terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Prancheta para enfrentar o Inter

O clima começa a esquentar para o jogo de quinta. Hoje o coach colorado fechou os portões e é provável alguma surpresa para enfrentar o Juventude. Enquanto durante a fase de grupos ele surpreendeu a imprensa jogando no 3-5-2 (após ter feito toda pré-temporada no 3-6-1), é provável que desta vez surpreenda nos nomes. É possível que Edu atue na articulação no lugar de Giuliano, Wilson Mathias no lugar de Guiñazu ou até mesmo promova a estréia de Kleber Pereira.

De qualquer forma, o Inter tem repetido o padrão de jogo: três zagueiros, alas apoiando bastante, um atacante de referência e outro de movimentação. No desenho abaixo apresento como é este comportamento e também como foi a marcação do Juventude no último confronto, durante a fase de grupos.



Naquela partida, o Inter deitou e rolou em cima do Juventude pela marcação errada proposta pelo Osmar Loss. Se a idéia era fixar três atacantes para acabar com a sobra da zaga colorada, isso acarretou a total liberdade ao 1º volante deles (Sandro). Ainda por cima, Taison acabou prendendo Luís Felipe atrás, os volantes Fred e Edenilso estava preocupados com D'Alessandro/Giuliano e um grande corredor acabou surgindo para o ala-esquerdo Kleber. Calisto, também muito atrás, criou outro corredor para o ala-direito Nei.

Para completar, a falta de criatividade do nosso meio-campo acabou dificultando a articulação de contra-ataques rápidos e Nei tinha tempo suficiente para se juntar à zaga (seta amarela) e manter a sobra na zaga.

No desenho abaixo, proponho uma movimentação defensiva diferente para o Juventude:



As setas amarelas indicam como seria essa movimentação. Começando de trás para frente:
- um dos volantes, preferencialmente Umberto, deve fixar como terceiro zagueiro e impedir os ataques de Taison da ponta-esquerda para o meio;
- com três atrás, os dois alas alviverdes podem se adiantar até o meio-campo e dificultar a movimentação dos alas colorados;
- o outro volante (Júlio César) ficará posicionado um pouco a esquerda, já que os meias colorados (seja Giuliano ou Edu) tendem a se movimentar para aquele lado;
- Lauro, nosso 3º homem de meio, pode recuar e se posicionar ao lado de Júlio César. Mesmo que isso gere um pouco mais de espaço para Guiñazu, por este não finalizar à longa distância, é uma brecha possível de ser aberta;
- os nossos pontas, Bruno e Hiago, recuam e são os responsáveis pelo primeiro combate aos volantes colorados. Caso um não recompanha o meio a tempo, ainda é possível que Lauro cubra-o.

Resumidamente, a idéia é postar o time em um 3-6-1 quando atacado. Já que o Inter escala sua equipe com três zagueiros e desta vez Índio e Fabiano Eller (os zagueiros que costumam apoiar) estão machucados, este 3-6-1 vai acabar gerando sobra tanto na zaga quanto no meio-campo para o Juventude.

Para completar, um último pitaco, desta vez ofensivo: os zagueiros colorados estão acostumados a marcar por zona. Se os nossos atacantes se movimenteram com inteligência, como fizeram no 1º tempo contra o São Luiz, principalmente com Hiago e Bruno saindo da ponta pro meio, podem surgir brechas na defesa colorada.

32 comentários:

Rudi disse...

Também acho que o caminho é por ai.
Zaga que treina pouco entrega mais fácil. E a deles tá toda esculhambada...
Nosso ataque tem condições de repetir a movimentação do primeiro tempo do último jogo.
Se jogarmos nesse 3-6-1, indo com 3 no ataque com a posse de bola, podemos surpreender.
Vamo lá, todos ao B.Rio
Dá-lhe Papo!!!

Tiago Dal Zotto disse...

Bela análise (assaz abalizada e pormenorizada).

