conforme eu já tinha coletado informações e postado-as aqui quando Fabrício foi contratado, ele não é meia. Aliás, mesmo que seja atacante, não demonstrou futebol algum para ser um jogador profissional. Além das inúmeras "carioquices" (dribles e firulas desnecessárias), demonstrou que pelo menos hoje, com 19 anos, ainda não está pronto. Chegou a ficar uns 10 segundos procurando alguém livre do outro lado do campo, quando ao seu lado estavam 2 jogadores completamente sem marcação.

Outra informação que não consigo entender ainda é a denominação de Roberson também como meia-atacante. Assim como Fabrício, errou diversos passes e pouco se oferecia para o jogo. Para completar, esses 2 jogadores, teoricamente meias, não voltaram nunca para marcar e caracterizavam um 4-2-4 como esquema tático alviverde. Parecia que estávamos na Copa do Mundo de 54 - porque em 58 o gordo Vicente Feola já mandava Zagallo voltar e compor meio-campo.

O gol que sofremos é o retrato desta tática mal aplicada. Com apenas 2 homens de meio, e com nossos laterais (ainda) posicionados em linha com os zagueiros, sempre aparecia algum adversário livre na nossa intermediária de defesa. Os zagueiros tinham que se adiantar e sobravam livres os atacantes. E o pior, não foi apenas no gol que isso aconteceu.

Hiago novamente foi nossa única válvula de escape na transição meio-ataque. Assim como os já mencionados Fabrício e Roberson, é apenas um garoto e muitas vezes tenta dribles e jogadas que só funcionam no futebol de base. Mas, pelo menos se esforça os 90 minutos e é capaz de municiar Marcos Denner. Este, que se ainda tivesse vestindo a camisa grená, ontem provavelmente teria marcado uns 3 gols. Incrível como este centroavante, desde que começou a vestir o manto alviverde, precisa perder chances até conseguir marcar algum gol.

Temos 10 dias até o próximo jogo. Espero ansiosamente pela estreia de Carlinhos e Julio Cesar (o meia) e pelos retornos de Luis Felipe e Umberto. Por sinal, que um desses 2 laterais comece a treinar no meio e dê alguma experiência ao nosso setor de armação. Precisamos urgente de alguém que pense por ali.

7 comentários:

Viccari disse...

Continuamos sem meias, sem um companheiro de ataque pro Marcos Denner, e, para piorar, ainda sem lateral-direito (volta, Luís Felipe!! ganha condição, Carlinhos!!) e perdemos o outro bom volante que tínhamos para o DM. Sábado, amistoso (ou jogo-treino com o Zequinha), para, com essa sorte, lesionar mais alguém, e quarta começa o segundo turno, em Santa Maria. O que esperar de um time com 18% de aproveitamento no ano?

nandobassa disse...

Infelizmente fomos eliminados. Felizmente fui para Caxias ver ao vivo.

Zeca disse...

Será que não tem um lateral de origem do juniores que possa fazer essa função até a recuperação do luis felipe...

Unknown disse...

tche, é o terceiro ano consecutivo que metade do grupo fica permanentemente fora por lesão. Sei que não há relação entre os períodos, pois os prep. físicos são diferentes. Mas qual seria a explicação? A única semelhança é que esses podres vivem na noite! Viva os bons tempos em que se eles saíam após maus resultados, apanhavam dos torcedores.

Anônimo disse...

Infelizmente fomos eliminados. Felizmente NÃO fui para Caxias ver ao vivo.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Infelizmente fomos eliminados na CB e no Gauchão. Felizmente, já estava preparado pra isso...

Gui disse...

bah, tem que tirar esse 11! o único que criou alguma coisa foi o 10! Mas tira esse 11! -> Pablo na 3° idade durante o jogo! uahuahauhaua