sexta-feira, 6 de maio de 2011

300

Uma das mais lendárias batalhas das Guerras Médicas, travadas entre gregos e persas por mais de 50 anos no século V a.C., com certeza é a de Termópilas. Filmes como "Os 300 de Esparta", de 1962, e mais recentemente "300", trazem a incrível história da resistência Helênica. Os filmes e a lenda popular contam sobre o bravo exército Espartano, liderado pelo Rei Leônidas, que com trezentos homens enfrentou milhões de Persas, liderados pelo Rei Xerxes, no desfiladeiro de Termópilas.
Filmes e crendices trazem números exagerados, pois na história sabe-se que Xerxes liderava em torno de 250 mil soldados e que Leônidas contava com mais de 7 mil combatentes, entre espartanos, atenienses e outros homens de diversas Polis Gregas. O fato foi que, devido à impossibilidade de vencer o exército persa, Leônidas liberou boa parte de seu grupo para recuar, evacuar as cidades, e posteriormente preparar o enfrentamento ao numeroso inimigo. Isto originou outro episódio memorável: o incêndio de Atenas, provocado pelos próprios gregos, que possibilitou mais tarde a vitória Helênica. Esta estratégia inclusive foi reformulada e utilizada na segunda grande guerra mundial pelos russos contra o exército alemão na investida nazista a Stalingrado. Desta vez sem incêndio, mas com o mesmo propósito de desocupação e destruição da cidade para não deixar mantimentos aos inimigos, enfraquecendo-os no rigoroso inverno russo e posteriormente investindo com todas as forças.
Leônidas e seus soldados foram aniquilados, porém a sua resistência provocou a morte de milhares de persas e possibilitou a vitória final da Grécia.
Resistência, essa talvez seja a palavra que define grandes guerreiros.
Resistência, este é o termo apropriado para os bravos Papos da Capital.
Quase que diariamente enfrentamos os milhões de torcedores da dupla grenal da região metropolitana. Vestir o manto alviverde e percorrer as ruas da capital sobre os olhares incrédulos dos torcedores dessas agremiações com certeza é nossa vitória cotidiana. Impor aos demais nossa resistência, mostrá-los que estamos vivos, que somos fortes, que somos bravos. Este é o nosso legado. Nossas reuniões no bar Funilaria, que por muito tempo foi nossa Termópilas, nossas caravanas para acompanhar o Ju, os eventos que organizamos e, principalmente, este espaço, nosso blog, são nossas armas nessa frente de batalha. E hoje, com muito orgulho, completamos 300 postagens no blog. Pois isto é o que somos: A Resistência!



Texto de Guilherme Molin

35 comentários:

Viccari disse...

Faço coro ao texto épico do meu amigo e companheiro na administração do Consulado (no ano de 2010) Gui.
Somos parte da resistência à lavagem cerebral. Somos a prova viva de que não existem apenas dois times, duas forças, duas torcidas no Estado. Somos, como diria o Bob, o câncer infiltrado nos tecidos da imprensa da capital.
Somos torcedores do único time que teve a maioria de torcedores contra a dupla grenal. O verdadeiro e único foco da resistência, os únicos que personificam o sentimento anti-grenal de verdade.

Parabéns ao Consulado. Vocês todos me enchem de orgulho. Orgulho de ser Juventudista.

Cassio Cons disse...

Após ler esse texto, voltei para ler os textos dos primórdios do blog. Pô, que saudade daquele dia com final do gauchão feminino + jogo do sub-20, da nossa primeira caravana, pro jogo contra o Corinthians, das nossas reuniões administrativas com posterior evento de socialização... O Consulado me trouxe muitas memórias boas e sei que me trará ainda mais.

Parabéns ao consulado por este novo marco. Continuemos resistindo!

Adilio Zaffari disse...

