sábado, 13 de fevereiro de 2010

Classificação suada

Papos da Capital presentes (como sempre) em mais um jogo no Juventude. E quem pode ir ao Jaconi, assistiu sem dúvidas os melhores 45 minutos alviverdes do ano. Destaques deste primeiro tempo:

- Lado-direito: (de trás para frente) Diego Rosa, Lauro e Bruno fizeram um verdadeiro carnaval no lado esquerdo ijuiense. O primeiro, mesmo sendo atacante, se aventurou pouco ao ataque, mas acabou fazendo um belo cruzamento no 2º gol. O baixinho foi aquele número 8 clássico: ajudava os volantes quando atacado e dava belos passes quando atacando; chegou até a aparecer como ponta em 2 oportunidades. Bruno se movimentou o tempo todo: corria pela ponta, pelo meio, tabelava e dava bons cruzamentos, inclusive o do 1º gol.

- Lado-esquerdo: Calisto, por sua experiência, apóia só "na boa"; mas, executou pelo menos um bom cruzamento (ainda 0x0 e Denner errou a cabeçada) e foi sólido defensivamente. Julio Cesar ficou meio perdido na marcação, até por não ser muito exigido, mas se ofereceu para tabelas e até arriscou 2 chutes quando teve oportunidade. Hiago fez tudo que o Bruno fez pelo lado direito e mais um pouco: se ofereceu na ponta quando a bola passava por ali e cruzava para armar o time no meio quando a bola vinha do outro lado. Exagerou nos dribles em alguns momentos, mas é natural de um menino estreando no profissional. Talvez jamais consiga executar alguns dribles que Zezinho fazia, mas (desculpem os fãs, mas esta é minha opinião) mostrou muito mais qualidade técnica do que o Zezinho. Além desta consciência tática de movimentação que o atual jogador do Santos nunca demonstrou, mostrou em 2 cabeçadas que também domina esta técnica e deu passes com muita inteligência.

- O centroavante: apesar de Denner ter marcado o 1º gol, era até o final do primeiro tempo o único jogador que deixava a desejar no time. A defesa não tinha sido exigida até então e nosso centroavante tinha tido condições de marcar pelo menos mais 2 gols.

Bom, mas tudo que estava bom no primeiro tempo já foi por água abaixo já aos 4 minutos do segundo tempo. Fred não viu o atacante passar (conforme já tinha acontecido no meio da semana em Curitiba) e deixou-o livre para marcar. Por sinal, Fred foi novamente uma decepção. Depois de péssimas atuações como volante, tem sido péssimo também como zagueiro. Depois de falhar no primeiro gol, falhou novamente no segundo: quando um atacante apareceu livre entre ele e Diego Rosa para cabecear. Considerando que o segundo é um atacante improvisado, culpa muito maior do zagueiro que não marcava ninguém. Outro ponto a considerar deste gol sofrido foi que a bola era totalmente defensável pelo Sílvio Luiz, que novamente falhou.

Se Luan fez uma bela jogada de força para cruzar e Marcos Denner marcar o 3º gol papo, novamente a defesa falhou e o São Luiz chegou ao empate. Daonde eu me posicionei me pareceu penalti, mas outros afirmaram que não havia sido.

Mesmo com o resultado sofrido, chegamos à classificação. Espero que o Osmar Loss pegue o VT do 2º tempo e corrija as falhas defensivas do time. Porque, se tivessemos segurado o ritmo pelo menos até a metade do 2º tempo o mesmo ritmo do 1º, teria sido uma atuação de luxo.

E só para finalizar: boas férias S.E.R.C... até o returno!

2 comentários:

Tiago Dal Zotto disse...

O segundo gol do São Luiz era defensável, mas o Sílvio Luiz parece ser daqueles goleiros "mão de alface".

Eu estava atrás do gol do pênalti, e pra mim não foi nada. Foi ridículo.

Rudi disse...

Pra mim, que vi o jogo das cadeiras, não tive a sensação de pênalti no lance São Luiz. Lance duvidoso.
Em compensação, o Gaciba nos afanou um penal claro em cima do Laurinho no segundo tempo. Influenciou no resultado.
Quanto a zaga, o nosso maior problema (além do Fred) é a falta de entrosamento. Troca-se muito as peças.
A se exaltar, na minha opinião, é que o time foi guerreiro e mostrou que queria muito ganhar. Não deu nessa, fica pra próxima, aqui na nossa terra, em cima dos nossos fregueses históricos...