terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Em busca da partida perfeita

Salve Papada.
Passadas mais de 24 horas da eliminação, é hora de pararmos de lamentar a chance perdida, focar o que ainda nos resta e aprendermos com o que foi feito errado. Desde domingo, tenho lido e ouvido algumas considerações acerca do modo de jogar do Juventude. E tenho me atentado mais ao que é pronunciado pelo nosso treinador. O Picoli tem batido na tecla que o problema não é tático, e sim de atitude. Eu acrescentaria a esta observação dois detalhes: atenção e qualidade.
Nao quero pegar nenhum jogador nosso para Cristo. Diferente das "análises" feitas no calor do jogo, refletir sobre o que se viu e se filtrar as impressões normalmente tem um índice de acerto maior. Dito isto, gostaria de usar o nosso meia-armador como exemplo. O Athos demonstra que tem qualidades, e costuma aparecer muitas vezes nos lances decisivos. Domingo não foi diferente: tabela com Jardel no primeiro gol nosso e marcando o segundo gol sendo oportunista, estando no lugar certo na hora certa. Mas é pouco pra um jogador com as suas virtudes. Não pode um camisa 10 de qualquer time (e especial de um time carente de grandes estrelas como o nosso) se esconder em campo e aparecer só 'na boa'. No jogo em Novo Hamburgo, me ative a cuidar por 5 minutos seguidos seu posicionamento e movimentação em campo, e o que vi foi nada. Um jogador completamente desligado da decisão. Aqui foi um caso em que faltou atenção e vontade.
Já no nosso sistema defensivo, a mudança tem que ser mais incisiva. Temos tomado muitos gols, principalmente fora de casa. Foram 11 em 5 jogos longe do Jaconi. É muita coisa! Já foi dito que nossa defesa foi onde mais se mexeu do ano passado pra cá, mas vai ter que continuar mexendo. Talvez entrada de um outro jogado no miolo da zaga, ou quem sabe um volante diferente na primeira função. Ou ainda laterais que marque e apoiem, que tenham virtudes ofensivas E defensivas. Ou talvez tudo isso. Que a semana de treinos sirvam para começar a mostrar o caminho daqui para frente. Ainda tem muito em jogo nesse campeonato (falo sobre isso em um próximo post), e não admito ver o Juventude sem a ambição de não ser apenas coadjuvante. Vencer ou não é do jogo, mas querer depende de nós.
Tenho dito.

7 comentários:

lucas disse...

nunca vi um time que os zagueiros nao levam cartao e mao fazem faltas.

Fabio disse...

Também percebi especialmente nos jogos fora de acasa a apatia do Athos. O mesmo digo para o Nem, que esta fazendo jus ao nome...nem marca, nem ataca, nem acerta um passe. Ai fica difícil. Acho que o Picoli tem muita culpa, especialmente nesta derrota. Empatar aos 39 do segundo tempo um jogo decisivo fora de casa e conseguir levar um gol de contra ataque aos 46 é no mínimo falta de organização. Por mais ruim que seja o time, se fechar atrás e dar balão para frente não é tão difícil. Sem falar quando o time fica com um jogador a mais e não sabe o que fazer com a bola.

Pimmel disse...

Eu discordo a respeito da culpa do treinador, até pode ter um pouco mas pouca culpa. Três erros individuais perdemos o jogo.
1 - goleiro do JU
2 - ZULU
3 - Eduardo Martini
Primeiro gol bola alçada do meio da rua é sempre do goleiro tenque antecipar ao atacante se ver nas imagens o goleiro chegou atrasado na bola para soquear.
Segundo gol (ZULU) O zagueiro deu uma penteada na bola o ZULU em campo ele não ia fazer isso, é a posição que ele semprefica em bolas paradas.
Terceiro gol MARTINI, nunca acerta um passe em saidas rápidas esta vez errou e aconteceu todo o lance que surgiu o gol.

Samuel Corso disse...

Realmente, o Athos tem se mostrado mt fraco. Caso queiramos algo a mais nesse ano, ele deve ser reserva.
Quanto ao 3o gol do Nóia, n sei como acharam q iríamos virar em um lance de escanteio, sendo q esse é um dos lances de ataque que tem o menor índice de gol. E nesse lance, faltou uma atitude de imposição do sr Picoli, q deveria ter mandado amorcegar o jogo. Enfim, falta mt p ter uma time competitivo.....

Anônimo disse...

No lance do último gol, o zagueiro tinha q ter metido o pé no cara e feito a falta... Naquelas alturas, melhor uma expulsão do que a eliminação.... Falta malandragem nos caras! Falta muito ainda para poder empolgar... um ou dois jogos não basta, queremos em todos!!! Acho que a torcida deve protestar de alguma forma!!

Viccari disse...

Bom, galera. Élder Granja tá aí. Pedimos reforços e eles estão vindo. Tenho um pouco de medo pois o cara tá parado há alguns meses, mas é um bom reforço. Alex Telles volta quando? Por mim, o Picoli já deveria começar o returno com o Follmann no gol também. Agora é a hora de testar, que não faça isso no Brasileiro. Ainda falta um zagueiro, um meia (só temos o Athos, que anda sim desligado) e um atacante (Belusso até agora não correspondeu, e nem o Nico).

E me desculpe, Pimmel, mas vai ter jogos em que o Zulu não vai estar lá. Não podemos depender dele. E mesmo com ele em campo, levamos uma pá de gol em bola aérea.

Bassa Abimael disse...

Inadmissível que joguem copa do mundo contra o greminhu e amarelem contra o nóia.