quarta-feira, 18 de maio de 2011

Foi dada a largada!

Salve papada.
Todo mundo deve ter visto que ontem foi o dia de divulgação de tabela e regulamento da Série D do Campeonato Brasileiro. E muitos textos já foram escritos sobre o assunto na Internet. Pra quem ainda não leu nada e tá meio por fora, destaco o blog do Juventude na globo.com (http://globoesporte.globo.com/platb/pablocavalcanti/ ). Aliás, parabenizo este "papo da capital" pela disposição de assumir esse nobre espaço de divulgação do clube e sua torcida. Quem acompanha o nosso blog de tempos sabe da qualidade dos textos do Pablo, ex-blogueiro oficial nosso, e de seu enorme conhecimento em futebol - disparado o maior dos que tenho contato. Nossa torcida está muito bem representada por esse Juventudista nato. Sucesso pra ti, Pablo!
Voltando ao nosso assunto, um detalhe me chamou a atenção - e o ressalto aqui pela sua importância. Na verdade, não existe uma Série D. Existe sim 4 'séries d', por assim dizer. Cada uma delas com 10 times em dois grupos de 5. E apenas seu campeão sobre pra Série C 2012 ( e vai disputar com os outros 4 'campeões' o título nacional). A nossa tarefa é ser o campeão do torneio envolvendo, além de nós, Cruzeiro-POA, Metropolitano e Brusque (SC), e Cianorte (PR), no nosso grupo; e Cerâmica de Gravataí, Oeste e Mirassol (SP), CENE (MS) e Operário (PR), completando o outro grupo. O primeiro de um grupo faz o mata-mata com o segundo do outro grupo, em jogos de ida e volta com a segunda partida na casa do primeiro. E os vencedores dessa fase jogam em mata-mata de novo pra decidir o 'título'. Lembrando que todos os outros 9 times 'não-campeões' serão rebaixados a fora-de-série, precisando conquistar no campo em competições estaduais seu acesso a D pra 2012.
Ora, papada, este é o nosso desafio. Confesso que, mesmo confiando num sucesso, me dá um frio na espinha sóde pensar na hipótese do pior. Todos sabem que em torneios mata-mata tudo pode acontecer, e uma bela campanha pode ir por água abaixo em 10 minutos de bobeira. Agora, o Gauchão 2011 nos mostrou que reaprendemos a jogar torneios em grupos, e projeto uma classificação tranquila com 14 ou 15 pontos em 8 jogos. Por isso, gostaria que dentro do clube se fizesse uma leitura das fases de mata, para que os erros desse ano, no qual tivemos 3 jogos de mata em casa e nenhum fora (e perdemos 2) não se repitam. Só assim pra retomar nosso espaço no cenário nacional, forroído pelos úlmos anos. É fio da navalha, erro zero! E que estejamos preparados!
Tenho dito

35 comentários:

Douglas disse...

Belo post, Rudimar!
Interessante esta leitura considerando "4 séries d". Agora, convenhamos, olha aonde nos metemos: um campeonato que, na melhor das hipóteses (que espero que aconteça...hehe), nos dará 7 jogos em casa! E 14 jogos no total!
Difícil manter um clube de futebol desse jeito, sem contar a falta de patrocínio, pouca visibilidade, etc..etc...
Mas agora já era! Vamos com tudo!Sobre os mata-matas, vai ter que ser na base da raça e a nossa torcida vai ter que fazer a diferença!
Dá-lhe PAPO!

Fernando Frizzo disse...

Primeiro, sucesso no novo blog Pablo, sabemos do teu potencial e da qualidade dos textos que certamente virão naquele espaço.
Segundo, desde já começamos a preparar o Rudi para substituir o Pablo numa eventual "aposentadoria".
Terceiro, belíssima leitura da competição Rudi. E é isso mesmo, não precisamos nem nos preocupar com outros grupos, a não ser o do Cerâmica. Por exemplo, sabemos dos desmanches nos times do Oeste e do Mirassol após o Paulistão, o que não deixa de ser uma excelente notícia para nós.