Eu me orgulho muito por ser um JUVENTUDISTA e honrar este CLUBE,TORCIDA E ESTE MANTO SAGRADO que é está nossa CAMISA. Bom,o consulado! Eu penso que somos como uma familia extrangeira que mora em outro pais,mas honra sua patria e honramos mesmo este clube vivemos um pouco distante mas o coração está sempre batendo em um só lugar...JACONERA. PARABÉNS CONSULADO...CADA TORCEDOR MORA EM MEU CORAÇÃO E FAZ PARTE DA MINHA FAMILIA E DA MINHA VIDA.

Peli disse...

Graças ao Consulado conheci o Jaconi e me tornei mais juventudista ainda, mesmo nascido, criado e ter sempre vivido em Porto Alegre. Até merece um post... hehehe! Em breve sai...

Bassa disse...

Excelente post. É o melhor blog do melhor clube do Brasil.

Zeca disse...

É isso aí rapazeada, sempre levando o Juventude no coração!
PARABÉNS AOS GUERREIROS DO PAPOS DA CAPITAL!!

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Emocionante. Agradeço aos guerreiros fundadores dos Papos da Capital pela acolhida, já que entrei no grupo mais tarde que muitos.
Mostramos que é possivel, dentro de Porto Alegre, manter a paixão pelo futebol em verde-e-branco. Manter, não. Alimentar e fazê-la crescer. Mesmo no momento mais difícil da história do clube, essa turma soube se aglutinar e criar algo novo na capital (que deveria ser) de todos os gaúchos. E se é possível aqui, é possível em qualquer lugar.
Por essas e por outras, o Consulado de Porto Alegre faz história, e com certeza serve de exemplo pra toda papada.

Tiago Dal Zotto disse...

Realmente é uma demonstração de bravura resistir à lavagem cerebral. E eu sou mais um que se orgulha muito de fazer parte tanto do Consulado, quanto da família juventudista como um todo.

E é por conhecer os juventudistas que eu realmente acredito que nos reergueremos.

Longa vida ao Consulado!

Alessandro disse...

Parabens PAPOS da Capital à vcs. Se aqui na nossa cidade já somos resistência fico imaginando na capital...Que essa resistência aumente cada vez mais para que um dia acabe essa bipolaridade no futebol do estado...

Bassa disse...

Arrepiante o texto do Molin. Consegue expor o que sentem os Papos.

Anônimo disse...

Belo texto. JUVENTUDE sempre. "Jaconero da capital" sempre!!!!

Rudimar Schreiber Jr. disse...

E o mais legal de tudo é que tem gente que é Papo sem nunca tem morado em Caxias! E não é nem um nem dois. Só a paixão pelo alviverde pra explicar isso..

Rodrigo disse...

Papos da Capital, parabéns pelo excelente "trabalho" que estão fazendo! Amor ao clube que torcem e ao manto que vestem tornam cada vez melhor o blog, cada vez maior os seus "comentarista" e ampliam cada vez mais a força do Juventude!

Vamos, passo a passo, de um em um, como chegaram aos 300 post, vamos chegar aos 600,1000... e o nosso Juve, de gol em gol, vai retornar a Serie A, lugar de onde precisou sair para mostrar a Caxias, ao Rio Grande, ao Brasil e talvez ao mundo, que torcedor de verdade, jamais abandonará o time que ama, bem pelo contrario, tentará reergue-lo de todas as formas, porque, nao somos de Esparta, mas somos a Resistência do Rio Grande do Sul!!!! Forza Juve!

Fernando Frizzo disse...

É um orgulho imenso não só fazer parte do Consulado, como ser um dos integrantes daquela primeira caravana, pro jogo contra o Corinthians em 2009. Ver como crescemos, como evoluímos, me faz pensar o quanto ainda temos e podemos crescer!
Se justo na pior época do Juventude dos últimos 20 anos, já somos mais de 60 em Porto Alegre (lembrem-se que começamos em 15!)... imaginem o time ajudando!?!??! (que é o que parece estar voltando a acontecer!)

Novamente, não somos espartanos, mas quem sabe em breve também sejamos 300!!

Douglas disse...

