domingo, 22 de maio de 2011

Alicerces

Salve papada.
Follmann; Gustavo, Marquinhos, Bressan e Alex Telles; Deoclecio (depois Douglas Morais), Jaisson, Goiano e Marcos Vinícius (depois Ramiro); Hiago e Ramon (depois Fabrício). Sabem que time é esse? Pois é... Esse é o time que jogou a semi-final da Taça São Paulo Sub-18 de 2010, contra o SPFC. Agora contem comigo: pelo menos 4 desses jogadores estiveram em campo e se destacaram pelo time profissional papo (considerando as escalações iniciais das partidas) nesse Gauchão. Isso me deixa feliz e, ao mesmo tempo, encucado.
Fico feliz em saber que o imenso investimento que o E.C.Juventude fez em suas Categorias de Base começa a dar retorno dentro de campo, afinal somos Campeões do Interior e com todos os méritos. Gastamos ao longo dos últimos anos verdadeiras fortunas (para um clube do nosso tamanho), dinheiro esse que é escasso e poderia estar sendo investido no futebol profissional, e o questionamento era de que faltava retorno. Pois me parece que o retorno está começando a aparecer.
Só que minha felicidade é até ali. Eu sou um defensor dos investimentos nas categorias de base. Acredito piamente de que é lá que está a base (com o perdão da redundância) para a nossa consolidação como clube de futebol, e de lá que sairá a força pra nossa retomada no cenário nacional. Esse status de clube formador, com destaque em diversos torneios recentes - como a própria Copa SP, a Copa BH, O Gauchão Sub-20 e o EFIPAN, só pra citar alguns - e em rankings de clubes (tipo "Olheiros") foi conquistado devido a todo esse investimento. E eu não tenho convicção de que possuimos hoje dentro do clube cacife e vontade política para nos mantermos no mesmo nivel.
Digo isso pois numa das últimas vezes que fui a Caxias, resolvi dar uma passada no nosso CFAC. Tinha ido visitá-lo ainda em 2009, quando os Papos da Capital participaram de um torneio integrante das atividades da semana de comemoração do aniversário do clube, disputado no seu campo principal, também conhecido como mini-estádio. Portanto, há quase 2 anos. E de lá pra cá pouca coisa mudou por aquelas bandas. É, eu sei que parece que tem um embargo de obra, baseado em um apontamento do SAMAE (curiosamente dirigido pelo Sr. Grená Caberlon). Mas também acredito que isso não deve impactar todos os quase 50 hectares de nossa propriedade.
E é daí que vem o que me encuca: não poderíamos estar fazendo mais por lá? Será que deixar como está é realmente a única coisa que podemos fazer? Se algo está sendo feito, porque não é divulgado nenhuma notícia ou foto atualizada no site do clube sobre o assunto? Com a palavra a papada...

Mini-Estádio e campo de treinamento da parte de cima
(arquivo pessoal - abril/2011)

Campo coberto e alojamentos da parte de baixo
(arquivo pessoal - abril/2011)

Como disse anteriormente, confio e acredito no trabalho da base. E o CFAC é o patrimônio mais valioso que temos pra alavancá-la. Claro que a prioridade do clube nesse momento tem que ser subir de divisão e sair o mais rápido possível desse buraco que é a Série D (e depois a C). Temos que pensar em construir esse caminho um degrau de cada vez. Só que o alicerce é o CFAC, o Centro de Formação de Atletas e Cidadãos do Esporte Clube Juventude.
Tenho dito.

19 comentários:

Pimmel disse...

