sábado, 1 de maio de 2010

caJU de Juniores

Hoje, como não poderia ser diferente estando em Caxias do Sul, me dirigi ao Alfredo Jaconi assistir ao caJU de juniores. Tempo bom, bom público, Juventude já classificado e o rival tendo que pontuar para poder ainda ter ambições de classificações.

O primeiro tempo foi deprimente de se existir. Aos 4 minutos, o time dos funcionários do Grupo Voges conseguiu abrir o placar em uma falta. Cruzamento da intermediária, a zaga não subiu (lembrando a dos profissionais) e numa casquinha alguém vestindo grená achou o cantinho de Follmann. Nos poucos lances antes disso o Juventude já parecia que era quem teria mais ações ofensivas no jogo. Depois desse lance a coisa ficou ainda mais evidente. Os laterais grenás não apoiavam, os volantes e os zagueiros afastavam qualquer ofensiva verde e os atacantes várias vezes ficaram impedidos tentando puxar contra-ataques.

O técnico do Juventude é o mesmo que comandou o time sub-18 na brilhante campanha da Copa São Paulo deste ano. E implica neste time de juniores a mesma postura tática daquela: um 4-4-1-1. Mas, enquanto na Copa SP havia o Hiago no primeiro "1" que fazia a diferença do time, chamando o meio-campo para o ataque, invertendo jogadas e imprimindo velocidade para cima da defesa, neste time não havia ninguém com essa característica. Natan, que por ali jogava hoje, pouco se movimentou e acabava sendo facilmente neutralizado, dificultando as ultrapassagens dos meias mais abertos (Alex e Dudu) e deixando isolado o centroavante (Alex Espindola).

Mas no segundo tempo a coisa mudou de figura. Um pouco dessa mudança se deu pelo recuou de Alex Espindola para a posição de armador, entrando o centroavante Morais no lugar de Natan. E muito mais dessa mudança por uma troca de posições que nunca tinha visto antes: os dois meias abertos (Alex e Dudu) foram recuados como laterais e os laterais (Gustavo e Michel) foram jogar como meias. Isso deu uma movimentação muito mais dinâmica de ataque ao time, confundindo muito a defesa grená, que acabou tendo que cometer dois penaltis. Ambos bem batidos por Gustavo e Alex Espindola, nesta ordem, colocaram o Juventude à frente do placar.

Ao final do jogo, o time oriundo do cemitério resolveu finalmente sair de trás e teve até uma chance de empatar a partida (em nova cobrança de falta frontal que a zaga não afastou). Mas, em contra-ataque totalmente individual, Morais atravessou metade do campo, passando por 2 defensores e, contando com a sorte, encobriu o goleiro quando seu chute bateu na perna de um defensor. Marcou um belíssimo gol e fechou a tampa do caixão.

Os juniores do Juventude deixaram uma belíssima impressão neste segundo tempo. Continuam invictos na competição e ainda mais isolados na liderança do grupo. Estou ansioso para que tenha jogo em Porto Alegre. Os Papos da Capital estarão lá, como sempre.

31 comentários:

Viccari disse...

Grande vitória sobre o eterno freguês. Aliás, nem sabia que o Flamengo tinha categoria de base. Se tiver jogo aqui em POA, certamente temos que ir.

Rudi disse...

Freguês em Caxias usa Rider: deu férias para seus pés... Filhos são filhos até no Sub-20!

Anônimo disse...

Pergunta: quantos, dos últimos 10 CAJUs, o JUVENTUDE (time profissional) venceu???

Adilio Zaffari disse...

É isso ai Viccari,estaremos em força maxima!
Dá- JU

Igor disse...

Assim eles poderão voltar para seus tornos e fresas na metalúrgica do patrão!!

Tiago Dal Zotto disse...

Pergunta 2: quantos dos últimos 259 caJUs o Juventude (time profissional) venceu?

De qualquer maneira, deu a lógica. Mais uma vez.

Abimael disse...

Ganhar dos cadáveres em putrefação oriundos do cemitério é uma obrigação. Não podemos ter um time de jovens jogadores que comete falhas como a apontada pelo blogueiro (gol do Caxias). temos que corrigir, buscar a perfeição, para almejar um futuro melhor ao nosso alviverde.

Anônimo disse...

Ninguém sabe a resposta????

nandobassa disse...

Normal. Contra o GREMIO FLAMENGO é sempre assim.

Viccari disse...

Bob secador.

Pablo Cavalcanti disse...