Ótimo post, Guilherme.
Apenas uma correção no texto. Aonde diz: "os milhões de torcedores da dupla grenal". Creio que o certo seria: "os milhares de torcedores da dupla grenal". Afinal, a grande maioria que se diz torcedor é na verdade torcedor de sofá (rbs), que nunca foi ao estádio...
.
Sobre os Papos da Capital, sem dúvida, representa algo incrível, pois surgiu e se fortaleceu no pior momento da história do clube. Algo para poucos!
Longa vida a essa família!

GRENÁ ABUSADO disse...

O que houve para que o Allianz Arena da Rodoviária não fosse indicado como um CT de alguma Seleção para a Copa de 2014?
Deleta Viccari magoado!!!!
Pode deletar! Não vai mudar nada!!!!!! Hhuashuhsuahsuhsauha!!!

Viccari disse...

Parabéns Grená abusado(a), pelo título do time-que-eu-não-lembro-o-nome-pois-pode-ter-mudado-novamente. Afinal, deve ser difícil ser um dos 145 "CTs" pré-selecionados para a Copa de 2014. Digno de estrela no peito e faixa no armário. Ainda mais estando no mesmo balaio que o Hotel Continental, a Vila Olímpica Várzea Grande e as Castanheiras. Pra quem não sabe, estes são outros nomes da lista de CTs pré-aprovados.

E a lanterna do segundo turno do Gauchão? Por que tu não comentaste isso? E o Ca-Ju? E a mola do Coxa? Tudo isso é menos importante que o estádio do Gugu? (E tu sabe que é dele, não adianta choramingar).

É... Meu time não tem dono, como diz a tag aí no post.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Na verdade, a Fifa pré-escolheu para campos-sede estádios (?) que são menos usados no ano, em média. Também estão levando em consideração a curva descendente do time (ou seria empresário?) proprietário do local. Em 2010 essa equipe chegou no seu auge, e a curva descendente aponta que pra Copa das Confederações 2013 já estará o tal campo em total desuso. No mais, dá dó dos bichinhos...

Gui disse...

Realmente é um grande feito para o S.E.R. Voges ser pré-seliconado para a Copa2014. Conseguiram igualar o grande Pedra Branca Futebol Clube, de Alvorada, que segundo a imprensa portoalegrense é só questão de um "polimento" que ficará o mais fino pó! Claro que isso é só desculpa de quem não foi selecionado né, a final a Copa do Mundo no Brasil é coisa séria, como mostra a escolha do Fielzão como sede.

GRENÁ ABUSADO disse...

Rudimar... em CURVA DESCENDENTE vocês papos falam com propriedade né? HSAUHSUHAUHSAUHUSHAUHSUA!!!

A maior caixa de areia do RS! disse...

Para quem dúvida da seriedade da Copa do Mundo 2014:

Mato Grosso do Sul

Campo Grande – Centro de Convivência do Idoso Vovó Ziza

Simone disse...

Enquanto isso, a final dos sonhos da RBS e da FGF:
Taça Piratini = Gaymio
Taça Farroupilha = Inter (ganhado de graça)
Jogo de ida da final = Gaymio (devolvido em função do jogo anterior)
Final = só Deus sabe... quem sabe aí, eles joguem futebol, sem ter resultado combinado...
É intragável!!!!!

Parabéns aos Papos da Capital, que apesar de todo o esforço de morar na terra da duplinha, estão aqui atualizando semanalmente o espaço destinado aos juventudistas... Me revolto todo o dia que entro no site do Ju e vejo sempre a mesma notícia, de domingo a domingo!!!! (pois raramente eles atualizam aquele site!!) Aqui é a nossa fuga, percebida pela quantidade de comentários nas últimas postagens!!! Parabéns pelo 300° post.. que venham muitos e muitos, com muitas informações felizes sempre!!!
Um abraço...

Pimmel disse...

