sexta-feira, 19 de junho de 2009

Guerra e Paz

Em uma dessas noites de insônia – é difícil dormir bem com nosso time tão mal – me deparei assistindo a um programa na TV sobre a Guerra das Malvinas. Pra quem não sabe, as Malvinas são um arquipélago situado próximo a costa argentina, de domínio britânico que em 1982 foi motivo de discórdia entre os irmãos platinos e a Grã-Bretanha.

Essa história me fez pensar em muitas coisas com relação ao Ju. Primeiro, a nossa situação como clube de futebol no Estado, onde duas agremiações dividem os corações de boa parte dos gaúchos, e a atenção total da imprensa, fazendo com que os não-simpatizantes a eles pareçam uns ET’s em seu próprio chão. Depois, a nossa posição na tabela da Série B, frustrando a expectativa até dos papos mais pessimistas, agregada ao futebol apresentado pelo time.

E o que isso tudo tem a ver com Guerra? Tudo, ora! Temos que encarar isso tudo como uma guerra. Não com violência e buscando destruição alheia, mas com a seriedade e o prazer de cumprir um dever para com a pátria esmeraldina. Infelizmente, em alguns tópicos de listas de discussão e blog's na internet, já li alguns comentários do tipo “assim não dá”, “larguei de mão”, “vou deixar de ser papo” e por aí vai. Mas isso, como em toda guerra, é normal. Nem todos os soldados chegam vivos ao final das batalhas, apenas os mais fortes sobrevivem, muitos ainda com sequelas pra vida toda.

Chegou a hora da verdade, de saber quem são os papos de fé. O Ju, em uma decisão administrativa no mínimo discutível (se não pela culpa, pelo rigor) perdeu dois mandos de campo, tendo que jogar fora do Jaconi. O que fazer? Apoiar, torcer, lutar, fazer esses próximos 6 pontos virem na marra se for preciso. Fazer a sua parte. Nem todo mundo pode ser General, ou estar no front, no nosso caso, dentro das quatro linhas, mas todo soldado alviverde tem a sua missão: trazer o Ju de volta a Série A, que é nosso lugar. Não assim, "no mas", e sim batalha a batalha.

Teremos grandes adversários e adversidades no caminho? Claro. Mas lembrem-se: a maior potência mundial saiu derotada em uma Guerra contra um tal de Vietnã. Fomos injustiçados, ou fomos pegos como Cristo? Mas uma vez a história nos traz o exemplo: o Japão, após ataques kamikazes, sofreu com duas bombas atômicas, se rendeu, mas hoje é uma das maiores economias do mundo.

Por isso, papo de fé, faça sua parte. Seja aqui na Região Metropolitana amanhã à noite, junto com os Papos da Capital, seja em Caxias, lembre-se: somos todos de um mesmo exército, e com um mesmo objetivo. Eu não sei se no final, conseguiremos atingir a tão sonhada vaga entre os 4 que sobem. Mas eu quero estufar o peito e, assim, como os pilotos argentinos de 82, dizer: “Com a nossa vontade e desejo, mesmo com recursos escassos, enfrentamos a maior Armada do mundo de igual pra igual”.

AVANTI PAPO!


Texto de Rudimar Schreiber Jr.

6 comentários:

Viccari disse...

Nossa!! Conseguiu resumir o que eu sinto e o que eu gostaria de ver no meu Juve!! Baita texto. Agora, façamos acontecer!!!!

Cassio Cons disse...

Rudi, me arrepiei lendo esse texto! Muito bom! E essa frase final resume o que todo juventudista quer estar sentindo no final desse ano.

FORZA JUVE, RUMO À SÉRIE A!

Gui disse...

baita texto, parabéns Rudi! Acho que já tenho minhas sequelas, hehe

nandobassa disse...

Vamooooooooooooo!!!!!!!

Tiago Dal Zotto disse...

Grande Rudi! Texto excelente. Meus parabéns por ter resumido de forma tão brilhante o que é ser juventudista.

A RESISTÊNCIA

Anônimo disse...

PERFEITO! BAITA TEXTO MESMO!!
AVANTI PAPADA!!! FORZA JUVE!!! (MATEUS BRANDALISE)