O primeiro tempo contra o São Luiz mostrou que há opções de criatividade ofensiva na equipe.

Apesar de termos uma campanha fraca no campeonato, a equipe apresentou algumas evoluções em relação ao último jogo contra o Ínter. Por ser o mata-mata em jogo único (só "mata"), há menos tempo para reação. Portanto, um tiro certeiro pode ser fatal.

Viccari disse...

Não entendo nada de futebol, mas tem dois "furos" na tua tese, Pablo: 1-Bruno joga? Já está confirmado? Se jogar, é um baita acréscimo.
2-Talvez não seja a melhor ideia confiar no Lauro para a cobertura, pelo menos não durante os 90 minutos. De qualquer forma, como é cobertura aos meias e não aos laterais, até acho que vai.
Enfim, tua ideia é boa. Pelo menos parece ser. Papada presente = Ju mais forte. Vamos para a zebra do ano!

nandobassa disse...

Melhor blog do PAPO. Único atualizado quase que diariamente e falando de futebol.

Rudi disse...

Bruno voltou já contra o São Luiz e jogou bem. Aposto nele saindo jogando. Esse nosso lado direito defensivo é que me preocupa. Muita impovisação. E ainda tem o Fred... Espero que esse não jogue. Prefiro Ferreira e Jorge Felipe.

Pablo Cavalcanti disse...

Primeiro respondendo ao Viccari.

1) O Rudi já respondeu até. Bruno já jogou e bem contra o São Luiz. Deve ser titular.

2) Realmente a idéia é o Lauro cobrir o meio, sendo o 2º combate aos volantes deles.

Respondendo ao Rudi. Acho que a preocupação de todo mundo é a zaga. Se não me engano, Jorge Felipe está suspenso. Só resta Fred e Ferreira mesmo, provavelmente revezando no Alecsandro.

Quanto ao lado direito, justamente pela improvisão do Diego Rosa por ali é que propus o recuo do Umberto.

Pablo Cavalcanti disse...

Apenas uma correção ao meu último comentário. Ferreira está machucado e parece que não volta a tempo.

Sobrando apenas Fred como zagueiro, é possível até a estreia do Bressan.
Ou Vitor sendo recuado para a zaga.

Viccari disse...

Isso aí Pablo.
-Jorge Fellipe -> suspenso pelo 3º amarelo.
-Ferreira -> lesionado, não joga.
Estão cogitando Fred e Victor. Lembrando que Umberto também saiu lesionado de um treino, e é dúvida (ou migué).

Anônimo disse...

Muito complexo para meu cérebro limitado. Mas não é só fazer mais gols do que o time adversário?????? (grande post, Pablo)

Douglas disse...

Parabéns pelo post, Pablo!
Sugiro que, se possível, faça outros vezes este tipo de análise tática. É interessante e faz a gente pensar futebol de um jeito diferente!
Sobre o jogo de amanhã, acho que a saída é retranca total! E, se empatarmos, alguém sabe se vai direto para os penais??
Abraço a toda a papada!!!

Unknown disse...

Detalhes muito bem observados, principalmente em relação ao Kléber (lateral). Já mandou a prancheta pro Loss, hein Pablo "Joel Santana" Cavalcanti??

Viccari disse...

Se o jogo terminar empatado, é disputa por pênaltis diretasso, sem prorrogação.

Maylon disse...

Primeiramente.. parabéns pelo blog!

Bom, quanto ao jogo... na praqncheta realmente tem lógica os esquemas, porém são as peças, ou melhor, aqueles pontinhos verdes que estão desenhados! Isso é que me preocupa..

Mas só sei que o jogo é hoje, e apesar de tudo continuo torcendo para o verdão!!

Abraços e sorte para nós.. pois vamos precisar!

Guilherme Molin disse...

