domingo, 3 de maio de 2009

JUVENTUDE X SINDICATO DOS ATLETAS PROFISSIONAIS DO RS

1º Tempo: Gatti; Da Silva, Renan, Allisson; Cicinho, Lauro, Walker, Mineiro; Edmar, Leo Dias; Mendes

O Juventude continua jogando naquele esquema com o Renan centralizado entre os zagueiros. Não sou contra esse posicionamento, apenas é fato que ele está sendo mal entendido pelo Renan, ou até mesmo mal ensinado pelo Gilmar Iser. O Renan por ser um volante, pode até jogar junto aos zagueiros, mas jamais atrás destes como tem acontecido frequentemente. Quando um dos atacantes adversários sai para buscar jogo, o Renan que deve acompanhá-lo - e não o Da Silva, como tem acontecido. Resumindo, o zagueiro pode até ser um terceiro zagueiro, mas jamais na sobra.

Da Silva continua o mesmo. Nada a comentar. O Allison se mostrou bom jogador. Canhoto com boa saída de bola, apareceu inclusive na frente algumas vezes - acertou 1 bom cruzamento e obrigou o goleiro a fazer uma boa defesa num chute da meia-lua da área. O problema é que essa zaga está extremamente baixa. Quando entraram os 3 novos zagueiros para o segundo tempo, a média da estatura da zaga aumentou pelo menos uns 10 cm. Isso me preocupa.

Logo a frente da zaga temos praticamente uma linha com 4 jogadores já conhecidos: Cicinho, Lauro, Walker e Mineiro. O primeiro continua sempre querendo dar um drible a mais. Vai na linha de fundo com grande facilidade mas não consegue traduzir isso em finalização para o time. Lauro se destacou no jogo apenas por armar confusão - deu aquela sua tradicional "chegada" no calcanhar do meia do sindicato e tomou um cotovelaço de troco - obviamente jogou a torcida contra o camisa 10 deles desnecessariamente. Walker o mesmo de sempre: roubadas de bola e poucas subidas para o ataque. Mineiro parece que finalmente desistiu de chutar todas bolas que recebe, mas tem insistido muito em correr na cruzada, ou seja, para o meio da área. Isso é produtivo algumas vezes - tanto que foi assim que fez o 1º gol do Juventude, quanto o goleiro
adversário de pouco mais de 1,70m não saiu de baixo do travessão e
nosso ala pode cabecar de dentro da pequena área - mas fazer isso
sempre não tem cabimento.

A dupla de armadores Edmar e Leo Dias até parece já ter conseguido algum entrosamento e hoje participaram dos 2 gols do primeiro tempo, mas ainda achei pouco para um time que pretende subir para a série A. No primeiro gol o Edmar errou o cruzamento, já que saiu muito fechado, e só resultou em gol porque o goleiro não foi capaz de desprender as travas da chuteira do gramado. No segundo, o Juventude pressionou a saída de bola do limitado time adversário. Mendes (!!!) cobrou a lateral para Edmar na linha de fundo, que tocou pra trás e achou Leo Dias sozinho para chutar no canto.

Mendes continua o mesmo: se adiantou sempre aos zagueiros, fez a parede algumas vezes, cabeceou uma na trave.

Para finalizar, foram 45 minutos com pouquíssima produção ofensiva considerando a extrema limitação do time adversário. Ofensivamente falando, Lauro tem que participar mais do jogo, Leo Dias tem que movimentar mais e os alas têm que começar a acertar os cruzamentos. Defensivamente falando, a zaga é muito baixa e o Renan está mal posicionado ("in my opinion"). 

2º Tempo: Carlão; Rogelio, ?, ?; Luiz Felipe, Tiago Renz, Alan, Fábio; Maycon, Leo Andrade, Kito.

Eu não conheço todos os jogadores do Juventude apenas pela cara (afinal eles jogaram com camisas de treino e nem número tinha), então peço desculpas por desconhecer os zagueiros do "time B" (e também caso eu tenha errado algum do outro).

Só assisti até os 15 minutos do 2º tempo, então nem posso opinar muito sobre essa etapa. Claramente o time do Sindicato já penava para correr em campo e logo a 2 minutos de jogo Leo Andrade foi na linha de fundo pelo lado esquerdo e achou Kito no meio da área para finalizar sem muita dificuldade.

Segundos antes de sair do Jaconi Leo Andrade marcou um gol de cabeça após um cruzamento da direita (acho que do Luiz Felipe), mas foi bem anulado pelo árbitro por ter empurrado o zagueiro.

O que posso destacar é a melhor estatura da zaga reserva. Um dele (o que jogou pelo lado esquerdo) infelizmente se mostrou extremamente duro, daqueles que de jeito nenhum podem marcar atacantes "faceiros". Os alas reservas são mais do meu agrado: atacam mais pelas pontas e costumam acertar melhores cruzamentos. Só vi o Fábio 15 minutos, mas é daqueles que "levam jeito" pelo menos.

Alan e Tiago Renz sem maiores comentários. Leo Andrade comprovou minha teoria de que é "Leão de treino", já que deveria ter algum motivo para os treinadores sempre colocaram ele - quando sabemos que em jogo ele não faz nada produtivo. Maycon continua sem produtividade alguma e Kito parece ser nossa melhor opção para a reserva do Mendes - pelo menos enquanto o Zé do Gol não tiver condições, seja elas burocráticas ou físicas.


Era isso...
Abraço pessoal!

Texto de Pablo Cavalcanti

3 comentários:

nandobassa disse...

VAMO SUBI PAPO!!!! CONTRA O CEARÁ VAMOS TODOS SUBIR PARA CAXIAS!!!!

Anônimo disse...

Os nomes que faltam: Ramon (volante do Ju, que estava emprestado ao Esportivo e retornou. Estava jogando no miolo da zagua) e William (zagueiro que atuou pelo lado esquerdo do campo. Ano passado jogou, pouco é verdade, mas, no Corinthians).

[],s

Maurício

Gui disse...

Contagem regressiva! falatam 21 vitórias para a séria A! Domingo faltarão 20, no Jaconi tem que ser 18 vitórias!!!!