quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Fé cega e pé atrás

Salve papada.
Acabada a fase de grupos do primeiro turno, na qual nos classificamos com antecedência e até certa facilidade, surge o seguinte questionamento: até onde pode ir esse time? Depois de mais de 2 meses de pré-temporada, troca de técnico na segunda rodada e 2 pontos nos últimos 3 jogos, o que podemos esperar?
Dizem que opinião é que nem bunda: cada um tem a sua. Como não tenho a menor intenção de expor a segunda, segue a minha humilde impressão: precisamos evoluir se quisermos algo mais no Gauchão. O Picoli começou muito bem em seu primeiro desafio como técnico. Três vitórias em três jogos, sendo uma em clássico, são uma bela credencial. E quem viu o jogo primoroso que fizemos contra o Ypiranga ficou com a sensação de que a coisa tava indo muito bem. Aquele jogo foi uma aula de como jogar futebol com equilíbrio, e o time de Erechim teve que se contentar em apenas assistir e comemorar o fato de não ter tomado uma goleada.
Mas e depois? Até o Juve-nal tinhamos feito 2 gols por jogo (exceção a derrota para o Canoas). Depois disso, dois zero a zero. Isto é, mesmo jogando melhor, e a defesa fazendo a sua parte, não estamos matando lá na frente. E não é por falta de criação. Nos dois jogos tivemos uma ou duas chances claras pra fazer o tento, fora outras menos, digamos, fáceis. Mas não soubemos aproveitar.
Não vou de novo falar que a culpa é do Zulu. Ninguém pode ter culpa de ser ruim. Até nem acho o caso. Inclusive acho o nosso nove titular bem mais jogador que o seu reserva. Só que a fase tá braba. Misto de azar e mal posicionamento talvez. Ou até o esquema de jogo atual não tenha favorecido seu futebol, não sei. Só sei que o "homi" não tá fazendo o que tem que fazer. Ele e os outros atacantes. Mas mais ele. O cara é CENTROAVANTE. E centroavante vive de gol!
Nesses últimos jogos fiquei com a impressão de que o Picoli não gosta do Espiga. Contra o Nóia o gringo entrou no finalzinho e pra ser segundo atacante. E nesse domingo nem isso. Comentamos lá no Estádio (?) Florestal que era melhor deixar o Pico paradinho no meio do que manter o Zulu naquela altura do jogo. Só que não foi o que ocorreu.
Por isso, reitero o que disse antes. Precisamos melhorar se quisermos seguir adiante. E essa melhora tem que ser no ataque, e já no próximo confronto. Precisamos muito de efetividade lá na frente. Com ou sem Zulu. Sinceramente, espero que já no sábado o 9 guarde o seu e eu tenha que morder a lingua - com todo gosto do mundo.
E tenho dito.

24 comentários:

Pimmel disse...

Estive vendo os reservas contra o glória, não temos opção na frente agora entre o ZULU e o ESPIGA sou mais do ZULU. Mas daqui a pouco o ESPIGA recebe uma oportunidade para sair jogando e deixa alguns gools O PICOLI terá que dar uma sequencia de jogos para ele. No treino de ontem o ALEX foi melhor que o CELSINHO o ESPIGA muita vontade e só, o FABRICIO e o RAMIRO foram muito bem. Conversei com o PICOLI sobre o jogo contra o LAJEADENSE ele comentou sobre a solicitação da torcida para a entrada do ESPIGA,conforme ele estava nos planos da entrada dele mas com as saidas do Deoclécio e o Paulo por sentirem a estréia e mais o problema do PICO não teve como fazer esta alteração. Mas eu acho que antes de contratar um cara de área precisamos de um outro atacante de velocidade para matar os jogos nos contra ataques. Um abraço a todos e até sábado no JACONI.

Fernando Frizzo disse...

Que o Zulu meta 2 no time do Jurandir... e ainda mostre a camiseta: "Pra ti PL"!!

Agora falando "sério", o Kleber Pereira, encostado e jogando em time de ninguém na CB, não seria uma alternativa pro ataque? Sei da questão salarial, mas será q não conseguimos negociar e ele baixar o salário pra vir e dar a volta por cima na carreira??
É uma hipótese.. o que acham?

Viccari disse...

Frizzo, acho meio difícil alguém de uns 35 ou 36 anos "dar a volta por cima", mas vou considerar que tu apenas te expressaste mal. Também o acho um bom jogador e tenho convicção de que o problema do Juventude não é o centroavante.

Fernando Frizzo disse...

Foi "força de expressão" mesmo... a questão é.. se Zulu e Espiga não estão dando conta do recado, e o Espiga tem contrato só até o final do Gauchão... pq não ir atrás de um cara como o Kleber Pereira?

Viccari disse...

Na minha opinião, porque o maior problema não é o(s) centroavante(s).

Fernando Frizzo disse...

Mas no final do Gauchão não vão renovar com o Espiga.. e não dá pra ficar só com o Zulu e o Telê..
Outra.. qual é o problema pra ti? O que tá faltando?

Rudimar Schreiber Jr. disse...