Abimael disse...

esse regulamento é uma naba...

parabéns ao Pablo, grande blogueiro, não só nos posts aqui, mas também num blog particular que ele possui sobre assuntos futebolísticos, da altíssima qualidade.

dia 17, estarei lá, "joques onde jogar, esta torcida não te abandona, com a cerveja e o vinho tino, eeeee, fumando m....."

GRENÁ ABUSADO disse...

Barbada prá vocês em papada? Querem reclamar de distância? Tinham que ter caído na chave onde caiu o Cerâmica! Aí sim vocês poderiam dar desculpas antes do tempo. Ver vocês jogarem um CAMPEONATO BRASILEIRO contra o Metropolitano, o Brusque e o Cruzeirinho é hilário! Tudo está no seu lugar! Demorou, mas chegou! Saudoso Módulo Amarelo! Ah, não sabem o que é isso né? É que a maioria dos "fanáticos" (ex dupla gaynal) começaram a torcer pro Juventude na época da Parmalat. Se o Ju tem 98 anos, saibam que por mais de 80 anos vocês foram... isso!

Viccari disse...

Cara, o(a) grená abusado(a) é case a ser estudado na Psicologia. Mágoa total. Deve ser difícil ter como segundo time uma agremiação que tem 35 anos, 1000 sócios e 16 torcedores puros de fato. Deve ser difícil ter dois times. Pensando bem, dá pra entender a mágoa...

Fernando Frizzo disse...

Aposto um churras que o Ju na D vai ter mais público que o time do cemita na C!
Topa "Gayná que-foi-Abusado"?

Gui disse...

Depois que este ser escreveu num blog da vida que é contra o anti-grenal, sabemos bem que é duplomilitante como boa parte do restante dos grenás que foram abusados. É brabo o cara vir falar de história sendo que um dos marcos históricos de um de seus times trás a grandiosa marca de "primeiro título de beleza". Metropolitano, Brusque e Cruzeira-POA são mais Clubes que a tua "empresa".

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Olha Douglas, acho que os brasileiros, em geral, e os torcedores de clubes de futebol, em particular, tem memória curta. Campeonato Brasileiro de Série A em pontos corridos, todos contra todos, como é no mundo todo, tem aqui há 9 anos. E existe como competição nacional há pouco mais de 40. Série B nesses moldes se turno e returno uns 6 anos; e organizada como tal desde 94. Série C é coisa de 1999, com 20 clubes há 2 anos e tá com essa formulinha chinfrim até hoje. E os regionais como o Gauchão seguem com seu formulismo até hoje. Portanto, essa realidade de 30 e poucos jogos é coisa bem recente. E se estamos comendo o pão que o diabo amassou em torneios menores como as Séries C e D é só por culpa e incompetência nossa. Por isso (e pir outras coisas) que defendo a nossa participação na Copinha FGF a valer.

Anônimo disse...

Amigos é a primeira vez que escrevo para este blog, que quero cumprimentar de antemão pelos belos textos e a quase todos os que participam do mesmo. Porém gostaria de mandar um recado ao "Grená Abobado",vai encher o saco em outro lugar, e como bem disse o Viccari, não temos como fazer comparação com um time que não tem torcedores que encham uma van. Melhor ir procurar outra freguesia.
Abraços a todos e saudações esmeraldinas.

Geraldo Pistore

Douglas disse...

Rudimar, eu tenho boa memória...hehe
Só quis dizer que, para um clube que vinha disputando 38 jogos num campeonato, passar para no máximo 14 é muito ruim; independentemente
de qualquer coisa (história do campeonato, etc)...
Esse negócio de disputar meia dúzia de jogos deve ser do cotidiano do 1º time do "Grená Abusado"...Ou será 2º time????
Abraço!

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Pois é, Douglas. Não quis falar de ti. Quis apenas expor que isso não pode servir como desculpa pra nossas quedas e por estarmos na D. Até porque o maior título de nossa história foi conquistado em 11 jogos. E tivemos só uma derrota!
Agora, se o caso é chamar ou não esses torneios de tiro curto de campeonato, bom, aí eu concordo contigo. Somos o único time do interior do RS com essa experiência, e o único que pode sentir saudade por não estar mais lá. O outro time da cidade tem uma pseudo-passagem "a lá tapetão" em 2000 e qualquer coisa. E com rebaixamento na fase de pontos corridos ainda...

