quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Bola nas costas

Agitação, empolgação, motivação, confiança, expectativa, apoio irrestrito... estes eram alguns dos sentimentos que fervilhavam em cada um dos integrantes da caravana do Consulado que às 18h30 desta terça-feira partia rumo a Caxias do Sul. Desde a saída de *Poa Downtown*, passando pelo início da Freeway entupidaço, pela BR-116 praticamente parada e, finalmente, subindo a Serra, a galera se mantinha guiada pelos sentimentos descritos na primeira frase
desse humilde relato.

Certamente, a galera que foi pro Funilaria e os cerca de 10 mil papos que pulsaram o Jaconi, manifestavam os mesmos sintomas. Afinal, “hoje (ontem) era o dia”! Data marcada para expurgar os maus espíritos que rondam a Hércules Galló há mais de três anos e que, com a porta escancarada pelos atuais mandatários do clube, já se sentem em casa; dizem que até já vão ao banheiro de porta aberta, tamanha a intimidade que adquiriram os tais organismos fantasmagóricos. Desculpem-me os estudiosos em assuntos sobrenaturais pela metáfora meio idiota. Coisas do momento pouco inspirador.

Com a bola rolando, foi aquilo que tanto já se viu. Um time desorganizado exatamente na medida da falta de talento no grupo. Ontem, só faltou mesmo o cara de pau e usurpador da nossa bondade chamado Lopes. Todo o resto, considerado o que há de melhor, estava em campo. Pois não venham me dizer que Renan, Juan Perez e sei lá mais quem, seriam a salvação. Talvez somente o Zezinho, um caso a parte nessa vala comum, pudesse mudar alguma coisa.

Só não via quem não queria! Afora uma ou outra tentativa do mediano Bruno pela direita, o jogo se resumiu à insistência com bola alçada na área, já que a lucidez para furar a marcação do fraquíssimo e desesperado Bahia não surgia de ninguém. Nem do Lauro e do Walker, que marcam, roubam bolas, levantam a cebeça, tentam chegar à frente, mas não são heróis. Defesa ruim e laterais ruins são um problemaço. Mas não ter um meia sequer para levar a bola ao Mendes e ao Denner, que apesar de estarem jogando um sobre o outro, ainda têm faro de gol.

Bom, a m. está feita. Agora é apelar para a fé, já que as paradas são aparentemente indigestas. Se conseguirmos nos safar – e ainda espero que sim, de positivo fica a certeza de que o reinício em 2010 será realmente do zero.

Ontem, quem tomou uma baita bola nas costas não foi o Bruno no lance do gol – cuja culpa obviamente não foi apenas dele. A grande bola nas costas, quem tomou, fomos nós, juventudistas, quem realmente assume as heranças malditas da incompetência.

O sentimento na volta da caravana? Ah, sim, todos muitíssimo indignados. Menos mal que a conversa estava boa. Falamos de arquitetura, jornalismo, política, na receita de pastelão do Frizzo e até nos melhores restaurantes japoneses de Porto Alegre. Isso depois que o cachorro quente com salsicha verde do Jaconi me provocou náuseas! Bom, paremos por aqui...

Texto de Fabio Berti

22 comentários:

papo loko disse...

tá loko...que m....mas que mmmmm....mas que mmmmmmm......é só mmmmmmm em cima de mmmmmmmmmmm.........time ridiculo !! e os filhotes de florian e de pizze que baixem a bolinha..pois são uns merdas tanto quanto !!

hrm disse...

é meu amigo fabio berti....tempos dificeis..saudade da decada dourada e das animadas gargalhadas no final da tarde no jaconi..te vi ontem no estádio....sempre elegante ..auehauehauehaue.....sem palavras para definir o momento..apenas o choro compulsivo de umas meninas no final do jogo que tive que engolir a seco na ferradura sul,podem expressar o aperto que estamos sentindo no coração nesse momento....

Anônimo disse...

eu não culpo os dirigentes, porque eu apoiei a contratação do ZÉ CARLOS, DO DENNER, etc... o time não deu liga. Azar.. e volto a repetir, se nós cairmos para série C, será BEM MERECIDO. que merda!!!!PS: a derrota de ontem sinaliza a queda!!

Anônimo disse...

e chega do LAURO....passar a bola para o lado não é produtivo.. chega, chega..obrigado por tudo, mas tá na hora de renovar..

nandobassa disse...

Quando acharem alguém melhor que o Lauro, eu peço para ele sair. Igual a ele ainda não há.

Fernando Frizzo disse...

Muito bom o texto Berti!! Reflete exatamente o que foi nossa excursão e o sentimento de cada um dos integrantes dela, aliás, quase todos os sentimentos... as "náuseas" ficam soh com o enjoadinho autor do texto!!! :D

Anônimo disse...

PS: esqueci de elogiar o Fábio pelo Texto Hyper "Supimpa""..hehe Nota 10!!

Viccari disse...

