terça-feira, 19 de abril de 2011

Comentarista do PFC e a falta de embasamento.

Papada!

Não quero dar a um fato isolado uma dimensão maior do que ele merece, mas é com extrema insatisfação que abordo algumas infelicidades ditas pelo comentarista do canal PFC. Não citarei nomes.

Quem, como eu, não pode subir a serra para acompanhar o último jogo do verdão, 3x0 sobre o Lajeadense, e teve que assistir no PFC, deve ter se revoltado. Assim como eu me revoltei.

Cerca de 30 minutos antes do jogo, com chuva torrencial e pouca gente no estádio, o comentarista afirmou categoricamente que a torcida do Juventude não tem o costume de lotar o estádio. Concordo. Agora me diga uma torcida, uma só, em nosso Estado, que tem o costume de lotar o estádio. Apenas para efeito de comparação, o Internacional, com sua torcida cujo tamanho chega aos milhões, em jogo de caráter igualmente decisivo, colocou 18 mil torcedores no estádio, com tempo bom. Não é justo que o Juventude, em uma cidade muito menor, com torcida quase que restrita à região, em uma noite de temporal, coloque um terço disso? Na proporção, estamos muito melhor. Ou não? Se formos falar de média, comparativamente a outros times do interior, fica chato. Faz muito tempo que não vejo um time do interior ter média melhor que a nossa.

Vejam bem: o comentarista não mentiu. Mas a forma com que a colocação foi feita denigre a torcida do Juventude que é, sim, a maior e mais fiel do interior. Doa a quem doer.

A segunda afirmação de tal comentarista foi que a torcida do Juventude encara os jogos contra o Internacional com outro espírito, pois sua maioria é gremista. Esta colocação, sim, mentirosa e ofensiva. Caro comentarista: não serei inocente a ponto de falar que nenhum torcedor do Juventude torce para outro time, da Capital. Mas falar que a maioria de nossa torcida o faz já seria mentira. Ainda mais levando em conta que disseste que a maioria tem UM outro time específico.

Gostaria de lembrar que o Alfredo Jaconi é o ÚNICO estádio do Interior que não permite camisas da dupla Gre-Nal na torcida local. Talvez na Boca do Lobo isso também seja verdade, porém há episódios recentes envolvendo os outros dois "grandes" do interior: Caxias do Sul (contra o Guaratinguetá) e Brasil (num jogo em que emprestaram estádio para um time da Capital) que envergonharam o interior do Estado.

Ninguém é obrigado a torcer apenas para um time, mas gostaria de saber qual o embasamento do comentarista para fazer estas afirmações. Talvez seja alguma mágoa ressentida, compartilhada com torcedores do mesmo time onde o comentarista jogou, em outras primaveras.

Enfim: gostaria de deixar claro para tal comentarista que a torcida do Juventude é muito apaixonada, e que este tipo de declaração é ultrajante e mentirosa. Com a pífia atuação ao comentar o jogo de domingo, perdeste o pouco crédito que tinhas com a Papada. Antes de fazer qualquer tipo de afirmação sobre uma torcida que não conheces, pense novamente e não a faça. Procure conhecer a realidade dos clubes do Interior, e o quão sofrido é fazer futebol em um Estado bipolarizado. Não é todo time que tem o perdão de dívidas milionárias do Banrisul (sim, dinheiro público, sim, o MEU dinheiro também), nem uma grande empresa por trás. Não é todo time que tem toda a mídia por trás.

Enfim, seja profissional. Embora possa não agradar à torcida da dupla Gre-Nal, talvez durmas com a sensação do dever cumprido. Se é que isso é importante para ti.

24 comentários:

Unknown disse...

perfeito cara, texto brilhante
divulgarei ele, pode deixar

Dnis disse...

O Batista é um horror como comentarista! Espero que ele leia o texto! Mas não sei, pra mim eles são todos iguais quando se trata de Juventude.

Abimael disse...

jornalistas mentirosos e inescrupulosos, com um verdadeiro recalque odioso contra o Juventude, alguém saberia me dizer o pq?
qual o email desse jornalista sem diploma?

Fernando Frizzo disse...