No primeiro jogo os alas colorados deitaram e rolaram sobre os marcadores(?), isso sendo corrigido, da maneira como o Pablo mostrou, acho que já difuculta muito a vida do inter. Não sei como vai funcionar esse meio campo do inter com o edu, mas acho que fica mais lento do que com o giuliano. Lauro compondo uma linha de três no meio, com os dois pontas marcando ficamos bem compactos. É gostei da análise do Pablo.

Anônimo disse...

Hahahahahaha,,tanta tatica p pouco futebol....

2, 3, 4, 5...8

2x0 colorado!!!


Nem tem mais graça!


Tchau lixo bom inferno na segundona p vcs..ops terceirona!

Viccari disse...

E o torcedor PPV anônimo foi covarde a ponto de nem se identificar. Que pena.

Baboo disse...

Ué, agora o Maurício Saraiva tá postando as táticas infalíveis por aqui? Pois é, parece que não valeu o trabalho de abrir o paint-brush pra fazer a bagaça.

Pergunta 1: a torcida não sabia a hora do jogo? Vi meia dúzia entrar depois dos 25 minutos do primeiro tempo. E depois falam em apoiar...

Pergunta 2: to tentando fazer aquele drible do Leandro Damião aqui no PES2009. Mas infelizmente não tem o Juventude pra jogar... De qualquer forma to tentando fazer aquele drible de lambreta na qual deixou o lateral TORTO! É só segurar L1 + Bolinha + Analógico Direito? Mas quero fazer igual, porque o lance foi na minha frente.

Grato.

Baboozinho coloradão

Viccari disse...

Resposta 1: Desculpa, tens razão. A torcida com maior número de sócios da Internet, campeã de tudo, com torcida em tudo que é buraco, colocar 11 mil pessoas no estádio em um jogo decisivo é que é apoiar.

Resposta 2: Realmente, torcedor de pay-per-view e PES são duas coisas que combinam bastante. Mas tu pode tentar reproduzir o chapéu que o Lauro deu no Guiñazu sem se mexer. Parece que agora o volante rubro além de açougueiro é bombeiro, pois parecia que tava procurando onde era o incêndio. Quanto ao pseudo-drible malabarista do coloradinho, ele teve o que mereceu na sequência do lance.

Baboo disse...

Contra resposta 1: Caro amigo Viccari, no Internacional, se vai 11k ou 100k num jogo não faz diferença. O importante é estar no dia 5 a conta paga para investir no clube. E francamente: ir num jogo do coloradão contra uns pela saco que levaram gol aos 4 minutos do primeiro tempo? Preferia curtir minha ressaca pós-carnaval na minha baia. E se tu me falar em PPV, vou mandar tu me dizer em que canal vão passar os jogos da terceirona. Acho que vai ser no POA TV né? Vão tirar o Ted Show pra botar os jogos dos periquitos.

Contra resposta 2: Cara, em relação ao querido Guina, acho que tu andou vendo um jogo de PES. O Lauro ancião pode até ter driblado ele uma vez, mas ele não agrediu o velho Lauro nenhuma. E tu ainda vem me falar de açougueiro! Acho que tu anda meio travado. Nego véio, se o árbitro fosse bom, o time de vocês estaria com hepatite ou teria que comprar caladryl para tirar o vermelhão! Sentaram o sarrafo nos nossos jogadores que disputarão a libertadores. Mas fica gel: esse ano já encerrou a conta com 7 a zero pro coloradão. Que por sinal tá mal pra caralho: ano retrasado, foi aquele sacode de 8 num jogo só! OU SEJA: MUITA POLENTA AO MOLHO VERMELHO! Um abraço

Viccari disse...

Olha, torcedor de ocasião apela mesmo pro folclore, então continua escrevendo bobagem e aumentando nossa estatística, que os saques no Google Ads agradecem.
Eu não sei, não quero saber e nem me interessa se os jogos do meu time passam no pay-per-view ou não. Eu VOU nos jogos, coisa que muita gente por aí não sabe o que é. Ou não sabia até 3 anos atrás, exceto quando o time jogava no Sessinzão, em Cidreira. E vai trabalhar, haha!