Eu sei a resposta Bob. E tu como juventudista também deveria saber.

Viccari disse...

Bob, dos últimos 10 Ca-Jus, em quantos tu foi?

Anônimo disse...

eu não sei a resposta, assim como vcs não sabem também....E para bom entendedor tudo já foi dito...

Anônimo disse...

dos últimos 10 cajus ei só fui naquele da derrota por 2 x o, no jaconi, gols do denner e daquele estrangeiro...so what????

Pablo Cavalcanti disse...

O "estrangeiro" no caso se chama Júlio Madureira e atualmente está no Juventude.

Para qual time tu torce mesmo Bob?

Tiago Dal Zotto disse...

E a minha pergunta, Bob?

Anônimo disse...

Eu já respondi antes: Eu não sei a resposta!

Rodrigo Papo de Cxs disse...

Parabéns galera pelo melhor blog papo que tem!! Sou de Caxias e entro direto pra ver os comentários de vcs. Grande abraço

Rodrigo Papo de Caxias

Guilherme Molin disse...

"gols do denner e daquele estrangeiro...so what????"
bah, ri muito agora
o bom é que mesmo nos dias chuvosos do nosso inverno, na casa do Bob pode-se lavar a roupa a vontade, que em minutos ela ta sequinha!
Não importa quantos dos últimos 10 nós ganhamos, importa é ganharmos os próximos 2!

Doug disse...

Eu fui, primeiro tempo o Ju nao se achava, mas no segundo foi muito bem. O Caxias, durante o segundo nao passou da metade do campo.
Um senhor que estava proximo disse "- esse time deveria ter jogado o gauchao". Realmente, tirando a forca fisica, do resto eles sao melhores que aqueles que se diziam profissionais. No mais,este eh o melhor blog do Ju como disse o Rodrigo. FORCA JUVE

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Me dei ao trabalho e pesquisei os últimos 10 ca-Jus (em Gauchão, entre times “A”)
Ju 1 x 1 - 2010
Ju 0 x 2 - 2009
Ju 0 x 0 - 2009
Ju 0 x 1 – 2004
Ju 2 x 1 - 2004
Ju 0 x 0 – 2003
Ju 5 x 3 - 2003
Ju 1 x 2 – 2001
Ju 1 x 0 – 2001
Ju 0 x 3 – 2000
Ju: 3v 3e 4d
Se só teve 10 ca-Jus em 11 anos, não foi por culpa do Ju. Foi porque o outro time da cidade é morredor...
E tem mais, esses números (e os outros divulgados) demonstram um equilíbrio, como é de se esperar em qualquer clássico. Mas o fato é que, mesmo na nossa pior fase, mantemos a vantagem histórica sobre o rival, viu Bob?

Anônimo disse...

Thanks RUDI.....

Guilherme Molin disse...

mas já que eu não sou bom entendedor "como o Bob", qual a moral do histórico dos ultimos 10 jogos?

Rudi disse...

A moral é a seguinte: "Estatística é a arte de mentir usando números", mas se engana quem quer. Somos mais e melhores que eles, independentemente dos últimos 10 ou 100 jogos. Só que tá na hora de depenar esses galináceos de novo. No futebol, importante sempre é ganhar o próximo.

Fernando Frizzo disse...

E referente a quanto está o "Placar de caJUs":

Time dos vários nomes: 85
Empates: 84
ESPORTE CLUBE JUVENTUDE: 94

Eh... pelo jeito eles vão precisar de uns 20 anos de péssima fase do Ju pra chegar PERTO!!

Tiago Dal Zotto disse...

Então eu também sou mau entendedor. Por que 10, e não 263? Número cabalístico? Runas? Tarot? Feng shui? Metafísica?

Anônimo disse...

Tá bom. Eu explico.. É que, um dia eu estava.....

Viccari disse...

Bob, eu sou um péssimo entendedor. Por favor me explica onde tu quer chegar e para de enrolar. Qual teu intuito? Sinceramente, ainda não entendi.

Guilherme Molin disse...

intuito de torrar a paciência dos outros!

Anônimo disse...

É simples, como eu não conheço e não acompanho as estatísticas de CAJUS, eu queria saber quantos clássicos nós ganhamos dos últimos 10. Simples assim, mas ninguém queria me responder..Caso encerrado...

Rudi disse...

Só pra deixar claro: eu acho MUITO mais importante a gente ganhar os ca-JUs no profissional, mas não por causa do retrospecto dos últimos 10 jogos. Eu quero ganhar dos caicai sempre!