O pior ainda foi ver o comentarista do jogo do gaymio e ypiranga falando que ao construir um CT e um estádio, o Cruzeirinho vai se tornar a 3ª força do estádo!
Sim... isso mesmo!! Como conseguem falar tamanha besteira?!?!

Rudimar Schreiber Jr. disse...

O Juventude é um clube de torcida apaixonada e, nos últimos tempos, sofrida pelas sucessivas quedas. Mas tem identidade, e é, sem a menor dúvida, a maior do interior. O 'ignobre' comentarista errou feio ao recitar tais palavras.
Uma coisa é afirmar isso, outra é dizer que a maioria dos gremistas de Caxias tenham simpatia pelo Ju, pelo simples fato de que por anos fizemos o que os tricolores não tiveram competência pra fazer: empilhar vitórias a fio pra cima dos vermelhos.
Os Juventudistas de verdade sabem o quanto é difícil ganhar dos grandes da capital, mas também o quão gratificante é. Só o papo de fé sentiu o que eu senti em jogos como o 3 a 2 da Taça Farroupilha contra o Grêmio. Por isso, repito: apenas um alienado para não reconhecer que o Juventude é sim, uma força no RSS, e muito por sua torcida.
Ah, e vá achar o que falar, heinhô...

Rodrigo disse...

Os comentaristas, portoalegrenses ou não, querem a tal hegemonia dos dois times de POA, apenas isso. Mas Papada, deixem-os achar que estão abafando, que o nosso papel será bem parecido, ABAFAR as torcidas da dupla gay-nal, qdo estiverem em nosso querido ALFREDO JACONI, ultimamente apelidado como Jaconera!
MAs seguinte, como a Simone andou comentando, qdo sentamos na geral, próximo a Ferradura Sul, na linha frontal da grande área, tentamos inúmeras vezes e sem sucesso, puxar cantos tanto da Mancha, quanto da Loucos. As vezes uma meia dúzia, meio encabulada até da uma força para nós, porem o tal grito, não se generaliza.
Então gostaria de convida-los a sentarem conosco ali neste local que me refiro, para puxar este grito cada vez mais alto e mais contagiante, fazendo os cornetas (inclusive meu pai) se calarem e aprenderem a apenas incentivar o time e a cantar para ele. Vamos nos unir e mostrar para a imprensa, que a maioria que esta ali, tem apenas 1 time pelo qual é apaixonado, o Ju-ven-tu-deeee!
E aqui venho ousar um pouco mais, sugerindo que este encontro não seja firmado apenas nesse jogo, e sim enquanto durar o Gaúchão e a a Serie D!
Papada, o primeiro grito sugiro o do "Time de Guerreiros", e posteriormente outros bem conhecidos da torcida, que tenham vindo do de eras atrás, como ..."da-lhe, da-lhe papo, com muito orgulho no coração", ou então, "olê, papo. Olê papo", ou "Vamos Jaconeiro" outro bom é " ei RBS,vai tomar no c... fdp." alem de "me gusta pelear", tbm pode ser " atirei um pau no inter, caxias e gaymio, e mandei tomar no c....", cantos que a torcida conhece e gosta, outros nos improvisamos na hora, pq cantos antigos, de épocas de serie A, todos ali conhecem!
Não digo cantar o jogo inteiro, porem na maioria do tempo sim e quando mandarem nós sentarmos, todos, olhem para trás e mande eles levantarem, estamos ali para torcer, quer assistir, vá para casa q lah tu tem sofá e televisão, e aproveita e torce pro teu time o fdp!!!

Forza Juve


Alguem topa fazer isso??????

Anônimo disse...

Mas esse Batista é um verdadeiro infeliz, pra nao dizer outra coisa, se nao tem capacidade de comentar sobre algo não comente seu trouxa!

Igor disse...

O idiota tentou ser técnico, não emplacou em time nenhum, e agora fica fazendo comentários medíocres. Bem que ele poderia "comentar" o jogo no Jaconi domingo.
Ah, certo que ele jogava tênis com o técnico do nosso rival e o amiguinho dele!!