Abimael disse...

Bá Frizzo, vai apostar churras com esse "Grená Abusado" ?!?! o cara até hoje me deve um churras e não pagou, baita caloteiro...

E outra coisa meu caríssimo Abusado, a má situação é passageira. O Juventude é com um bêbado: está na fase ruim, mas, no dia seguinte, após um bom sono e muita água, ele está melhor! em 2014 estamos na série A!! E nem vou apostar churras contigo pq não to a fim de sofrer outro calote.

Abimael disse...

ah outra coisa, é aposta ganha: obviamente que o Ju na D terá muito mais público que os "cor-de-modes-usados" na série C

Rodrigo disse...

Mini Copa, como podemos caracterizar essa nossa série D, é um campeonato muito mais difícil q series A e B!
É um "campeonato" onde todos os clubes estarão dando o seu máximo. É um torneio que todos os clubes disputam apenas duas coisas: a primeira e a segunda colocação, justo as quais darão acesso a serie C.
Diferente de outros campeonatos, nenhum time vai procurar se manter na D pq não existe nenhum outro campeonato não cair. Nenhum outro Time vai disputar uma terceira, quarta ou quinta colocação que poderiam dar acesso a outros campeonatos. Então, a serie D, só tem, um objetivo chegar a final!
Se chegou a final, parabéns, vc esta na serie C, caso contrário, contente-se em tentar no ano que vem de novo!!!!
Se não bastasse a formula da serie D pra dificultar, ainda temos os times de baixa qualidade, q pra eles nao importa o jogo bonito, bem jogado. Aqui, nesse campeonato, Gol de canela é golaçoooooo!!
Então, encaremos este campeonato que o Juventude disputará como o mais difícil de todos os tempos.
Forza Juve, Avante papada!!!!

Rodrigo disse...

Ah, outra coisa, estao comentando da torcida do modis usado ser pequena e ou ter mais de um clube para torcer;
isto se deve ao fato de este clube sempre envergonhar a cidade e o estado. Os caras cansaram, e estao mudando, estão virando adeptos a clubes que estao sempre na mídia para dizer que torcem por alguma coisa, pq dizer que torce para o time da zona do cemitério??? ah, isso ninguem merece, neh Grenazinho abusadinho???
Agora soh resta saber, se esse foi abusado pelas coloradas ou pelos gaymistas!!!!

Gui disse...

Rodrigo, terceira e quarta colocação darão acesso a série C. E campeonato de pontos corridos é muito mais dificil que estes torneios de grupos com play-offs.
E para que está achando que iremos jogar contra timinhos, Cruzeiro-Poa fez campanha semelhante a nossa no gauchão, nos ganhou no confronto direto e chegou as semis nos dois turnos, o Metropolitano pode não ter feito um bom campeonato catarinense mas o fato de nossos dois melhores jogadores terem vindo de lá pode não ser conhecidência, Léo Marningá jogou no Brusque rescentemente e chegou ao Jaconi como reforço após uma boa passagem pelo cruzeirinho, no Cianorte jogam dois ex-atletas do Ju, ou seja parem com essa arrogência de achar que nossos adversários na série D são timinhos pois nós não estamos em condições disso, chegamos aonde estamos por nosso próprio esforço, nos igualamos a eles, e somente iremos voltar a crescer se assumirmos nossa situação atual.

Rodrigo disse...

Guilherme,qto ao acesso, eu estava mal informado, porem nao chamei nenhum time de timinho, falei de times de baixa qualidade (menor expressão nacional), nao generalizei.
eu acho esse tipo play offs pior, pois se vc entra em uma fase ruim, vc nao pode se reabilitar e esta fora, e em pontos corridos isso a reabilitação é possível!
Bom, opinião minha e agradeço a correção, agora posso confiar um pouco mais no nosso acesso!

Qto a jogadores, o que nos falta é patrocinio, sem eles qualquer clube formara um time de baixa qualidade!
Abraço fera

Gui disse...

