quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Final de Temporada? - Algumas Considerações

Salve Papada!
Chegamos ao final da temporada 2011 do futebol profissional do Juventude. E o fizemos com título, o que sempre é bom. Pode não ter sido o troféu mais importante do mundo, mas com certeza foi o máximo dentro das nossas possibilidades. Aos poucos, vamos nos tocando da nossa atual situação dentro das quatro linhas e, com isso, podemos retornar a escalada rumo a lugares mais ao sol.
Hoje, infelizmente, nossa realidade é essa: disputar com os outros clubes do interior do RS (e aqui neste post incluo sempre os da capital fora duplinha neste grupo) o lugar de mais destaque nas competições regionais e brigar con outras equipes de igual para igual nas divisões inferiores das competições nacionais. Digo isso sem esquecer que temos a obrigação de fazer isso e nos impor perante esses adversários, como foi nesse ano com os títulos de Campeão do Interior do Gauchão e da Copa FGF. Porém, também relembro a todos que nos últimos anos nem isso estávamos fazendo.
Caros papos, gostaria de deixar claro aqui que não compactuo com aqueles que veem sempre o melhor colocado do interior nesses confrontos como terceira força. Por isso, não nos vejo neste posto. Nem nós, nem nenhum outro clube do RS atualmente. Fomos (e somos) melhores, mas não somos força. Terceira força no RS só teve uma - o E.C.Juventude Campeão de Brasil e de anos nas principais séries nacionais. Ali o estado do RS estava bem representado, com 3 times em destaque no cenário nacional - além de outros times na série b. Porém, por todos os motivos que já sabemos, deixamos de figurar entre os grandes e deixamos vago nosso posto.
Aliás, o futebol gaúcho anda numa fase de encolhimento. Coincidência ou não, desde que assumiu a atual direção da FGF, o futebol gaúcho em geral encolheu. O atual presidente - que disse certa feita que "todo mundo quer grenal na final" - pegou a federação com 5 times nas principais séries nacionais e deixou com 2. E pior, acredita que isso sob nenhuma hipótese é problema dele.
Dentro dessa situação, temos que manter os pés no chão como agora. Essa disputa de vaga a série d, sofrida e heróica como foi, serviu pra mostrar que temos que fazer força para conquistar nosso espaço. Clube com essa história, com essa torcida e com essa camisa tem que entrar em todas as competições para, se não vencê-las, fazer o seu melhor. E esse anos quase conseguimos: das 3 competições, apenas na série d (justo a mais importante...) ficamos aquém do que projetamos. Não veio o acesso, mas muita coisa voltou. Fator Jaconi, torcida e time juntos, além, é claro, de taças.
O ano de 2012 já está sendo projetado. De qualquer maneira, convido a todos para continuar nos acompanhando por aqui. Ainda temos final do Gauchão Sub-17, onde temos vantagem contra o Inter, eleição da diretoria executiva do clube, aniversário dos Papos da Capital, eleição do consulado, pré-temporada alviverde, contratações... Ufa! Muita coisa ainda. Isso que é fim de temporada.
Tenho dito.

4 comentários:

Simone disse...

De qualquer forma, apesar de ainda termos muita programação pela frente, janeiro logo logo está aí... Com as comemorações de final de ano, quando nos dermos conta, nosso verdão já estará em campo de novo! (não que eu precise dele jogando para lembrar dele, pois quando se ama se pensa todo dia).

Quanto ao fim do ano, justamente, não conseguimos conquistar a nossa principal meta, mas tivemos alegrias dentro e fora de casa que não víamos há tempo... Gols, vitórias, vitórias com goleadas, vitórias sofridas, derrotas amargas (essas não tanto tempo assim).... Mas o melhor de tudo, é ver a nossa torcida sempre presente, sempre apoiando... Bom também ver os secadores cuidando de nós, já que eles não tinham calendário cheio (mesmo estando uma série acima...) Mas enfim... Aqui estamos nós, prontos pra recomeçar um 2012 novamente em busca títulos, de subidas, de ascenção! Eu, com certeza, estarei por aqui, no Jaconi, e em todos os lugares onde tiver JUVENTUDE!

Um grande abraço!

lucas disse...

ju campeao sub 17 no beira rio,voces viram que é o treinador do inter?titulo certo nem precisava jogar

Pimmel disse...

Como é bom ser CAMPEÃO não importa a categoria ainda mais passando pelos dois times da capital na semi final pelo gremio e agora pelo inter. Campeão sem deixar dúvidas vencendo os dois jogos aqui em Caxias em jogo tumultuado pelo treinador colorado que foi expulso aonde ouviu tudo o que devia. Sairam daqui reclamando da arbitragem e em POA na outra vitória sairam reclamando do baile que levaram pois o placar não diz o que foi o jogo. Parabéns aos dirigentes jogadores e comissão técnica por mais este titulo que traz para o nosso JU e vamos sim comemorar pois contra a dupla até jogo de botão devemos comemorar e fazer festa nas vitórias.Um feliz final de ano a toda PAPADA.

Anônimo disse...

Boa Tarde.

Moro em Porto Alegre e coleciono camisas de futebol, alguém sabe onde posso comprar uma camisa do juventude por aqui?

Grato