segunda-feira, 8 de junho de 2015

E agora?

Mais dois pontos perdidos em casa. Em quatro rodadas nesta série C foram quatro empates. Dois jogos em casa contra adversários que provavelmente não vão brigar por vaga na próxima fase.
Vamos para a parada de três semanas com quatro pontos e o sexto lugar na tabela (ainda falta Guaratinguetá x Portuguesa, que jogam hoje a noite).
Estamos com quatro pontos a menos que o esperado. Agora a questão que surge é: Quem vai pagar esse saldo negativo?
O que a torcida quer é que Picoli pague com o seu cargo. Acho que isso é o mais provável.
Com um novo treinador assumindo agora teremos três semanas de trabalho antes da próxima partida, tempo suficiente para quem chegar conhecer os jogadores, treinar e arrumar um time. Tempo suficiente também para colocar em condição de jogo todos os jogadores do plantel.
Se ocorrer mudança no comando da equipe a hora é agora, não após um novo tropeço na quinta ou sexta rodada.
Sem me aprofundar muita na raiz do problema, quero propor uma reflexão para a papada: Mesmo que Picoli pague a conta, de quem é realmente a culpa? Treinador? Direção? Jogadores?
Começando pelo plantel. Temos realmente um grupo de jogadores qualificados? Particularmente vejo um bom grupo para séria C, mas isso quando todos estiverem em condições, hoje, ou melhor, sábado, o que tínhamos em condições entrou em campo. Mesmo assim ainda falta um meia e um centroavante de maior qualidade.
E a direção? Bom, há que se levar em conta a situação financeira do Clube. Não podemos sair contratando, nem dispensando como gostaríamos. Reforços foram trazidos, tentou se manter a base do gauchão e aproveitamos os pratas da casa. Aqui já começa um pouco da culpa do treinador, na formação do grupo: Wallacer, e depois Mailson, são indicações do técnico. Claro que com o aval, e aqui leia-se culpa também, da direção.
Por fim, chegamos ao crucificado Picoli. A dinâmica de jogo, independente do esquema tático adotado, ainda não encaixou. Há problemas na cobertura da marcação, na criação de jogadas e, principalmente, nas finalizações. Isso em grande parte é culpa de quem comanda. Mas só o dia a dia dos treinamentos para saber se realmente o problema é falha do técnico ou a limitação dos jogadores. Como não acompanho os treinamentos, prefiro dividir o prejuízo.
Uma fez feita a reflexão e a tentativa de achar culpado(s), é hora de pensar na resolução do problema: Temos como qualificar o plantel ($$$)? Outro treinador tiraria mais deste grupo? Ou tendo todos a disposição, Picoli conseguiria encaixar esse time?

Seja qual, ou quais decisões forem tomadas, que sejam tomadas logo. Se o saldo já é negativo, quanto mais esperar maior serão os juros que pagaremos.

3 comentários:

Guilherme Molin disse...

Minha opinião: economiza-se com a demissão do Picoli. Contrata mais um meia. E nessas três semanas, com todos a disposição, confio que nosso treinador arrume melhor esse time.

Rudimar Schreiber Jr. disse...

Precisamos de um zagueiro, um meia e um treinador. Urgente, mas não necessariamente nessa ordem.

Viccari disse...

Tambem acho que trocar de treinador vai ser seis por meia duzia, e nao faz sentido pagarmos dois treinadores. Ate porque, quem contratariamos? Julinho Camargo, o rei do 0x0? Ou algum leao de Gauchao tipo Paulo Porto, Gilmar Iser, etc? Eu deixaria o Picoli.

Nao vi os jogos por causa da distancia, mas pelo que ouvi e li, Wallacer nao tem a menor condicao de ser titular, e Paulo Baier nao aguenta nem 45 minutos. Isso justificaria a quantidade de volantes, mas sabemos do historico do Picoli.
A defesa sem tres zagueiros tambem parece ser um filme de terror, mas de novo, nao vi os jogos, estou falando apenas pelas transmissoes da isentissima Radio Caxias e do isentissimo Pioneiro.

Acho que temos time pra ir pro mata-mata, mas tem que comecar a ganhar logo.