sábado, 8 de maio de 2010

Projetando o time...

Conforme prometido no post "Los uruguayos", já é possível começar a especular como jogará o Juventude na série C.

Iniciemos pela tática. Considerando que, segundo os próprios dirigentes, a principal contratação do ano foi o Júlio Madureira, isto obriga o time a ser escalado com no mínimo 2 atacantes. O Madureira é do tipo que se movimenta muito, que necessita de alguém com quem jogar. Sendo assim, requer um centroavante de referência um pouco a sua frente ou outro atacante de movimentação ao seu lado - naquele famoso "quando um sai o outro entra".

Ainda seria possível escalar o time com 3 atacantes, mas acho isso pouco provável pelos poucos atacantes do plantel. Imagino então um time no 4-4-2:

Jonatas - Luiz Felipe, Bruno Salvador, Edson Borges, Calisto - Umberto, Júlio César, Christian (ou Cristiano), Jander (ou Cristiano) - Madureira, Ismael (ou Hiago)

Apesar de Cristiano, Jander e Christian serem grandes incógnitas, espero que sejam melhores jogadores que Alan e Fabrício, seus reservas que já sabemos terem qualidades limitadas. Além disso, é bom lembrar aquela nossa pesquisa (clique aqui para ver) que revela Fabrício como atacante, e não meia.

No ataque preferi Ismael à Hiago porque acredito que suas características são mais interessantes para jogar ao lado de Madureira. Já que os dois volantes tem características totalmente defensivas, os dois laterais poderiam até apoiar ao mesmo tempo e realizar triangulações com os meias.

Meu segundo time imaginário fica em 3-5-2. Segundo informações que chegaram de Santa Catarina, o zagueiro Rafael teria boa qualidade técnica e poderia dar razões para um trio de zagueiros. Mas para isso, Umberto ou Júlio César teria que sair do time, assim como um dos meias. Esse esquema possibilita também a entrada de Gustavo como titular. Conforme muito já expliquei aqui, ele não possui nem características defensivas suficientes para ser volante e nem ofensivas suficientes para ser meia, suponto um 4-4-2. Mas, como segundo homem de meio em um 3-5-2, essas características mistas podem ser bem aproveitadas naquele conhecido estilo "motorzinho". Ficaria assim:

Jonatas - Rafael, Bruno Salvador, Edson Borges - Luiz Felipe, Umberto, Gustavo, Christian (ou Cristiano ou Jander), Calisto - Madureira, Ismael

Continuaria a incógnita na articulação, mas não mais no ataque. No 3-5-2 é essencial uma referência no ataque, e Hiago seria opção menos viável.

Comentando a possibilidade de outras contratações... Não acredito que um jogador do Lajeadense possa chegar e ser diretamente titular, por isso nem cogitei Celsinho no lugar de Luiz Felipe nenhuma vez. Everton Garroni não demonstrou no Porto Alegre qualidades que pudessem desbancar Umberto ou Júlio César.

Falando dos garotos. Espero, sinceramente, que Bressan e Vitor tenham maior prioridade para serem utilizados, quando necessário, do que Fred. Além disso, gostaria de ver Alan treinando como ala-esquerdo. Eu não acho que ele um dia vá conseguir se firmar como um bom articulador, então suas boas qualidades de passe e cruzamento poderiam torná-lo opção para jogos que é necessário sufocar o adversário, sendo bem mais ofensivo que Calisto.

Acho que depois dessa análise ficou evidente que ainda precisamos de, pelo menos, mais um meia ofensivo e dois atacantes. Mas considerando o plantel atual, o que é melhor? Jogarmos no 4-4-2 ou 3-5-2? Comenta aí gente...

11 comentários:

Rudi disse...

3-5-2, com certeza! Pelo menos dentro das 2 opções apresentadas pelo blogueiro (eu ainda insisto no meu teimoso 4-3-2-1 bem treinadinho...). Apesar de eu ainda achar que tem lugar nesse time pro Hiago, nem que seja entrando aos poucos no time titular.

Pablo Cavalcanti disse...

Rudi, 4-3-2-1 (também conhecido como esquema "árvore de natal") como?

Tu acha que o Madureira não tem condições de ser titular ou tu realmente acha que ele pode jogar sozinho no ataque?

Rudi disse...

Não é porque a diretoria acha que o Madureira é a maior contratação do ano que eu sou obrigado a achar. Mas se ele for melhor nos treinamentos e merecer, não tenho nada contra ele ser titularríssimo, muito pelo contrário. Só que no "nome" ele não pode ser escalado. Só isso...

Pablo Cavalcanti disse...

Rudi... Digamos então que ele não ganhe a vaga só no nome. Quem vai ser a ponta da árvore de natal? O atacante isolado?

Não adianta escolher um esquema se não há um plantel capaz de assim jogar. Um time tem que ser escalado de acordo com as opções disponíves, e não o contrário.

Viccari disse...

4-4-2. E não acho o Alan mais ofensivo do que o Calisto. No más, plenamente de acordo.

Fernando Frizzo disse...

To achando pelos zagueiros contratados (e falta de ataque) que a tendência é um 3-5-2, o qual eu apoio!

Doug disse...

3-5-2

Mas ta ruim esse time ainda. Precisa de mais qualidade no ataque.

Rudi disse...

Pablo, respondendo a tua pergunta: Jonatas; Luis Felipe, Bruno Salvador, Edson e Calisto; Umberto, Julio Cesar, Gustavo; Christian (ou Cristiano, ou Jander, ou ...) e Hiago; Ismael. Pode ser?
Ainda acho, com as peças que temos (e com centoavante de área), um sistema viável.
Agora, se não der certo, pode escalar o Julio Madureira e tirar um do meio, sem problema.

Pablo Cavalcanti disse...

Rudi, conforme post de algumas semanas atrás, o Hiago é atacante e não meia.

Portanto, tu sugeres um 4-3-1-2.

Mas eu só jogaria com Umberto, Julio Cesar e Gustavo juntos se o Umberto ficar posicionado como 3º zagueiro e liberar os alas. E daí já teriamos um 3-5-2. Senão é muita gente atrás da linha da bola.

Mateus Brandalise disse...

Muito boa a análise. Com relação a lateral direita, nunca vi o Celsinho jogar, mas deve jogar mais e ter mais comprometimento com o clube do que o CRAQUE Luis Felipe.
Quanto ao Alan, já deveria ter sido mandado embora, ela é MUITO RUIM.
Chegou o Marcos Paraná também....com a quantidade de meias contratados, não acredito numa formação no 3-5-2. Aposto num 4-4-2 com dois volantes e dois meias. abraços e FORZA JUVE

Abimael disse...

Por que não se usa mais o 4-3-3 ?