Anônimo disse...

junior
espero que a ganancia do juventude que parece paroquia da igreja catolica que usa seus encontros para pregar o dizimo que se contente apenas com as cifras dos torçedores do inter e não aceite nada para entregar o jogo pois devido a essas atitudes recentes de só mirar o lucro não vendam nossa honra como ja feito nos 8..

JUVENTUDE 2 x 0 inter disse...

Esse comentarista me deixa em dúvida: será que ele comenta isso como notícia? Pois haja que está falando a verdade. Ou será que está tentando provocar nossa torcida. De qq forma, o mesmo poderia ser mais inteligente nos comentários...
Sobre nossa torcida cantar e tal. Seguinte: nenhuma torcida canta sem parar no mundo, salvo alguma torcida do nosso país vizinho, por isso é difícil pedir p/todos cantarem...Mas qto mais getne melhor. O Jaconi lotado faz uma baita diferença, podem ter certeza!

Rodrigo disse...

Para mim não reta duvida nenhuma, o cara é um imbecil, foi infeliz no comentário, deveria ter pensado antes de falar, pq em boca fechada não ente mosca!!!

Olha, a nossa resposta para ele tem q ser dada domingo e ponto!
Eu iriei para a praia, independente se o jogo fosse no sabado eu voltaria igual como vou volar no domingo, ent~zo, o q quero dizer é que nós é certo q estaremos lah, mas nao estou vendo muita mobilização da direçao para que a torcida que a torcida vá ao estadio. Aqui fazemos o q pudemos, comentamos, chamamos os amigos... mas até agora nao vi a direçao se mexer!

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Penso um pouco diferente de vocês. A torcida deve ser incentivada a apoiar nosso JU, cantando e vibrando o tempo todo. Ações como colocar no som do estádio cantos e espalhar grupos de pessoas pelas arquibancadas com o propósito de animar são louváveis, e contam com meu apoio.
Agora, incentivar sim, intimar e impor não. O Jaconi é de toda a Papada, não apenas dos ditos 'jaconeros'. Portanto, vamos começar respeitando o jeito de cada um torcer. Pois atitudes antipáticas apenas afastam ao invés de unir.
No mais, domingo todos ao Jaconi!

Rodrigo disse...

Rudimar, tu ta ali torcendo, tu e mais 5, dai um borra botas te manda sentar pq ele quer assistir ao jogo....
Pow eu vim para torcer e nao ficar ali sentadinho com as maos nos joelhos e assistindo ao jogo!
poxa ele pode muito bem assistir em pé e torcer conosco, nao achas???

Nao estou impus nada, quem sou eu para impor, mas ali refleti minha indignação rederente a alguns "torcedores" que nao deixam a papada torcer! exemplo disso, é o Ju atacando, tu querendo levantar e o cara dizendo atras de ti: " olha o miiiijooooo" ou "vamo sentaaaa"!
Eu nao parto para agressao, ate evitei que um torcedor nosso de uns 30 anos aproximandamente batesse em um torcedor do gaymiode cerca de 65 anos acompanhado pela neta, sentado na nossa geral. A causa foi que ela vibrou durante um ataque o gaymio!! Agressao com palavras de repudio, eu ajudei, mas agressao física sou completamente contra, ainda mais quando isso for desleal!

Gostaria de saber se alguem topa fazer a força que pedi??

Gabriel Marcon disse...

O Batista ta com as cueca pesada já

PRA CIMA DELAS JACONERO

Gui disse...

Rodrigo, vou te pedir o seguinte: tu, e quem mais quiser cantar, posicione-se junto as pessoas que cantam, seja na ferradura sul ou norte. Vozes isoladas dentro do estádio e ficar calado é praticamente a mesma coisa. Uma das coisas que mais me recordo das ultimas temporadas da série A, de 2005 à 2007 é a ferradura sul lotada, com as bandeiras quadriculadas, com a fumaça e os precarios tirantes verdes e brancos estendidos. Atualmente, mesmo com a febre das barras bravas, mesmo com a louvavel iniciativa dos loucos da papada, nunca mais tivemos aquele espirito unico que se teve naqueles tempos. O negócio é se agrupar com quem tu tem mais afinidade, seja cantando "semo xarope!" ou " que me gusta pelejar" se junte com os demais doentes do papo e não seja uma voz única, pois querer mudar a mentalidade de Srs acostumados a gelar a bunda no cimento não se faz de uma hora para outra, e não se faz assim. Quanto tiver 3mil doentes em cada ferradura cantando, ninguém vai se importar com os comedores de amendoim. Não sei se tu tem o costume de frequentar outros estadios, mas nestes anos acompanhando o JU já viajamos para os estadios mais rudimentares do Estado, e mesmo no Passo D'areia ou no 19 de Julho tu irá encontrar torcedores cantando e torcedores sentados. Beira-rio e Olimpico, mesmo com a RBS colocando legenda nas musicas durantes as transmições, mesmo todo o aparato que eles tem, acredite, na social se come amendoin e se corneteia, nas laterais se assiste sentado, e só se canta nas ferraduras com as "organizadas". Resumindo, faz a tua parte sem se preocupar com os outros que a coisa vai engrenando.