4 JOGADORES PARTICIPARAM NO CAMPEONATO GAUCHO E PODEMOS CONTAR MAIS O HIAGO QUE NÃO JOGOU POR ESTAR VOLTANDO DE LESÃO E O FABRICIO QUE NÃO TEVE OPORTUNIDADE MAS FAZ PARTE DO GRUPO E TAMBÉM O MARAES, NÃO ME LEMBRO SE CHEGOU A IR PARA TAÇA SÃO PAULO.ENTÃO:
FOLMANN,BRESSAN,ALEX TELES,GUSTAVO,DEOCLÉCIO,RAMIRO,HIAGO,MORAES. QUEM SE RECORDA DA ULTIMA SAFRA AONDE TINHAMOS 08 JOGADORES SUB 20 FAZENDO PARTE DO GRUPO PRINCIPAL. E CONTANDO AINDA COM CARLÃO E MOISÉS E DE SAIDAS COMO A DE ZÉZINHO,THIAGO HEINZ,DIEGO ROSA QUE PARA O TORCEDOR DO JU NÃO SERVIA E HOJE JOGA NO VASCO E MUITOS OUTROS.
CONCORDO QUE DEVE SER FEITO ALGUMA COISA NO CT,SEI QUE A SITUAÇÃO DO CLUBE É CRITICA,MAS DEVEMOS USAR A ÁREA QUE TEMOS LÁ EM CIMA TENTANDO FAZER ALGUMA PARCERIA. QUEM SABE COM OS INVESTIMENTOS QUE ESTÃO SENDO FEITOS NO BRASIL PELA PROXIMIDADE DA COPA DO MUNDO NÃO SOBRE ALGUMAS MIGALHAS PARA NÓS E ASSIM POSERMOS CONCLUIR O CT. MAS FALANDO DE FUTEBOL FIQUEI FELIZ E TRISTE AO MESMO TEMPO PELA LARGADA DA DUPLA GRENAL NO BRASILEIRO: FELIZ PELOS RESULTADOS EM CAMPO E PREOCUPADO POIS PODEMOS VER A MEDIOCRIDADE QUE SÃO ESTES TIMES DA DUPLA,ASSIM PRECISAMOS COLOCAR OS PÉS NO CHÃO E PENSAR UM POUCO SOBRE O QUE NOS ESPERA. UM ABRAÇO A TODOS.

Anônimo disse...

Outro cuidado que se deve ter é com relação a "fuga" dos talentos e possíveis revelações antes que eles subam ou despontem. Ouvi comentários de um único empresário que tinha vínculo quase que exclusivo com mais de 20 atletas nossos e de alguns que sairam sem que o Clube tenha recebido nada pela formação destes com a conivência de alguns responsáveis (dirigentes) por essas categorias. Temos que ficar de olho Papada!!!!!

Gui disse...

Rudi, a ára do CFAC não tem 50ha. O terreno que o Ju comprou ficou fragmentado em 3 partes: uma delas é separada pela Rota do Sol, outra por uma chácara que não foi comprada, a outra é a área onde está sendo construido o CFAC, se não estou enganado com cerca de 20ha. Não sei como anda a questão do licensiamento ambiental, mas se ainda não estivermos com a documentação OK certamente não se pode avançar as obras em nada. Outra questão que foi levantada na época era sobre as estruturas e bases das obras, foi alardeado pela atual direção que elas inclusive representavam perigo, mas o quanto disso é verdade não sabemos. Talvez a direção pudesse nos colocar a par da situação, mas também acho que não iria adiantar muito...

lucas disse...

nos torcedores temos que ser mais atuantes nosso ct esta abandonado.construimos muitas coisas e nao acabamos nenhuma,os vestiarios sao lamentaveis nao existem,os campos dizem ser muito duros....no passado deixamos na mao de dirigentes e nao cobramos e agora estamos na mesma situacao nao temos informacoes de nada.olha onde estamos se nao mudarmos vamos escutar as mesma coisas que ja estamos cansados ``culpar a direcao antiga``e fazer pior que ela

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Caro Gui,
A informação dos 50ha consta no site oficial do CFAC (link no post). Mas acredito que seja fatiada mesmo.
No mais, abraço.

Gui disse...

Pois é Rudi, consta no texto de apresentação a área de cerca de 50ha, porém após o texto tem alguns tópicos, e um deles apresenta a área a ser utilizada inicialmente que é de 22ha, esta é a área onde está o CFAC. O restante são divididos em outros dois lotes, como havia comentado antes. Inclusive quando realizei um visita as obras, isso lá em 2009, acompanhado de representantes da direção, de torcidas e de outros papos da capital, na ocasião a visita fez parte das atividades de oficialização do Consulado, foi nos relatado os motivos dessas fragmentações. Uma delas, a do atual CFAC e o outo lote na mesma Av. foi por mera especulação imobiliária, o proprietário da chacará, que ainda está lá ao lado do CT cresceu o olho ao saber que era o E.C. Juventude que estava adquirindo as propriedades ao entorno, então o negócio melou. A outra área, na rota do sol, podemos considerar como uma área de reserva ou até um investimento, já que nauralmente a área do Jaconi é muito valorizada, o espaço poderá abrigar um possível novo estádio, ou pela atual expansão da cidade, futuramente aquela área poderá valorizar e ser negociada.

Rodrigo disse...

