sexta-feira, 25 de março de 2011

E não para de piorar.

Salve papada.
Cá estamos nós, depois de quase um ano, penando novamente no Gauchão. Diferente do ano passado, onde todos foram convencidos de que o time tinha sido feito de arremedo, que o importante era apenas segurar as pontas, que o foco era a Série C - e foi o que se viu -, enfim, depois de toda essa novela, giramos e caimos no mesmo lugar. Tá certo que perigo de cair pra segundona regional quase (eu disse "quase") não existe, mas depois de todo o discurso, tempo e, digamos, "planejamento", eu esperava mais.
Esperava uma equipe melhor e mais focada em se superar. Esperava que o discurso que saia de dentro do clube e do vestiário, e retumbava via imprensa e internet, realmente se materializasse. Esperava que o Gauchão 2011 se apresentasse como um divisor de águas, e que agora começaríamos a nossa subida rumo ao lugar que merecemos nos cenários regional e nacional. Só que agora vejo que a coisa está muito, mas muito ruim, e pode piorar a cada dia.
Não dá pra entender como um clube do tamanho do Juventude consegue se superar, dia após dia, em criar notícias ruins. Não bastasse tudo que nós torcedores estamos passando ao longo desses sofríveis últimos anos, temos que nos contentar com declarações míopes de que o que falta é apenas atitude. Ora, o que eu julgo que entendo de futebol não me coloca perto de ser classificado como expert no assunto, mas burro eu não sou. E tem coisas que acontecem que parece que tiram a gente pra burro.
Como pode-se falar em convicção depois de se manter um aprendiz de treinador por um ano inteiro de resultados péssimos, e em dois jogos mandar embora o Beto Almeida (isso depois de 3 meses de pré-temporada)? Como julgar que um time está pronto para enfrentar e buscar algo a mais no campeonato que disputa no primeiro semestre, se em 12 jogos essa equipe apresentou-se apenas uma vez (contra o Ypiranga) muito bem, além do clássico? Como verificar que o time tem carências 24 horas após uma derrota como a de quarta agora e dispensar jogadores, ao invés de se prevenir e contratar um mês antes peças de reposição?
Pessoal, em abril terminam as parcelas da venda da sede! E como ficamos? Como vamos fazer caixa? Com as categorias de base, diriam alguns. Mas de que jeito, se nosso clube simplesmente consegue achar os piores momentos pra botar a gurizada a jogar, colocando um fardo pesadíssimo (que eles não criaram) em suas costas? Tão duvidando? Pois olhem o time que começou o jogo de quarta, e as substituições:

Jonatas, Rafael Pereira (Christian), Fred e Edson Borges. Anderson Pico, Umberto, Jardel(Zulu), Cristiano e Tiago Silva(Jander). Rafael Aidar e Julio Madureira.

Sabem quantos dessa lista são da base? Um só - o Tiago Silva - e esse já é rodado mundo afora!
Da safra atual, nenhum! Eu disse nenhum!
E qual é o discurso usado após a chafurda toda da semana, que tá lá no site do Ju, dito pelo nosso Vice de Futebol? “(...)o Picoli tem jogadores da base que estão pedindo passagem para jogar, e precisamos oportunizar a chance para que possam mostrar seu futebol (...)”
Claro, agora a base. Mandam embora o melhor zagueiro do grupo e afastam (pra provável dispensa) o jogador mais técnico do elenco, e fica tudo bem. Poxa, era visto que cobranças como as que antecederam essa última partida deixariam as coisas a flor da pele no vestiário. Mas, agora, punir a todo o time tirando os 'melhorzinhos' não é a solução, nem nunca foi. Não estou eu aqui duvidando do Juventudismo dos membros da diretoria, no qual acredito que seja grandioso e embasado apenas na busca pelo que se acha melhor pro nosso clube. Aqui abri espaço apenas para discutirmos a competência dessas pessoas para tal tarefa.
Eu, e tenho certeza que todos os papos de fé pensam assim, jamais abandonarei o nosso Ju. Agora, isso não significa que vamos concordar com toda a lambança que acontece. Tá na hora de pararmos de inventar e focar em recuperar o futebol do Esporte Clube Juventude. E tem que começar já. Nada de esperar a Série D. Queremos garra, sim. Vontade, sem dúvida. Mas queremos, e muito, os três pontos. Em todas as partidas!
Ah, e antes que eu me esqueça: não dá só pra ficar criticando. Tem que ir no Jaconi e se apresentar. Mostrar indignação, mas mostrar ideias. Vejo gente aos montes querendo mudar tudo (presidente, direção, conselheiros, o escambau), mas nem sócio o xiru é. Nosso clube tem um Estatuto que dá um poder enorme para a Assembleia de Sócios mudar muita coisa, inclusive propondo novos métodos para Eleição de Diretoria, por exemplo. Agora, não adianta convocar uma dessas e aparecer meia dúzia de gato pingado, né? Até porque falar é fácil. Quero ver ir lá e fazer.
E tenho dito.