Bassa disse...

Acho que quem não quer ficar cantando e apenas assistir o jogo tem todo o direito de fazê-lo.

Douglas disse...

A príncipio, uma boa notícia: o árbitro do JUVE-nal será o mesmo da nossa vitória sobre os azulados 3x2.
Vamos ficar de olho na arbitragem!

Pimmel disse...

O jogo é daqueles especiais que por si só o pessoal vai estar cantando e apoiando ainda mais se tratando de uma decisão e aonde nós temos um resultado atravessado na garganta e precisamos colocar para fora, também vai ter aqueles que estarão retornando depois de muito tempo fora do JACONI e também aqueles que tanto faz perder ou ganhar o mais importante é que devemos nós levar ao jaconi um algo a mais e jogar junto com a juventude do nosso JUVENTUDE, bom feriado a todos e aaté domingo .

PAPO disse...

Na minha opinião, não podemos obrigar ninguém a cantar, gritar...
Cada um torce da maneira que quiser. Como o próprio "Gui" disse, essas coisas são normais em todos
os estádios.
Agora o que não podemos aceitar são infiltrados torcendo pra du-pla. Se quiserem assistir, tudo bem, mas
ficar torcendo não dá... No mais, já me aconteceu isso. E o melhor é quando o Ju faz gol. Daí tu dá aquela
olhada p/mané...hauhauahau

Rodrigo disse...

... é vero, ninguém obriga ninguém a cantar, mas a empolgação faz os outros tbm se empolgarem!!!
bom, o negocio é entao ir la loucos qdo estiverem na lateral, pq atrás do gol, não gosto mesmo de ver o jogo.
Mas enfim, Vamos pra cima delas, vamos acabar com elas, vamos trucidar elas e jogo no resultado de 4 para nós e 2 para elas!

Até domingo

Abimael disse...

se alguém descobrir o email dele, posta aí. Os jornalistas são pessoas públicas e, por isso, abertos às críticas (desde que feitas de forma elegante).

Gui disse...

Rodrigo, fraguimento do teu 3º comentário: Pow eu vim para torcer e nao ficar ali sentadinho com as maos nos joelhos e assistindo ao jogo!
Fraguimento do teu 4º comentário: bom, o negocio é entao ir la loucos qdo estiverem na lateral, pq atrás do gol, não gosto mesmo de ver o jogo

Pelas tuas próprias palavras tu pode compreender os que te "mandam" sentar quando tu assiste ao jogo em pé na lateral. Quem quer assitir ao jogo escolhe ficar sentado no coberto(antigamente eu pensava que esse tipo de pessoa deveria ficar em casa, assistindo pela TV, mas é do direito de cada um, é da iniciativa de cada um). Quem quer torcer escolhe ficar de pé nas ferraduras cantando.
Então, não reclama de quem fala pra tu sentar, pois querendo ou não estão no seu direito.
Pensa em que "lado" tu quer estar e segue teu rumo, a escolha é tua, mas não me vem mais encher o saco com isso!

lucas disse...

varios radialistas de poa que falam coisas desse tipo do ju vao ao jaconi e reclamam que foram hostilizados pela torcida.porque sera né?dizem que caxias do sul e o juventude sao de outro planeta e nao sao gauchos

Viccari disse...

Se eu tou de pé e alguém pede pra sentar, eu me viro e peço pra levantar.