Bom texto. Mas Bob, se é pra tirar o Lauro, fecha o buteco.

Unknown disse...

Henri, abraço, bons tempos aqueles! Quanto ao "enjoadinho", fica o suspense... Pelo visto, a galera é de fé mesmo. Só boca de siri. Não tem X9!
Bob, pobre Lauro, uma ilha de futebol cercada de ruindade por todos os lados. Mas tá acabando mesmo a pilha!
Abçs

Gui disse...

o Bob entende tanto de futebol quanto de camarão!

Pablo Cavalcanti disse...

Belo texto Fábio...
honrou o "diproma".

E tá foda a situação!

Alan disse...

Mais uma vez retorno a este site para deixar um comentário para todos vocês: o seu time é MEDÍOCRE! Não é á tóa q está disputando rebaixamento pra terceira categoria do futebol do nosso país. O Jahia só tinha vencido o gloriosíssimo CAMPINENSE e o extraordinário PARANÁ (outra bosta de timinho) fora de casa. O retorno pra série C já era fato consumado, mas eis q surge um projeto de time de futebol chamado JUVENTUDE: uma verdadeira carniça, um time bostético com uma torcida mais ridícula do que o time (acho q na promoção q a diretoria criou, só podia entrar no estádio torcedor MUDO, nunca vi isso na vida....). Pelo amor de Deus, vcs ñ conseguiam trocar 2 passes, só ficavam lançando a bola na área do Jahia, e só.... Vcs viraram motivo de PIADA aqui em Salvador, tanto dos torcedores do Vitória como dos próprios torcedores do Jahia. Parabéns!!!!! Depois daquele show de bizarrices q vi na TV, respeito mais o IBIS do q esse timeco chamado JUVENTUDE! Ô timinho ordinário..... Parei até de torcer pro Jahia cair e passei a esperar (pois nem é preciso torcer) ver vcs caírem pra terceira divisão.
TIMECOUDE....

Viccari disse...

Caro Alan, obrigado por aparecer no nosso blog, com a educação de sempre. Lembre-se que nós não temos culpa da tua secação não ter dado certo.

Pablo Cavalcanti disse...

Falou em Vitória eu lembro disso:

http://futpedia.globo.com/campeonatos/campeonato-brasileiro/1996/09/29/vitoria-0-x-5-juventude

Com certeza uma das maiores goleadas que esses baianos fadigados já sofreram em casa...
Até o Gilson mais gordo que Geninho fez 2 gols...

Alan, vai lá trocar a muleta do Ramon e não incomoda mais...

Viccari disse...

Pablo, não vejo como uma dupla de zaga que contava com Júnior Tuchê e Flávio Tanajura pudesse levar menos do que os 5 que nós metemos. Na verdade foi até pouco.

Alan disse...

Caro Vicardii, vcs torcedores realmente ñ têm culpa. Mas o seu TIME tem amigo, e muita culpa.
No final do campeonato vc verá q o Bahia ñ cairá por causa dos 3 pontos q a mamãe Juventude deu pra ele.
Já vc Pablo, terá q trocar a muleta de TODO o seu timinho, pq nunca vi na vida um monte de jogar decrepto, ordinário e lesma num mesmo time. Quanto jogadorzinho medíocre... A classificação do seu grande time (na série B) fala por sí.... Engraçado q vc só lembra de um jogo q ocorreu há mais de 10 anos atrás. Esqueceu de quem eliminou o nobríssimo Juventude esse ano da Copa do Brasil foi???? Esqueceu foi????? Pois eu tenho certeza q aquele 2x1 no Jacomí foi mais amargo caro amigo..... Vcs só têm memória antiga né... Putz......
Aproveito para falar q esta foi a última vez q venho aqui, pq me desculpem, mas ficar "discutindo" com torcedores (espectadores na verdade) de um timeco de bosta q está pra cair pra terceira divisão e q consegue perder em casa pro Jahia, é de FUDER... Tomara q ninguém veja q andei frequentando este ambiente de quinta categoria. Boa sorte na terceirona!

Viccari disse...

Alan, não se vá ainda. Volte sempre, tua presença aqui no blog é um prazer para nós, Juventudistas.

nandobassa disse...

E a audiência do blog não pára de aumentar...

Anônimo disse...

Em breve, a "audiência do BLOG ultrapassará a do "CAJU NA REDE!! já podemos negociar o petrocínio da COCA-COLA, ou Brahma!! hehehe
PS: não esquenta ALAN. Vc será sempre bem vindo!!

Anônimo disse...

Essi açunto de futibol tá meio chato.. Não dá pra botá umas "fótu di MUIÉ PELADA, não???

Guilherme Molin disse...

O Cassio, não era esse ai que tu ia marcar no torneio? que Alan? hauahuahauahauhauahu

Pedro disse...

Valeu Bassa, que moral hein, hehehe
Obrigado mesmo pelo apoio...

Abraço e amanhã todos pelo JUVE!!!!