quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Em tempo

Salve, papada.
Graças a nossa campanha pífia na Série C deste ano, alguns assuntos de certa relevância não foram tratados por esse espaço a contento. Um deles, bem lembrado pelo "Blog do JU" no clicRBS, é o resultado da já tradicional pesquisa IBOPE/Lancenet sobre o tamanho das torcidas, tanto a nivel nacional como segregada por estado. Os resultados referem-se ao segundo semestre de 2010.
Como era de se esperar, a Maior do Interior apareceu com destaque na pesquisa. Somos a terceira torcida do estado, com percentual próximo de 1%. Mesmo com variações no percentual - dentro da margem de erro - nos mantivemos nesse patamar desde o começo das enquetes, em 2004. O que chama a atenção é a quarta colocação no RS ser do Coritiba, com algo estimado em 51 mil torcedores. Por duas razões: times de mais tradição, como o Flamengo, ocuparem essa posição se explicaria melhor; e no próprio PR o Coxa é quinto colocado!
Sou daqueles que credito isso a tal margem de erro que tanto pregam em pesquisas desse tipo. Agora, o que ninguém se impressionou é com o fato de que não é outro time do RS a estar nessa posição. Aqui, nem o poder da mídia da capital - que consegue eleger até uma senadora! - está afetando a mente dos torcedores. Uma coisa é torcer para um clube que passa por fases infernais, como o nosso, mas que mostrou que tem potencial para fazer mais. Outra é embarcar em furadas como os times grenás e rubro-negros do sul do estado. Esses, e sua suposta torcida, não passam de fábulas, já que o melhor que conseguem em campo é se nivar com o nosso pior. Até deve haver algum perdido por aí, mas eu nunca vi. No caso do time da engrenagem, a enquete deve ter sido feita justamente no horário da troca de turno na metalúrgica, né?
Por isso, afirmo; em uma coisa a pesquisa acertou: pode até não ser a quarta maior, mas sem sombra de dúvida a torcida do Coritiba no RS é maior que a de Xavantes e Grenás juntas.
No mais, nos resta aguardar por notícias dos bastidores alviverdes. Essa semana ainda sai alguma coisa.
Abraço.

7 comentários:

Bassa Abimael disse...

Tiririca: pior que tá, só se torcer para o caixias.

Viccari disse...

Só confirmou o que todo mundo já sabe: ninguém sequer conhece Caxias e Brasil, e o Juventude, apesar do pífio 1%, ainda é a maior do Interior, disparado.

Tiago disse...

Fiquei surpreso com a pesquisa. Pensei que o 4º lugar seria o Brasil de Farroupilha.

Frizzo disse...

Essa pesquisa é uma fraude!!! Aonde está a torcida do Aymoré?? Com certeza muito maior que a do Coxa, a 4ª do estado!

Daniela disse...

Uééééé??
Mas e porque a torcida do time da engrenagem foi maior que a de vocês no Gauchão e na Série C? Rárárárá... Série D! Agora foiiiiiiiiiiiiiiiii......

Viccari disse...

Daniela, seja mal-vinda ao Blog. Este teu argumento é extremamente falacioso: "A torcida da engrenagem foi maior...". Em nenhum momento vocês foram maiores (vide pesquisas). Vocês apenas tiveram uma maior média de público na Série C (e não passou de 500 pessoas, o que deveria se constituir em vergonha para vocês, mas calma, que já chego lá). As médias do Gauchão, que eu lembre, não foram divulgadas, mas os públicos de ambos os times da cidade foram muito parelhos, e se bobear nossa média foi maior que a de vocês, mas não vou me apegar a isso. Se tu considerares que o Caxias foi o segundo colocado, e o Juventude o décimo terceiro, é de lamentar que as médias tenham sido parelhas. Se fosse o contrário, o Caxias certamente teria uma média de uns 700 gatos pingados, como é comum na história de vocês (basta consultar o site da CBF, se duvidares). Bom, o ponto que realmente quero chegar é o seguinte: finalmente o Caxias superou o Juventude em médias de público (2009 e 2010). Em garganta, já supera a muito tempo, mas em média de público foi só a partir do ano passado. Por que achas que isso aconteceu? Reflita. Mas enquanto refletes, eu te conto: o Caxias, a exemplo de todos os anos anteriores, continuou na mesma (dentro de campo, é claro). Como seus torcedores, historicamente, comemoram e torcem muito mais pelas derrocadas alviverdes do que pelas glórias grenás (que são muito raras, por sinal). Basta estudar as origens do teu clube. Bom, tendo em vista que o Juventude foi da Série A à Série D em 4 anos, numa queda difícil de igualar, e considerando o histórico do time grená, está configurada a maior glória da história do Caxias. Sim, nossa queda assim o foi. E, mesmo assim, com grenás exultantes, a média de vocês é cerca de 500 (sim, apenas quinhentas) pessoas a mais! Se é que chega a tanto. Eu me envergonharia. Tu te orgulhas, pelo jeito. Mais uma prova da diferença brutal que assola as duas instituições. Talvez não em tamanho, mas em mentalidade. Obrigado pela visita.

Rudi disse...

E essa média foi graças aos papos e a 'torcida' de aluguel da Zona Sul, que meteram gente nos borderôs do Cemita, né?