Guilherme, Acredito que a área em questão que esta em desuso, não seja para a construção de um novo estádio, afinal, para que teríamos um novo estádio se o A. Jaconi, comporta muito bem todos os torcedores, e tem uma boa estrutura para o trabalho dos atletas do Juventude e do clube visitante. Acredito muito mais na segunda opção sua, deixar valorizar, vender posteriormente e investir esta verba (caso ela não seja rateada pela direção em um possível desvio) na compra ou empréstimo de atletas!

Gui disse...

Extamente Rodrigo, a questão do novo estádio é apenas uma alternativa caso seja necessário devido a inúmeras possibilidades que hoje estão totalmente fora de questão já que o Jaconi abriga muit bem os torcedores, jogadores e demais profissionais do ramo do futebol, mas futuramente se esta necessidade existir, a área já está lá, com um bom acesso e etc. Já a questão do investimento é que pode ser mais preocupante, devido a desvios como tu lembrou, ou até pelo uso inapropriado dentro do Clube. Torrar patrimonio, que bem o mal é seguro, para colocar no futebol onde o retorno é menos seguro tem que ser feito com muita cautela.

Viccari disse...

Quanto à capacidade, a do Jaconi está, sim, de bom tamanho. Acho que se entrou no mérito de um futuro aproveitamento da área do CFAC devido à alta valorização da atual localização do Alfredo Jaconi. Pode ser um bom negócio, no futuro.

Rodrigo disse...

Por se falar em ALICERCE...
O time sub 17 do Juve goleou por 4x0 o Palestrina no 5º Torneo Internazionale “Ciociaria Cup - Alatri Città dei Ciclopi”
Ta bom ou quer mais??
vamos erguer os alicerces para que no futuro a construção se mantenha em pé e nao desabe novamnte!
Forza Juve

Pimmel disse...

Eu quero um dia ainda poder e ficar todo tempo disponivel dentro do JACONI e ser um fiscal da torcida para tirar as dúvidas e colocar em pratos limpos todas as informações que nós torcedores fiquemos sabendo que aconteceram e acontece dentro do futebol. Saidas de jogadores da base para outras equipes, jogadores que hoje disputam a série A do brasileiro sem o clube receber um centavo. É O MEU MAIOR desejo estar dentro do clube e poder informar a torcida do JU tudo o que aconteceu de errado para que um clube de séria A em 3/4 anos despencasse da maneira como foi sem o torcedor saber o certo as verdades dos bastidores. Quero quando puder colocar para o conselho a participação de um torcedor trabalhar junto com a direção sendo um fiscal da torcida dentro do clube.

Abimael disse...

este CT era para estar 100% concluído já... pq tanto atraso?

Rodrigo disse...

Para se ter idéia, eu tenho de fonte segura a informação que diretores(sem citar nomes) iam para a noitada no Havana, Buteco 13 e deixavam lah cerca de 1,5 mil a 2,0 mil reais em consumação. E sabem na conta de quem que ia a fatura?????
Nao precisa ser muito esperto para adivinhar, ia na conta do E.C Juventude!
A soma dessa má administração, com desvio de verbas é igual a rebaixamentos sucessivos!

Fernando Frizzo disse...

Jura que tu tinha uma informação de "fonte segura", que "tu não pode citar o nome"? Isso pra mim se chama fofoca.
No momento que tiver o nome da pessoa que falou e da pessoa que fez, não passa de uma fofoca, de uma acusação completamente leviana.
Agora, te garanto Rodrigo, que se tu citasse nomes, todos nós poderíamos tentar fazer algo, e não ficar só criando historinhas sem o menor propósito.

Fernando Frizzo disse...

Eu tenho uma informação privilegiada, de fonte segura, que um atual Consul do Juventude, o qual não posso citar o nome, e que não vive no exterior, frequenta casas noturnas baratas de lazer masculino e mantém encontros profissionais frequentes e acalorados com profissionais destes locais.

Rodrigo disse...

hahahahhahahah, bom para esse consul!! ele seria dos papos da capital??hahahhahha
nao cito nomes, para nao sofrer um posterior processo de calunia e diflamação, pois não tenho notas do estabelecimento, apenas a palavra de um funcionário que lá trabalha!

Bassa disse...

E paga tudo com o caixa do Consulado!

Gui disse...

Os caras fazem negociações as vezes chegando a milhões de reais, tu acha que iriam se queimar por 2contos em locais públicos como estes? Espalhar esse tipo de fofoca não é duvidar da honestidade dos caras, é menosprezar suas inteligencias.

Rodrigo disse...

... entao são muito burros!