domingo, 22 de março de 2009

Brasil 0x0 Juventude

Buenas, pessoal.

Escrevo um dia após um jogo que teve um mau resultado (na minha opinião), mas que pareceu valorizado pelo time. Concordo que todas as circunstâncias (melhor jogo do Brasil no campeonato, "pressão" no Bento Freitas, atuação fora de casa, aspecto psicológico do "tudo ou nada" para eles, etc, etc) levam a crer que o empate foi um bom resultado. Porém, acho que faltou um pouco de imposição técnica e física, e essa foi a impressão de outros Papos da Capital também, pelo que pude ver nas listas de emails.

A viagem

Graças ao nosso ilustre cônsul, estávamos (Bassa, Frizzo, Gui e Viccari) prontos, com tudo comprado e em Canoas (ponto de encontro com a galera que vinha de Caxias) umas 3h antes do horário que eles chegaram lá. Tudo bem, o cônsul não teve culpa, e a gente aproveitou para jogar um escovão, agora com o baralho oficial do consulado, que não é espanhol mas é Copag, eheheh.
Aí pelas 3 da tarde, algumas cevas a menos no isopor e a mais na pança, juntamente com um finíssimo morte lenta de R$1,50 do centro de Canoas, chegou o ônibus. Durante a viagem, um acontecimento inusitado: Frizzo e Bassa tomaram 20 x 2 de Gui e Viccari em duas rodadas, caracterizando uma lavada como nunca antes vista na história da escova mundial. Nem jogamos a terceira pra não humilhar demais, e a vitória foi decretada mesmo antes dos 21 pontos, eheheh. 3h de festa e mais ceva, e chegamos a Pelotas. O ônibus parou em frente a um quartel, para acertarmos a escolta até o estádio. Alguém teve a brilhante idéia de urinar na parede do quartel, o que quase causou confusão e causou muitas ameaças dos policiais, eheheh. Na foto, a galera, liquidada, em frente ao quartel, já em Pelotas.



Chegamos, então ao Bento Freitas. Estádio humilde e acanhado, com um público baixo (levando em consideração a puxação de saco da RBS). O que se viu foi o esperado: muita ameaça dos xavantes (e nisso eles são bons, tentar meter medo, ganhar no grito e tudo o mais), dos policiais caseiros (acreditem!), muitos objetos atirados em campo, pedras voando e tudo o mais. Mas em nenhum momento senti que a cobra ia fumar. Como sempre, ameaçaram bastante, mas ficou só nisso. Os xavantes amam seu time, disso não dá pra duvidar. Mas o ambiente e os acontecimentos passaram toda a impressão de jogo de várzea, ou de Gauchão anos 50. Na foto, o Bento Freitas, vazio, 15 minutos antes da bola rolar.



O jogo não foi dos melhores. Vi uma ótima partida do Gatti, com uma falha no final, onde eles reclamaram pênalti, mas eu, na hora, achei que foi um choque meio normal. Perdemos algumas boas chances (2 cabeceios e um chute do Mendes, e uma ótima chance do Maycon). Acho que o empate até foi justo, pois eles também perderam algumas chances.
Enfim, valeu por ver o Brasil praticamente rebaixado. Com certeza o clube e parte da torcida não merecem, e é uma pena que isso seja fruto de um acidente terrível. Mas uma pequena parte da torcida merece isso, principalmente os que não ainda sabem receber uma torcida adversária (em pleno ano 2009) e acham que vão ganhar todos os jogos no grito e na porrada. E, óbvio, quem mais merece isso é a RBS, que tanto puxa o saco.
Na volta, mais um chá de ônibus até Canoas, onde pegamos o carro e voltamos a Porto Alegre, tristes com o resultado, mas felizes por mais um jogo invictos. Quarta é o Avenida, dentro de casa, e esperar menos que a vitória no Jaconi é inadmissível contra qualquer clube.

Abraço e até mais

13 comentários:

Fernando Frizzo disse...

A culpa não foi minha que o busão atrasou... e o placar do Escovão está 2 a 1 pros Fernandos contra o resto.

nandobassa disse...

Valeu pela viagem, pelas histórias, tragos e apelidos novos.

Anônimo disse...

