terça-feira, 25 de agosto de 2009

Juventude 4x1 Guarani

Finalmente temos um lateral-esquerdo! Finalmente temos um meia-armador! Finalmente Lauro voltou! Finalmente vencemos jogando bem!

Fica óbvio para todos que a vitória do Juventude se deu pela pressão avassaladora do início de jogo. Logo a 1 minuto, Marcos Denner achou uma brecha no meio da defesa bugrina e cabeceou para abrir o placar. Na saída de bola, recuperamos a bola e Luiz Felipe arrancou para ampliar o placar – que mesmo com a colaboração da panturrilha de Márcio Alemão, foi um belo um gol.

Pois mesmo com 2 a 0 no placar, o alviverde continuou dominando a partida e sem muito esforço chegou ao 4 a 1. Primeiramente, então, destaco alguns pontos positivos:

- Bruno Teles: cansou no segundo tempo, mas já demonstrou ser o lateral que o Ivo procurava para passar a escalar o time com uma linha de 4 atrás. É alto, tem bom poder de marcação e quase surpreendeu numa arrancada ao ataque.

- Lopes: demorou uns 20 minutos para se “reacostumar” com a bola, mas quando o fez, coordenou o jogo como há muito tempo ninguém fazia pelo Jaconi.

- Lauro: só não foi o melhor em campo porque Denner marcou 3 gols. Ladrão de bolas e “virador de bolas” que a gente conhece.

- Jackson: talvez até merecesse ter tomado um cartão amarelo, mas acabou com qualquer tentativa de ataque campinense durante todo primeiro tempo (ou seja, enquanto teve pernas). Muita vontade, disposição e bons passes quando necessário.

- Marcos Denner: além de marcar os 3 gols, se movimentou muito e de maneira eficaz. Banco pro (poste) Mendes.

Mas, como não poderia deixar de ser, destaco também alguns pontos negativos:

- Leo Dias: apesar de eu não ter destacado todos os jogadores nos itens acima, todos tiveram boa atuação. A única exceção foi esse meia-armador. Não conseguiu armar nada: nenhum passe criativo, nenhuma tabela, nenhuma ultrapassagem. E além de tudo criou uma avenida para o apoio do lateral direito adversário apoiar: inúmeras vezes deixou Bruno Teles no 2 contra 1, que por sorte (ou competência) se saiu bem na maioria das vezes. Acho que o Ivo tem melhores condições de desempenhar este papel (de marcar lateral e também fomentar o ataque). Ou até mesmo o Bruno, trocando o Zezinho de lado.

- A postura ofensiva do segundo tempo: sofremos inúmeros contra-ataques mesmo ganhando o jogo por 3 a 0. Era desnecessária a pressão quando já tínhamos o jogo sob controle. A entrada de Gustavo (no lugar de Leo Dias) parecia que corrigiria isto, mas não foi o suficiente.

- O preparo físico: é preocupante quando 2 jogadores saem com cãibras. Apesar de o Bruno Telles ter recém chegado e o Jackson ser apenas um garoto, isto e as inúmeras lesões musculares dos últimos tempos indicam que algo tem que ser revisto na preparação dos atletas.

Por fim, acredito que com um pouco mais de atenção do Sr. Ivo Wortmann no que diz respeito à marcação e mantendo a atitude de ataque, temos condições de aproveitar as grandes dimensões do Castelão e surpreender o embalado Ceará. Todos ao Funilaria!

Texto de Pablo Cavalcanti

5 comentários:

Anônimo disse...

E até o Pablo tá acreditando, quem sou eu para duvidar???? Grande texto, pablito...Precisamos de uma sequência de 3 vitórias seguidas para embalarmos de vez... Tempo ainda tem..

Viccari disse...

Isso aí, Bob e Pablo. Mais um motivo para jogarmos pela vitória hoje, como o Pablo ressaltou. O cavalo está encilhado na nossa frente: goleamos um forte candidato ao acesso, pra dar moral logo antes de um jogo dos mais difíceis, contra o Ceará fora. Depois, é Duque de Caxias em casa, ABC fora e Brasiliense em casa. Dá para ganhar os três. Em casa, sou mais Juventude contra QUALQUER adversário. ABC fora dá pra ganhar. Com essa sequência (seriam 5) de vitórias consecutivas, pelas minhas contas ficaríamos a uns 5 pontos do G4. Aí o bicho pega.

Viccari disse...

Óbvio, não poderia deixar de ressaltar: apesar da costumeira cornetinha do Pablo, ele fez alguns elogios e está otimista. Isso é um evento tão raro que merece destaque.

Fernando Frizzo disse...

Só um pequeno detalhe Pablo, o Bruno Telles saiu pq foi pisado num lance por um atacante do Guarani (senão me engano akele parecido com a Vanessa da Mata).
Mas ele tava sim em condições de continuar o jogo, e saiu mancando muito (precisando de apoio pra caminhar inclusive).
Se até o Pablo está confiante é porque a vitória foi incrível e ninguém tem o direito de não acreditar nesse time!!!

Pra dentro deles JUVE!!!

nandobassa disse...

Vamo que vamo. Estarei no bar desde cedo, aquecendo.