terça-feira, 17 de novembro de 2009

Eu, não!

Hoje de manhã cedinho, depois de automaticamente cumprir os primeiros compromissos – levar filho pra escola, enfrentar o trânsito de Porto Alegre, chegar ao trabalho e ler os emails do nosso grupo de discussões, parei por alguns segundos. Foram uns 20, 30, ou sei lá quantos. Realmente saí do ar.

Na retina, um tsunami verde; uma espécie de videoclipe de vibração da papada com gols do Mário Maguila de voleio, de cabeça do velho Kita, com cavadinha do Trellez, do Manzi dividindo com a zaga, com paradinha do Mendes; as imagens se seguiam com os contra-ataques pela direita do Cuca, os desarmes precisos do Lauro, as cobranças de falta do Dorotéo Silva, as arrancadas em diagonal do Capone, aquela entortada que o Maurílio dava no Lúcio ainda no Inter, o corredor pela direita com Alcir e Feijão ou Faísca e Fumaça, a velocidade do Rodrigo Gral, a classe do Fernando, os lançamentos do Pedro Haroldo, os cruzamentos do Mauricinho, a saída de jogo do Thiago Silva após um desarme do Naldo.

Depois, só via comemoração, volta Olímpica do Jaconi em 1994, no Beira Rio em 1998 e no Maracanã em 1999. Imagens do Juventude metendo quatro no Benfica e ganhando do Parma, goleando gigantes do futebol brasileiro, ensacando a dupla de PoA, sufocando a arrogância dos grenás.

Despertei desses poucos segundos e, já consciente, fiquei feliz por ter lembrado apenas de bons momentos. Precisei me esforçar para recordar de passagens ruins na nossa história. É, e elas existem. Teve uma época em que precisávamos evacuar sangue para ganhar do São Borja e outros desse quilate em busca de boa campanha no Gauchão. Nos acostumamos mal durante um bom tempo, apesar de percalços como a campanha no Brasileiro de 1999 e outros posteriores. Algo irrita mais do que as inexplicáveis entregadas para o Grêmio? Houve o rebaixamento em 2007, o 8 a 1 em 2008.

Bom, esses são fatos da minha memória e, certamente, cada um tem a sua própria. Mas não há como negar que nossas conquistas a ocupam em quase sua totalidade. É com esse espírito, de vencedores, altivos, corajosos e fiéis - acima de tudo, fiéis - que estaremos no Jaconi no sábado. Os rostos passam, tanto os bons quanto os ruins. O que se eterniza são as cores e a paixão. Juventude, nunca vou te abandonar. Eu, não!

E é nesse espírito que o Consulado TEM que encarar o jogo. Nunca abandonaremos o Juventude, e estaremos presentes no sábado, lotando o Jaconi e transformando em um inferno a vinda do Atlético-GO às nossas dependências. TEMOS que ganhar o jogo e GANHAREMOS.

Juventude, NUNCA te abandonaremos.

Texto de Fabio Berti

Torcedor Papo: não esqueça de fazer sua fezinha no bolão do Consulado.

14 comentários:

nandobassa disse...

Ótimo texto Fábio. Todos em Caxias sábado.

Viccari disse...

TODOS.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Eu vou.
E será uma jornada épica, tenho certeza disso. Lembraremos dese jogo como o jogo da nossa ressurreição.
AVANI PAPO!!!
FORZA JUVE!!!

Fernando Frizzo disse...

Com certeza estarei lá!!

Lugar de juventudista sábado é no Jaconi!!!

Mateus Brandalise disse...

AFUDEEEEEEEEE..FORZA JUVE

Anônimo disse...

Tinha que ser o Fábio..BAITA texto!!!diceted...Eu também vou na VAN, certo.. Todo mundo no JACONI sábado!!

Unknown disse...

isso aí! esse é o pensamento!!

Tonietto; L. disse...

Parabens à galera de POA! Abc

Pereira disse...

AVANTE !!!!

Sábado é O dia!!!

Cassio Cons disse...

Bah!
Parabéns Fábio, excelente texto! Todo juventudista deve estar no Jaconi neste sábado!

Pedro disse...

Ótimo texto e sábado todos ao JACONI!!!

FORZA JUVE!!!

Viccari disse...

E ae tigrada! Quem vai ir no almoção da Timemania? VAMO PRA CIMA DO ATLÉTICO! To vendo que a galera tá motivada!

nandobassa disse...

Viccari, eu teria se tivesse onde pousar. Viajar dois dias seguidos para Caxias fica muito ruim.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.