Cara, que posto divertido...aquela "levada"da escova é impagável...No mais, vcs, mais uma vez, me orgulharam..Forza JUVE!! BOB

Viccari disse...

Hmm, "os Fernandos" soou meio gay, mas tudo bem. E 20x2 não tem discussão, mesmo que vocês tivessem ganho 20 escovas a 2, um 20x2 em duas rodadas é indiscutível! Vamo que vamo!

Anônimo disse...

Melhor idéia do sábado: nos encontrarmos as 10:00 da matina para pegarmos o onibus que iria sair de Caxias as 11:00 e acabou chegando em Canoas as 15:00!
Camisa do JÚ: 129,00
Ingresso para o jogo: 15,00
Meter 20x2 em duas rodadas: não tem preço!!!!!!

Viccari disse...

Gui: melhor ainda do que se encontrar às 10h na Cidade Baixa é passar na casa do Bob (pra pegar o trapo) às 9h, pra poder cumprir o horário combinado. Cara, 20x2 em duas rodadas nunca mais vai ser superado, eheheheh.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Meu Deus, que humilhação: 20 a 2 em duas rodadas? Isso é digno (?) de Guiness. Quarta pra cima do Avenida. Forza JUVE!

Anônimo disse...

parabens pela atitude!! representando o verdao la na terra do mito (xavante maior do RS) heheh
abraco!

nandobassa disse...

Podia ter escolhido uma foto em que o pessoal não estivesse com a aparência, por assim dizer, de estarem completamente bêbados. Abs

Viccari disse...

Bassa: essa foi a única foto tirada. Se tu tiver outra, manda que eu adiciono e/ou troco, heheeh. Mas acho brabo não passar essa aparência em alguma foto, por motivos óbvios :)

Anônimo disse...

Só para deixar claro, caso meu pai leia esses comentários, aquela era a primeira cerveja que estava tomando, depois tomei só mais uma antes do jogo, hehehehee, e a cara é de não ter dormido, não estou embreagado!! puts, será que colou!?

Fernando Vasquez disse...

Vi esse "post" na época do jogo (uns dias depois), e fiquei com uma frase entalada na garganta ("valeu por ver o Brasil quase rebaixado").
Hoje, sem querer reencontrei o post e posso garantir que a vitória Xavante Dentro do Jaconi, mandando o JuventuDDD para a 4º divisão nacional tem um gosto muito mais saboroso, do que aquele empate aqui na Baixada, pra voces.
É, amigo...nada como um dia após o outro!

Viccari disse...

Engraçado, caro Fernando. Só uma parte do comentário ficou engasgada? Por que tu não citaste todo o contexto? Vou reproduzir o trecho do qual estou falando:

"Enfim, valeu por ver o Brasil praticamente rebaixado. Com certeza o clube e parte da torcida não merecem, e é uma pena que isso seja fruto de um acidente terrível. Mas uma pequena parte da torcida merece isso, principalmente os que não ainda sabem receber uma torcida adversária (em pleno ano 2009) e acham que vão ganhar todos os jogos no grito e na porrada. E, óbvio, quem mais merece isso é a RBS, que tanto puxa o saco."

Tu só podes ser da (pequena) parte da torcida que mereceu o rebaixamento.

Sobre o crédito pelo rebaixamento do Juventude, todos querem este gostinho, inclusive o outro time da mesma cidade que nós, aqueles que mudam de nome e de cores a cada par de anos. Mas eu te garanto: o Juventude caiu por sua própria incompetência. Vocês não têm mérito algum nisso. Aliás, tá aí mais uma coisa que Brasil e Caxias têm em comum: têm a necessidade de ficar procurando conquistas das quais se vangloriar, pois dentro de campo não as têm.

Enfim, sobre o "nada como um dia após o outro", creio que não tens muito o que comemorar. Mas se tu és feliz ao ver outro representante do Interior em divisões inferiores (e ainda por cima um time que nem rivaliza com o teu), só sinto pena de ti. Talvez sejas duplo-militante, não sei.

Continuo na torcida pelo acesso do Brasil e também do Pelotas, embora parte de suas torcidas não mereçam. O futebol do Interior só tem a crescer quando os seus times mais tradicionais crescem.

Um abraço e obrigado pelo comentário.