Thiago Bueno disse...

Gostei do estilinho "pipoca-estriquinado" de ficar fingindo que está feliz mesmo com a derrota que a torcida do Ju( mancha verde?) mostrou.

Tão seguindo pelo mesmo caminho dos gremistinhas que perdem e fazem festa no Beira-rio.

Viccari disse...

Mais um...
Melhor mesmo, quando perde, é queimar carteirinha e ir lá no portão 8.
Ou melhor: o ideal, quando o time está numa pior, é não ir no estádio.

Baboo disse...

Querido amigo Viccari: acabei de fazer um jogo na time mania. Joguei 25 centavos, será que já posso jogar na zaga? Ou posso orientar o time? Fiquei com medo de apostar 50 centavos e assumir o clube.

Um abraço

nandobassa disse...

Um cara que mora na BAIA junto com o estrume dos cavalos e nem vai no estádio (deve tá feliz que chegou NET na grota dele).

O outro deve ser um integrante da temida nação colorada (6 membros) ou da geral do inter (imitação da coligay).

Viccari disse...

Cara, faz o que tu quiser, de preferência lendo ou assistindo a alguma mídia da capital. Tá de bom tamanho pra ti :)

Thiago Bueno disse...

@nandobassa:

Eu sou torcedor DO INTER. Isso desde antes dos Parmalat Jrs. aparecerem.

Falando em imitação, não é o Ju que tem uma tal de "maluquinos da papada"ou algo do tipo?
---
E o que vcs querem falando de torcida, PPV, etc? Qual foi o último jogo que botaram mais de 10 mil pessoas no Jaconi? Só lotam o estádio contra a (tão odiada) dupla grenal...

Viccari disse...

Thiago. Então tu é torcedor desde 1913, pois foi o ano de fundação do Juventude. Sim, só 4 anos depois do Inter, por mais incrível que possa parecer.
Nunca esqueça que 10 mil pessoas no Beira-Rio e 10 mil pessoas no Jaconi são duas coisas BEM diferentes, mas BEM diferentes mesmo. Mas isso é um assunto tão comprido que cabe um post até. Por enquanto, só calcula (entre parênteses, os dados estimados do Juventude, pra facilitar):
-tamanho da torcida do Inter x tamanho da torcida do Juventude (400.000)
-número de sócios (7.500)
-tamanho das cidades e regiões metropolitanas (Caxias do Sul tem uns 450.000 habitantes)
-tamanho dos clubes
-apelo
-presença da torcida em demais cidades

E por aí vai. Mas não gasta muito tempo nisso, porque tu vai ficar com vergonha de só colocar 10 mil pessoas.

Baboo disse...

Viccari, deixa de ser louco meu. Se torcida ganhasse alguma coisa, a China seria a campeão mundial até de campeonato de bola de gude, que por sinal deve estar cheio na tua casa ;)

Viccari disse...

Cícero, o Inter não tem Blog? Por que tu tá perdendo teu tempo aqui? Se torcida não ganha nada, não fala de torcida. E quem fazia favores sexuais por bolita lá no Capão pra depois jogar no carpete de casa era tu, que eu bem sei.

Viccari disse...

Pelo jeito a moderação vai ter que começar a rolar no blog.

Igor disse...

Ih, Viccari, nem tenta explica matemática pra esse pessoal que mal deve ter o primeiro grau, talvez um supletivo. O outro lá que me disse que o que vale é estar em dia com o clube no dia 5 não deve ter visto a reportagem dos clubes mais endividados do Brasil.

Thiago Bueno disse...

Não esquenta gurizada. Só queria tirar um sarro do meu amigo Viccari.

Parabéns pelo blog. Conseguem fazer um Colorado ler regularmente. :-)

Boa sorte nas batalhas desse ano.