O nosso maior problema é voltar a ganhar, e o segundo maior é fazer gol. Mas é provavel que a culpa seja do Jonatas...

Viccari disse...

Frizzo, se tu sabe que não vão renovar, então tá. Eu não sei.
Sobre o problema real, sempre é legal ver um comentário irônico como o do Rudi.
Mas me digam vocês qual o problema, lendo as afirmativas abaixo:
Inter x Juventude: o Zulu concluiu alguma bola em gol?
Juventude x Novo Hamburgo: quantas bolas o Zulu concluiu em gol, especialmente no segundo tempo, com dois centroavantes? E o Espiga? Tocou na bola?
Lajeadense x Juventude: quantas conclusões do centroavante, com um time quase 50% de piás? Umas duas ou três? Já conclusões dos meias e laterais, teve várias, igualmente desqualificadas.

Sei lá, acho que o time está jogando a mesma coisa que no campeonato inteiro, só teve a infelicidade de não sair gols nesses últimos jogos. Por quê? A bola não chega em condições de conclusão. E nunca chegou, no campeonato inteiro.

Minha visão do problema: falta de meias, e em alguns jogos, falta de segundo atacante. Normalmente a falta de conclusões vem de um desses problemas.

Viccari disse...

Mas é claro que essa é uma visão de torcedor de alambrado, e não de ex-profissional.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

O Espiga tem contrato até o meio do ano, com possibilidade de renovação até dezembro (pelo menos foi isso que disseram quando da renovação dele e do Christian). Em compensação, o empréstimo do Fausto ao Linense termina também em Junho...

Zeca disse...

Não sei como pode o Zulu estar tao mal, nao acompanhei os jogos do JU por enquanto no Gauchão, pois estava viajando, porem nos amistosos da pré-temporada ele tava fazendo um gol atras do outro... parece que só foi começar a valer 3 pontos que ele parou de jogar.

GRENÁ ABUSADO disse...

Boa tarde,

Estava procurando na internet e não consegui encontrar com quem o Juventude joga esta semana pela Copa do Brasil...

Viccari disse...

Estava procurando na Internet e não encontrei quando foi que a Caxias do Sul venceu um Ca-Ju pela última vez. Claro, não me apeguei a notícias antigas.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

A diferença é que nos amistosos chegava uma bola por jogo e ele guardava. E quando não chegava, ele fazia a jogada e o gol (como contra o Nacional).
Viccari, pelo menos concordamos que a culpa não é do Jonatas, né? O que tem me parecido, e os teus exemplos confirmam isso, é que o time e o esquema que estamos jogando não privilegia um centroavante como o Zulu, que precisa de mais do que uma bola pra matar o jogo. Prova disso foram os jogos contra Zequinha e Lajeadense.

Viccari disse...

É isso aí, Rudi. Mas se o Jonatas continuar querendo sair driblando, a culpa pode vir a cair sobre ele sim, eheheh.

GRENÁ ABUSADO disse...

Viccari, pergunta pro Julio Madureira que ele vai poder te auxiliar nesta resposta... ashuhsuhasuahuhsuahsusha!!!!!

Viccari disse...

Perguntei e ele disse que deu a resposta aos simpatizantes da Sociedade Caxias do Sul no último Ca-Ju. Também falou que não lembra da última vitória da Sociedade em Ca-Jus.

Adilio Zaffari disse...

GRENÁ ABUSADO!
Fazia tempo que naum aparecia mais?
Foi no ca-JU?
naum viu teu time jogar e nem tua torcidinha..rsrsrs

...mas por mais que sei que muitos naum gostam do espiga,eu ainda acho que ele deva ser o titulareo Zulu como segundo atacante.

El Cornetin disse...

Acho que o Espiga vai acabar renovando sim, afinal o presidente Scola vai querer continuar levando a sua comissão de 2 mil por mês sob cada uruguaio.

PAPO disse...

É verdade isso? Da tal comissão?
.
Agora sobre o problema do JU em não fazer gols, acho que falta um pouco de sorte...

Simone disse...

O Grená q foi Abusado voltou...
Já se recuperou do Abuso, caro Grená??

chico disse...

o grena lambusado, quem sabe vç procura no roll de campeoes da copa do brasil,ai quem sabe vç acha alguma coisa, tipo la por 1999 maracana lotado e tal. mas nao tem o que fazer mesmo ganharam do ceilaoque e tao se achando.onde estavas no caju? nunca serao. forza juve.

Igor disse...

Estava procurando algo na net sobre a tal sociedade esportiva e recreativa caxias do sul e não achei nada. Achei uma fundação, oriunda de uma metalúrgica, de um colorado de roca sales. Será que na minha aldeia as notícias são diferentes?
Ass: Ciganão

Abimael disse...

aí Grená abusado, paga o churras que tu deve antes de te manifestar, ainda mais com um comentário ridículo como esse... meu amigo, estás falando com um CAMPEÃO da Copa do Brasil, não t esquece.

Necessitamos fazer gols, a bola precisa chegar maisao atacante, realmente não tenho visto conclusões por parte dos centroavantes.