quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Fim de Ano


O ano acabou para os jogadores do Juventude nesta segunda-feira. Precisando de um empate para passar às quartas de final do Brasileiro Sub-20, o Juventude perdeu por 2x0 para o Goiás e deixou para os goianos a vaga que era quase sua.
Fazendo um balanço deste Sub-20, a impressão geral foi que a garotada é promissora. O time jogou bem na maior parte do campeonato, porém, onde sobrou eficiência, faltou eficácia. Os gols que sobraram no jogo contra o Santos fizeram falta nos outros três jogos, e se um deles tivesse sido convertido contra o Cruzeiro (como aqueles dois chutes na trave) ou contra o Vitória, teríamos jogo hoje à noite. Mas o futebol é uma caixinha de surpresas e nem sempre o melhor ganha.
O que podemos dizer é que dessa gurizada, muitos podem e serão alçados ao time profissional. Alan, Diego Rosa, Ugo Casagrande mostraram um ótimo trabalho, além de outros guris que demonstraram comprometimento com o time e vontade de vencer. O técnico Lisca também se mostrou competente e com boa visão de jogo.
Um grande progresso que ocorreu neste campeonato foi, no entanto, da torcida papada de Porto Alegre. Os Papos da Capital acompanharam todos os jogos do Juventude, cantando e apoiando o time, e ganhou o reconhecimento dos jogadores, da comissão técnica e, principalmente da imprensa. Após depoimentos na Rádio Caxias durante a transmissão do primeiro jogo, ganhamos um pequeno espaço no jornal Pioneiro com uma foto de alguns integrantes com o nosso trapo (reproduzida acima).
Apesar das notícias boas, o ano que se desenha para o Juventude não é dos melhores. Até agora sem vice de futebol, sem técnico, sem renovações de contrato, sem patrocínio. Mantendo-se na série B, o orçamento fica mais apertado, o teto salarial baixa e fica mais difícil contratar bons atletas. Além disso, é baixa a probabilidade de jogarmos o Sub-20 novamente no ano que vem, visto que apenas os clubes da série A jogam este campeonato (Juventude e Corinthians jogaram esse ano devido à desistência de Vasco e... algum outro time, por terem jogado a série A de 2007). Mas não que isso vá fazer muita diferença, levando-se em conta a situação em que nos encontramos...
Enquanto isso, a gente continua torcendo e sofrendo, de perto ou de longe, pois somos loucos pelo Juve!

Nenhum comentário: