quarta-feira, 30 de março de 2011

Classificação geral e prognósticos

A vida de Juventudista nos últimos anos está mais para matemático e vidente do que para torcedor...
Pois bem, atualizei a tabela da classificação geral:

Posição Clube Taça Farroupilha Taça Piratini Total
1 Grêmio 9 17 26
2 Inter 9 15 24
3 Caxias 5 16 21
4 Lajeadense 8 12 20
5 Cruzeiro 9 11 20
6 Juventude 5 14 19
7 São José 5 14 19
8 Veranópolis 8 10 18
9 Novo Hamburgo 5 13 18
10 Ypiranga 4 14 18
11 Santa Cruz 11 6 17
12 Canoas 7 9 16
13 Pelotas 5 8 13
14 São Luiz 6 7 13
15 Inter-SM 0 6 6
16 Porto Alegre 2 4 6

Como um texto anterior do Rudi no blog falava, dentro do gauchão há mais que um objetivo. De cara já descarto dois: título do campeonato e título de turno (no caso restando apenas o segundo turno, a Taça Farroupilha).

Gauchão para a dupla Grenal vale duas coisas: dinheiro e a rivalidade local. Dinheiro: no primeiro turno o único Grenal deu prejuízo, ou seja, farão de tudo para termos ao menos mais um Grenal. Rivalidade: o Grêmio venceu o primeiro turno, logo o Inter tentará vencer o segundo (não que não tenha tentado no primeiro) o que levará para a decisão tendo mais Grenal, mais rivalidade e mais dinheiro.

Seguindo nesse prognóstico eu afirmo: o Inter vencerá o segundo turno, teremos mais dois Grenais nas finais, a FGF e a RBS felizes da vida. A nós cabe calcularmos os objetivos secundários, mas não pouco importantes: Copa do Brasil (visibilidade e R$) e Titulo do Interior (este basicamente só R$).

A viabilidade da Copa do Brasil fica um pouco longe, mas alcançável, se lembrarmos que a FGF dá duas vagas no gauchão e uma para a copinha. Porém, Inter e Grêmio dificilmente estarão juntos na Libertadores do ano que vem, mas o contrario também é verdade, dificilmente estarão fora juntos. Assim um deles ficaria com uma das vagas na CB pelo gauchão.

Atualmente estamos na 6ª posição, 2 pontinhos do 3º colocado, o Título do Interior está em aberto, e diria que com 5 candidatos: Caxias, Lajeadense, Cruzeiro, Juventude e São José. Também podemos citar Veranópolis, Novo Hamburgo e Ypiranga, que correm por fora e não podemos descartá-los, mas acredito que o título fica com um dos 5 anteriores.

Focando apenas nos quatro principais concorrentes e na pontuação máxima possível de cada um:


Caxias - 30 pontos

Lajeadense - 26 pontos

Cruzeiro - 29 pontos

Juventude - 28 pontos

São José - 25 pontos


E nos próximos confrontos de cada time:


Caxias: Novo Hamburgo(F), Ypiranga(F) e São Luiz(C).

Lajeadense: Inter(C) e Novo Hamburgo(F).

Cruzeiro: Inter-SM(F), Santa Cruz(C) e Pelotas(F).

Juventude: Grêmio(C), Porto Alegre(C) e Veranópolis(F).

São José: Canoas(F) e Ypiranga(C).


Se contabilizarmos vitórias diante dos "mortos", derrotas diante da dupla grenal e mantendo em aberto os demais jogos, podemos dizer que o Lajeadense fica de fora da briga. Cruzeiro e Caxias apareceriam como favoritos, Nós e o São José correríamos por fora.

Entretanto, futebol não é lógico e o Caxias adora dar pra trás na reta final. Não podemos esquecer também que não está morto quem peleia. Ainda estamos vivos.

Eu ousaria dizer que o adversário a ser secado é o Cruzeiro. Mas como juventudista e, após muitos anos no topo, ultimamente estamos tentando a arte de secar e com pouquíssimo sucesso. Assim eu digo que o título do Interior, por ironia, ficará com um time da Capital, o Cruzeiro.

Nós ainda estamos na luta, mas o provável é ficar entre a 4ª e a 8ª colocação, e caso tenhamos a dupla Grenal na Libertadores de 2012 respingaria uma vaga na CB de 2012 para o 4º colocado que, como eu disse antes, dificilmente irá acontecer.

Ficou muito difícil. Acordamos, se é que acordamos, tarde de mais.


Texto de Guilherme Molin

8 comentários:

Furlan disse...

Meu bruxo, você está esquecendo os jogos da Segunda fase, a qual o Juventude no momento não está classificado. Como é mata-mata, sempre terá um time somando 3 pontos. Ou seja, é quase impossível sermos campeões do interior, sem pelo menos chegar na semi-final.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Pois é... taí uma coisa a se pensar. Se o próprio presidente da FGF teve a audácia de dizer que "todo mundo sempre quer gre-nal na final". Todo mundo quem, cara-pálida? Eu sempre torço pro meu time ir a final de qualquer campeonato que dispute, mas ir por MERECIMENTO, e não por interesses escusos.
A sabedoria popular já prega que toda unanimidade é burra. E que a prega também é. Pensem nisso.
Belo post Gui. Na ferida, como se diz.

Pimmel disse...

Bom dia PAPADA,fazendo uma análise dos jogos o CRUZEIRO está como favorito para ser campeão do interior,só não será se acontecer alguns resultados interessantes para nós. A derrota do CRUZEIRO para o inter S.M.,derrota / empate do caxias e um resultado a nosso favor no jogo contra o gaymio. Ai sim estaremos com chance de terminarmos o turno como campeão do interior.
obs: Pode ver que é para quebrar com os matemáticos estes resultados,mas estaremos no JACONI para apoiar o JU e ganhando hoje quem sabe o poa no domingo para recuperar os 4 que levamos e depois decidir contra o VEC..QUEM SABE,,,,

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Pra campeão do interior, asim como pro rebaixamento, só conta a fase de grupos (vide regulamento).

Gui disse...

Furlan, segundo o artigo 13º do campeonato a classificação geral leva em conta apenas os pontos das fases de grupo:
ARTIGO 13º - Ao término do CAMPEONATO GAÚCHO será efetuada a Classificação Geral da competição, computando-se os pontos dos dois turnos da 1ª (Primeira)Fase, com exceção dos pontos dos “mata”.
§ 1º - A classificação geral das equipes no campeonato se dará da seguinte forma:
a) O 1º (primeiro) e o 2º (segundo) lugares serão, respectivamente, o campeão e o
vice-campeão.
b) Do 3º (terceiro) ao último lugar será observada a classificação obtida pelas
equipes levando-se em conta os critérios descritos no “caput” do presente artigo.
c) Na hipótese de que uma das agremiações seja CAMPEÃ ou VICE-CAMPEÃ GAÚCHA e for das denominadas do interior do estado, o título de CAMPEÃO DO INTERIOR será apontado levando-se em conta os critérios descritos na
CLASSIFICAÇÃO GERAL (art. 13º).

Tani disse...

No mata-mata, quando há desempate nas penalidades, cada equipe leva apenas 1 ponto. Até eu que sou menina sei disso.

Pimmel disse...

fiz um levantamento,temos no grupo 14 jogadores com idades inferior a 23 anos. Temos que valorizar esta gurizada pensando no futuro.
carlão,folman,vitor,bressan,alex,deoclécio,gustavo,hiago,moraes,ramiro,fabricio,vacaria(desceu para disputar o junior)+ o guri de gramado e celsinho.

Pimmel disse...

que quarta feira essa,meus placares aconteceram.que jogo que vitória esta vai ficar na memória por um bom tempo. A meninada deu a resposta vamos lá PAPADA domingo estaremos na jaconeira para lutar para outra vitória.