quarta-feira, 6 de abril de 2011

Algumas Considerações

Ontem fez 7 dias que venho trabalhar com a camisa do Ju. Aqui no trampo tem uma cambada de gremistas e uns poucos colorados. Do alto da arrogância gremista um colega me pergunta porque eu estou tão feliz se o Ju ainda está na série D, se dificilmente vai ganhar o Gauchão, e claro que sempre vem o papo de libertadores e tal...
O Seu Dagoberto, senhor de seus 60 anos, colorado, sempre quieto no canto dele, olha por cima do óculos e se intromete no assunto. O que ele disse talvez seja a visão de um torcedor que viu o melhor time de futebol do Brasil, o Inter de 79, em ação e vinte anos depois presenciou aquela semifinal de Copa do Brasil contra um time que na década de 70 era semi-amador. "Foi assim que o Juventude começou a incomodar, primeiro sendo o melhor do interior, no inicio da década de 90..."
O resto nós já sabemos. Dizer que o título do interior não vale nada é ir contra nossa própria história. Ganhamos um gauchão, quanto tempo levará para ganharmos outro? Talvez muitos anos, mas com certeza o caminho para nossa reestruturação é voltar a ser o melhor e maior do interior.
As vezes penso que a torcida do Juventude é autista. Que somos "grandes". Mas nunca fomos. Para voltar a ser um time pequeno, numa série A ou B da vida, temos que aceitar isso. Não significa que não devemos cobrar resultados, mas significa que devemos, sim, curtir este momento. Torná-lo histórico. Podemos estar diante de um marco histórico. Quem sabe daqui a alguns anos quando olharmos pra trás, lembraremos do jogo contra o VEC sabendo que ali iniciou um novo rumo na história grandiosa deste pequeno time do interior... 

Texto de Guilherme Molin

8 comentários:

Doug disse...

MUITO BOM!

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Olha, Guilherme, concordo com quase tudo que escreveste. Na verdade, a jovem torcida do Juventude, com o perdão da redundância, estava mal-acostumada a anos de Série A a fio. Basta comparar nossas médias de público, altas na segunda metade da década de 90 e baixas após isso.
A Era Parmalat nos deixou um legado, do qual soubemos aproveitar por muitos anos, que incluia um clube com receita e jogos o ano todo, um belo estádio e um patrimônio a dar inveja a muito clube dito grande. Comemos bem e nos lambuzamos por anos a fio.
Só que essa realidade mudou: as quedas de divisão são a prova disso. E, portanto, é de suma importância voltarmos a ter os pés no chão para ser, também dentro de campo, o "maior do interior".
Abraço.

Abimael disse...

Alguém sabe de algo sobre a controvérsia no STJD que envolve o Ituiutaba?

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Tem alguma novidade sobre isso? A última vez que se falou do assunto, tinha acabado em nada.

Abimael disse...

pois é, estou com dúvidas em relação ao episódio. Nada consta na internet, apenas notícias do ano passado que informam o adiamento do julgamento...

Douglas disse...

Belo post, Rudimar!
Acho que o título do interior é algo interessante no nosso atual momento. Pode significar uma vaga na Copa do Brasil, torneio que já ganhamos. Além do que, nos dá certa confiança p/ir pra Série D e subir uma divisão, pra depois, ano que vem tentar voltar a série B. Daqui já teremos um calendário cheio e as coisas melhoram muito.
Sobre tapetão, acho que não vai dar em nada e nem adianta alimentar muita expectativa...
Abraço a Papada!

Gui disse...

Se não me engano o jogador foi punido e o clube absolvido.

Tiago disse...

A última notícia que vi foi essa: http://www.juventude.com.br/noticias/4015/Ituiutaba_nao_e_punido_jogadores_suspensos_por_1_ano/