Tranquilo Rodrigo, a correção das vagas de acesso era pelo teu comentário anterior. Mas a segunda parte não era para ti ou alguém específico, mas já li, em comentários do blog do Ju no clicrbs por exemplo, torcedores realmente chamando nossos adversários de timinhos. Quanto a questão de formula do campeonato eu continuo acreditando que torneios com fases de grupos e mata são mais fáceis, basta olhar o aproveitamento necessário para ser campeão em um campeonato de pontos corridos, fora a questão de elenco, e competitividade que isso exige, e o aproveitamento para um torneio de play-offs.

GRENÁ ABUSADO disse...

Ô Seu Geraldo Pistore...
Assim tu decepciona todo mundo...
Como você posta um comentário como ANÔNIMO e no final assina??????

HUASHUASUHUSHUHSUAHUSHUAHUSHA!!!!!!

Eu que sou o abobado mesmo...

GRENÁ ABUSADO disse...

Gui... te procupa com os do teu nível meu amigo...

Vai no site do Metrô, do Cianorte, do Bruxxque e do Cruzeirinho colher informações...

Times como a SER CAXIAS, BRASIL DE PELOTAS, JOINVILLE, CHAPECOENSE, neste momento estão um nível acima de vocês...

E a dupla GAYANAL está á 200 níveis tanto do meu time quanto do teu. Difícil assimilar isso prá ti? Simples assim!

Na tua cabecinha, eu falando isso quer dizer que eu sou simpatizante da dupla gayanal...

CRIATIVO VOCÊ EM? Utilize a tua criatividade para coisas mais úteis, não perca seu precioso tempo comigo, assim como eu não perco o meu tempo com a dupla gayanal... e... na boa... acho que vc deveria fazer o mesmo...

GRENÁ ABUSADO disse...

Querem apostar qual será o maior público?

Vamos organizar isso: pegaremos o público pelo SITE DA CBF, ok?

Apesar de 3 jogos desta primeira fase da SER CAXIAS serem televisionados, ao contrário de alguns campeonatos sem expressão nenhuma, coloco as minhas fichas na mesa!

Abimael, que aposta eu perdi pro amigo que não estou lembrado mesmo?
Se eu perder te pago em dobro (desde que me lembre que aposta era). Se tu perder, não precisa me pagar... Ok?

O QUE SERÁ APOSTADO? DE QUE FORMA SERÁ PAGO? (não sonhem que apostaremos 10 cachorros-quentes e eu entregarei-os pessoalmente no meio da Mancha Verde durante um jogo de vocês né?).

Idéias?

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Taí uma coisa que eu não entendo: por que um cara que se diz grená, que de acordo com a lógica dele, deveria estar se preocupando com times como Brasil-Pel, JEC e Chapecoense (times esses que igual ao dele sempre foram e sempre serão de Série C, no máximo), se preocupa com um time de Série D?
Será por medo de ter que disputar a D em 2012? Ou de saber que esse time está na D e pode enfrentá-lo na C ano que vem? Ou será por outra razão?
Com a palavra, as galinhas...

Viccari disse...

Abusado(a), e tu acha que tem moral pra vir aqui querer coordenar alguma coisa? Quem quiser que aposte, eu tou fora. Não aposto com cagão que não tem identidade, tanto clubística quanto no quesito vergonha na cara.

Bassa disse...

Ô cagão de merda, que tal começar a assinar com o teu nome? Ou grená é tudo covarde mesmo?

GRENÁ ABUSADO disse...

Viccari, o dia que tu for um rapaz educado, ponderado e equilibrado poderei assinar meu nome. Caso contrário, vamos levando assim mesmo... Nós estamos falando em futebol, em rivalidade sadia, não em ofensas, desrespeitos e tudo o que tu prega contra. MAS VOCÊ SÓ FAZ VALER ESTA REGRA PARA MIM, POIS PARA VOCÊ É NORMAL CHAMAR-ME DE TODOS OS ADJETIVOS QUE VOCÊ NORMALMENTE ME CHAMA... Leia a regra e aplique-a a você meu caro co-irmão. E não precisa, mais uma vez publicar este e-mail, pois mais uma vez não terá uma resposta educada e equilibrada para dar. Normal... estou me acostumando com as suas atitudes. Desculpe o desabafo, mas você devia repensar as suas respostas amigo... Você não é o dono da verdade, você não é o dono da bola... PENSA QUE É, MAS NÃO É...