10 comentários:

Mateus Cassina disse...

Venho parabenizar essa galera de fé que vem surpreendendo por seu comprometimento, sempre presente nos jogos do nosso glorioso mas atualmente decaído jaconero. Foi uma das poucas coisas que deram alegria a nós, ver no site do clube aquela foto do Madureira (um dos poucos que se salvam atualmente nesse time) comemorando seu gol com aquele bando de Papos da capital, em um ÓTIMO número para o horário. Com certeza representaram a Papada com sua presença vibrante e enérgica conforme mostra a foto. Pena que o time não está à altura de vocês. Parabéns novamente e continuem resistindo, e muito obrigado pela presença nos jogos, principalmente os fora do Jaconi. Abraço!

jose fernando dos reis junior disse...

eu acho que depois de abril tudo vai ficar mais facil pois acabando o dinheiro estes MERCENARIOS da direção do ju eles vão larga fora, a vão.
sou parceiro para qualquer tipo de mobilização contra esta direção que se esforça para nos humilhar.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Antes que eu me esqueça: estamos até agora esperando o resultado da consultoria da BSB, que era pra sair até 15 de janeiro. Eu, pelo menos, não me esqueço do apelo do presidente do CD divulgado no site do Ju pedindo unidade em torno da candidatura única da situação, baseada em uma manutenção do 'status quo' para eventual parceria. Continuo aguardando...

Adilio Zaffari disse...

RUDI! Eu tenho uma opinião!
- Vejo que todos estes anos não tomamos nem uma atitude mais drastica! Ex: Em outros clube a torcida invado o treino,protesta nos jogos e pede a cabeça de seus comandantes e conseguem fazer como (grêmio e corinthians) fizeram quando cairam,claroi que que tiveram ajudas etc...mas a torcida pressionou o tempo todo. "Há claro a gente está mais quebrado que eles".
"...ENTÃO! ACHO QUE AMANHÃ DEVEMOS IR MAIS CEDO,CONVOCAR A GALERA E PROTESTAR ANTES DO JOGOENFRENTE A SECRETARIA E CLARO O JOGO TODO! ACHO QUE SERIA A 1ª ATITUDE DA TORCIDA,E CLARO VAMOS NOS REUNIR E DERRUBAR ESTA DIRETORIA.

lucas disse...

pra mim tiago silva nao vinha jogando nada a muito tempo ou melhor desde que retornou nao apresentou muita coisa ao time.edson borges vinha bem quando jogava pois ele dentro de campo era coisa rara pois estava sempre machucado e suas lesoes sempre demoravam mais que o normal para a recuperacao(acho que foi dada muita moral para ele)agora entra alex teles e bressan e vamos melhorar.tentei me convencer que o pico daria a volta por cima que todos temos que ter uma nova chance mas depois do jogo contra o cruzeiro larguei a falta de vontade que este ser jogou foi triste de ver estava no alambrado a metros dele e vi sua falta de vontade ,segue a vida papada domingo no jaconi

Gabriel Marcon disse...

"Nosso clube tem um Estatuto que dá um poder enorme para a Assembleia de Sócios mudar muita coisa, inclusive propondo novos métodos para Eleição de Diretoria"

Rudimar, qualquer modalidade de sócios tem esse poder, ou somente conselheiros?
Porque se for qualquer sócio, a gente tá perdendo muito tempo em exercer esse direito.
A nossa geração(40 anos pra menos), tem que encontrar e conduzir a presidência, um dos nossos. Alguém que não faça parte dessa panela que comanda o nosso clube a tantos anos.
Eu tenho certeza, e faz muito tempo, que deste Consulado sairá "O" presidente do único clube da cidade. Vocês nunca pensaram a respeito?
A hora é essa, a gente tá na última encruzilhada.