Parabéns a todos os integrantes "PAPO DA CAPITAL, eu sei bem o que é o enfrentamento com os torcedores de sofá de POA. Domingo quando eu estava saindo de porto antes do grenal passaram algumas pessoas por mim e me provocavam (colorados)POR eu estar vestindo o manto sagrado. Eles ainda tem muitas magoas pelas seguidas derrotas em jogos decisivos naquelas memoráveis vitórias sobre eles como aquela da copa do BRASIL que eles contavam classificados por terem saidos com o empate aqui em Caxias. Vocês que moram na capital e nem caxienses são,mas adotaram o JU como time do coração resistem a tudo e a todos e que tem orgulho de ser juventudista. Eu que sou um apaixonado pelo JU me emociono quando vejo nos estádios a faixa "PAPOS DA CAPITAL E DA GRANDE POA. Obrigado CONSULADO E NOVAMENTE PARABÉNS A TODOS VOCÊS.

lucas disse...

parabens ao maior classico do rs ,brasil ou do mundo como falam aqui em poa.conseguiram em uma final de campeonato com suas gigantescas torcidas por todas as partes do planeta e com seus titulos incontáveis ocupar quase a metade dos lugares do beira rio clube que tem mais de 100 mil socios.pra mim fica certo e claro É O MAIOR CLASSICO DO MUNDO PARABENS

Viccari disse...

Bem lembrado, Lucas. Hemos de convir que menos de 30 mil pessoas na final, em um gre-nal, foi um dos maiores fiascos do campeonato. O que não faz uma dupla eliminação da Libertadores? Torcida de ocasião é assim mesmo...

Tiago Dal Zotto disse...

Pois é, Lucas. O que será que o Batista diria sobre isso?

Bassa disse...

Que que o abusado tá fazendo aqui? Vai lá comemorar o muso do gauchão! Cagão que usa pseudônimo.

Douglas disse...

Na final do Gauchão 2008, o Juventude reservou só o cantinho do Jaconi p/inter. Daí a "imprensa" da capital disse que o Juventude não tinha torcida, pois aquele espaço ficou com bastante lugar sobrando; o que todos nós sabemos é normal...
Uma coisa é certa: a impressa de PoA divulga apenas o que lhe interessa, mesmo que a verdade dos fatos seja deixada em um 2º plano...

GRENÁ ABUSADO disse...

Bassa, se tu já está nesse mau humor agora, pensa que só faltam uns 200 dias prá começar a Série D, para você poder ir ao estádio desestressar.
Portanto... calma meu amigo... vai jogar um papoker, vai correr a maratona do bairro dos pé-sujo, ou vai lamber uns selos comemorativos...

Viccari disse...

É. O(a) abusado(a) realmente acompanha (e inveja) todas as notícias do E.C. Juventude. Cagão e fã. Aposto que não é nem sócio da "sociedade"

GRENÁ ABUSADO disse...

Viccari, invejo mesmo! Realmente são 3 iniciativas de nível! Nível de Série D!

Viccari disse...

É. Iniciativa boa mesmo, mas daquelas que só um time grande de verdade faz é leiloar refletor e posto de gasolina, DAR o time a um empresário em troca de pagamento de dívidas e porque ninguém segura o rojão ou então o clássico, memorável, inesquecível e louvável CAI CAI.

Simone disse...

O Grená Abusado reza toda a noite antes de dormir pra que na próxima encarnação, ele seja um PAPO!!
Mas daí vê se te assume, meu amigo!!!

lucas disse...

se alguem puder me explicar.vermelhos mais de 100 mil socios,azuis mais de 60 mil socios.grenal apenas 22 mil palhacos.hoje direcao azul anunciou que vendeu 19 mil ingressos para palhacos comuns e que esperam 20 mil socios.os numeros nao fecham ou eu sou muito burro

Viccari disse...

Abusado(a): maratona do bairro dos pé-sujo? Como assim? Logo tu, que vinha dar lição de moral aqui, agora vem querer discriminar? Só tenho duas coisas pra te dizer: Racista e discriminador. É o que tu és. E cagão também.