quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Algumas palavras...

Ao contrário da maioria dos comentários que escutei ou li desde o final do jogo de ontem, eu culpo o treinador pela vexatória derrota.

Eu sei que alguns jogadores parecem não ter a menor condição de vestir a camisa alviverde. Vamos citar nomes desta vez:

- Fred, assim como no jogo anterior, foi péssimo como volante: não consegue realizar passes de mais de 5 metros e é extremamente lento para acompanhar qualquer armador, deixando sempre buracos em frente a zaga.

- O mesmo vale para Edenilso.

- Se Douglas tem sido péssimo zagueiro, Ferreira teve uma péssima estréia.

- Dirley tem dificuldades para marcar de perto qualquer atacante e erra passes fáceis na saída de bola.

- Maycon jogou muito bem no sábado. Não fez nada ontem.

Mas, mesmo com todas estas deficiências individuais, ainda culpo o treinador. Não é possível entrar em campo contra um time que vai disputar Libertadores e não ter uma boa postura defensiva planejada. Enquanto o Inter atacava com no mínimo 7 jogadores (os 2 atacantes e os 5 do meio), o Juventude defendia com no máximo os mesmos 7 (os 4 defensores e os 3 do meio). Aí já tinhamos uma inconsistência, afinal não havia sobra. Quando um dos zagueiros colorados apoiava, ou quando Lauro não conseguia voltar a tempo para compor o meio, a coisa ficava ainda mais crítica.

Eu gosto muito deste esquema 4-3-3, com 2 atacantes jogando pelas pontas (Maycon e Ivo). Mas, mesmo no Barcelona ou no Milan, grandes equipes que adotam esquema parecido, estes atacantes devem compor o meio-campo na hora de marcar e formar um 4-5-1.

E, finalmente, o ponto crucial para culpar o treinador: a bola aérea. Depois de termos tomado dois gols do gordo e baixinho Leo Dias no sábado, eu esperava pelo menos uma melhor colocação nas bolas paradas. Mas ontem, bem em minha frente, vi o Bolivar cabeçar completamente sozinho, enquanto o zagueiro Ferreira estava no segundo pau sem marcar absolutamente ninguém.

É hora de inventar alguma coisa. Recuar o Fred para a zaga, tentar novamente o Jorge Felipe, colocar algum volante mais ágil, o Bruno no lugar do Maycon para compor mais o meio-campo. É preciso treinar alguma outra opção de time essa semana e chegar em uma solução até domingo!

8 comentários:

Viccari disse...

Umberto é titular absoluto, mesmo sendo uma incógnita. Mudança na zaga pra ontem. Bruno no lugar do Maycon. E uma chance pro Luan, nem que seja no segundo tempo. Meu time pra domingo seria: Silvio Luiz (Carlão); Luiz Felipe, Douglas, Jorge Fellipe, Calisto; Umberto, Edenilso (Fred ou Lauro), Gustavo, Bruno; Ivo e Denner.

Anônimo disse...

Pode postar PABLO: o Osmar Loss treinou tudo isso e orientou corretamente o time. Os boleiros é que não seguiram as orientacões ou porque não tem inteligência para o aspecto tático ou porque não tem vontade de vencer. vão tomar no cu....

Anônimo disse...

completando....VÃO TOMAR NO CU!!!

Anônimo disse...

Esclarecendo: a ofensa é para os jogadores!!

Pedro disse...

Ta faltando vontade mesmo, ontem DEU PRA VER CLARAMENTE UM TIME SEM GARRA, SEM VONTADE, DIVIDINDO A BOLA que nem uma moça, muda jogadores, muda direção e a mesma merda continua...

Tiago Dal Zotto disse...

Sim, faltou raça; faltou vontade. Mas não no ponto de vista dos jogadores. E o motivo é simples: além do fato de muitos não terem a vontade que nós gostaríamos de ver, pra eles este foi "apenas mais um jogo". Em vez de entrar de forma mais forte em uma jogada, provavelmente preferiam não arriscar levar um cartão (e desfalcar o time para a próxima partida). Infelizmente, os jogadores não são juventudistas como nós, e não encaram uma partida contra o Ínter da mesma maneira que nós. Isso até explica, mas não justifica a falta de atitude que já se arrasta há anos nos jogadores do Juventude. Alguém tem que esclarecer isso lá dentro.

Guilherme Molin disse...

Já sabemos que não há dinheiro, que o que temos é isso aí. Mas acho que não estamos pedindo muito, só queremos ATITUDE! Ou alguém aqui vai me dizer que Veranópolis e Inter-SM tem mais condições que o JU!?

Rudi disse...

Eu também culpo o treinador.
Mas não o crucifico. A hora de errar é nesse semestre. Só que a falta de vontade é inaceitável.
O Dirlei já foi. Acho que vai mais um, pelo menos...