Abraço, e parabéns pelo melhor canal alviverde

Viccari disse...

Em primeiro lugar, obrigado, Gabriel, pelos elogios. Todos os que participam do blog fazem parte deste canal. Portanto, tu também és responsável pelo sucesso do blog.

Quanto às últimas atitudes desta diretoria, só tenho a lamentar. Mas disparado, o que mais me irrita é a soberba e falta de humildade. Tche, estamos na série D, sob risco de não disputar nada no segundo semestre do ano que vem (exceto a copinha), e a diretoria não desce do salto.

O time dói de ruim, assim como em 2009 e 2010, e a diretoria não desce do salto, e afirma que o que falta é atitude.

Mandaram embora o melhor técnico do interior, Beto Almeida, depois de dois jogos, enquanto dão chances a técnicos inexperientes, como Osmar Loss e Picolli. Claro que eu gosto do Picolli, inclusive era um dos poucos que o defendia quando era nosso zagueiro, pois sempre deu SANGUE por este time. Tem muita identificação e humildade, porém, será que tem experiência suficiente para segurar o rojão na série D? Eu gostaria muito que sim, mas pelos últimos resultados, começo a achar que não.

Por fim, a dispensa do Edson Borges e do Tiago Silva são a cereja do bolo em uma série de medidas fracassadas e sem embasamento. Só falta o Pico sair também, ele que é DISPARADO o melhor jogador do time.

Não me surpreendo com mais nada. Depois de quatro anos de fracassos e sempre acreditando, hoje eu jogo a toalha: com esta diretoria, não iremos a lugar algum que não seja cada vez mais para o fundo.

PS: comecem a ler um pouco mais o blog do Dr. Francisco Michielin no site oficial do Juventude. Não contesto em momento nenhum seu juventudismo, mas os textos cegos do Dr. estão cada vez mais apelativos, bem como os comentários CLARAMENTE inventados (basta ler os nomes inventados, os mesmos vícios de linguagem em todos eles, e a diferença de tempo entre um e outro comentário).

Força PAPADA.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Prezado Gabriel, obrigado pelos elogios. Como um "Papo da Capital", agradeço as palavras de apoio. Saiba que são elas que fazem com que mantenhamos esse espaço o mais ativo possível. Continue participando da maneira que puder.
Com relação ao Estatuto Social do E.C. Juventude, ele é publico e está acessível a qualquer vivente na internet. Nele diz que qualquer alteração estatutária (como eleição pelos sócios do presidente por exemplo) só pode ser feita com a aprovação de assembleia de sócios. Nem o Conselho Deliberativo tem esse poder sozinho.

Abimael disse...

por estes motivos que esse é, indubitavelmente, o melhor e mais atualizado blog do Juventude. Aqui somos isentos, não devemos nada a pessoa alguma. Os posts estão sempre atualizados e os colaboradores contribuem muito para a discussão...

Douglas disse...

Muito bom o teu post Rudimar!
Duas opiniões a respeito:
1ª) Foi um amadorismo sem tamanho segurar o aprendiz de técnico (Loss) todo aquele tempo. E ele ficou só por um detalhe:era bruxo o Scola!
2ª) O Beto Almeida é muito bom profissional e foi uma falta de consideração o que os dirigentes do Juve fizeram com ele depois de uma pré-temporada de bons jogos. Deviam ter dado a ele melhores jogadores. Por que ele saiu: o Scola não gostava...
3ª) Se lembram no ano passado, quando o Loss caiu e entrou o Beto, que teve uma mísera semana p/trabalhar e jogar contra o Brasil-Pe. Resultado: derrota (0x1). Se lembram o que o Scola disse: "Vocês que pediram, tá aí o resultado".
Agora me digam: esta é a atitude esperada p/o presidente do Esporte Clube Juventude??
Não sei por que, mas acho que até não trocarmos os nomes da nossa direção e colocarmos alguém com visão (ex. do Criciúma), estamos fadados ao fracasso.
Espero estar errado...
Abraço!