GRENÁ ABUSADO disse...

Respondendo ao Rudimar, que me deu a palavra: nãop amigo, não tenho receio de enfrentá-los na Série C no ano que vem, pois mesmo que vocês subam, (o que acho difícil - sorry!), a SER CAXIAS subirá para a Série B este ano. Como consolo, vai uma fofoca de bastidores para você ser o mais sabichão da mesa do buteco: Marcos Rogério e Dê, volantes que o Caxias não quis para disputar a Série C e foram dispensados, estão conversando com a tua Direção. Um ou mesmo os dois vestirão a camisa verde na Série D deste ano... Nem vou falar prá ninguém que te passei esta notícia quente... Pode ficar com os méritos...

Viccari disse...

Grená Abusado(a): tu não és nada mais que um verme. Tão somente um pequeno verme, cujo destino é ser esmagado. Cagão(ona), medroso(a) e sem vergonha na cara. Um abraço por trás.

Viccari disse...

E apenas lembrando que "a regra" quem define é o Consulado Juventudista em Porto Alegre, e não tu, um mero verme que não tem nome e nem time. E, na qualidade de representante do Consulado para assuntos "bloguísticos", EU defino a regra. Portanto, nesta esfera, eu sou sim o dono da verdade, o que significa que é melhor tu baixar a crista. Se não gostou, vai para o blog grená.

Geraldo Pistore disse...

Caro Grena "Abobado".

O nome consta no final, porque não preciso e não quero me esconder atrás de pseudonimos ou qualquer outra forma de não aparecer. Ocorre que não sou expert neste tipo de comunicação. Continuo com o mesmo pensamento, creio que você é mesmo um abobado e sem desmerecimento a você que se mencionasse seu nome, poderia ser até meu conhecido.
De qualquer forma o que mais interessa neste espaço é falar do Juventude, e do belo trabalho desenvolvido por esta galera dos Papos da Capital.

Geraldo Pistore

Simone disse...

O Grená Abusado reza todas as noites para que na próxima encarnação, ele seja Juventudista!
Mas daí vê se te assume, ô cagão!
Vai comentar nos blogs do teu time (se é que tem!), deixa esse espaço para a nossa torcida!

Abimael disse...

Prezadíssimo Grená Abusado, que cara de pau alegar que não se lembra da aposta perdida. Parece conversa de advogado de porta de cadeia, coisa feia.
Aqui foi apostado, com tua aceitação tácita:
http://paposdacapital.blogspot.com/2010/12/bate-pronto.html

E aqui foi cobrado:
http://www.blogger.com/comment.g?blogID=3383689969578955979&postID=8630992572024555767

Desde então tu ta devendo. Além de gremista/colorado enrustido tu ainda quer bancar uma de ”esquecidinho” ? Por favor meu caro... poupe-me. Abimael (el goleador)

Rodrigo disse...

Gurizada gnte fina, vamos parar de afender o nosso co-irmão Grená Abusado!
Mal sabem vcs, mas eu a tempos venho desconfiando da real camisa que este presado Sr(a), veste!
Digo que veste grená sim, mas o sentimento único e verdadeiro dele, o amor incondicional, é o Juventude. Vocês não tem a mesma ideia do que eu??? Um Torcedor, sempre se mantem informado (muito informado) pelo seu time do coração, isso é o q nós fazemos, salvo falhas nas informações! E o Grená Abusado, entende muito de Juventude,esta sempre a par dos assuntos que rodeiam esse nosso clube querido. Alguem ai já viu algum post dele em algum Blog (se é que existe) do caxias???

OOO Grená, larga esse teu nick tao sem importancia, e tira do armário esse juventudista que és e resiste em admitir!
Abraço!

Gui disse...

Com certeza este grená só passou a ser um Grená Abusado a partir do momento que teve um Juventudista dentro dele...

titia disse...

Gui,..huahuahua...nao faz assim, tadinho...

Abimael disse...

Com um juventudista dentro dele, ele virou o "Grená (lam)busado", ah ah ah, baita caloteiro...