quinta-feira, 17 de junho de 2010

Desenho tático para a série C

No sábado passado, dia 12, o Juventude enfrentou o time amador do Flamengo de São Valentim (distrito de Bento Gonçalves). O alviverde venceu por 5 a 0, todos gols marcados no 1º tempo, enquanto os titulares estava em campo:

Jonatas; Luiz Felipe, Bruno Salvador, Edson Borges e Calisto; Umberto, Julio César, Christian Yeladian e Cristiano; Hiago e Júlio Madureira.

No próximo sábado, dia 19, vai a Pelotas enfrentar em amistoso o time aureo-cerúleo local. A previsão é do seguinte time iniciando:

Jonatas; Luiz Felipe, Rafael, Edson Borges e Calisto; Umberto, Julio César, Marcos Paraná e Christian Yeladian; Hiago e Fausto.

O uruguaio Yeladian, depois da boa atuação do dia 12, ganha nova chance para se firmar no time titular. Enquanto isso, Cristiano sai para dar chance a Marcos Paraná mostrar serviço, apesar dos 2 gols do primeiro. Rafael é testado na zaga, e Fausto começa a poder justificar o mais alto salário do grupo.

São todos testes válidos, assim como é importante averiguar a performance dos reservas que forem entrando durante a partida. Mas, mais do que é isso, é importante notar que o 4-4-2 parecer ser o esquema "oficial" de Osmar Loss para a série C, confirmando a tendência discutida em post do mês passado (clique aqui para ver).

Mas, vamos analisar um pouco mais este 4-4-2. Umberto e Julio César, que parecem se firmar como volantes titulares, são sabidamente apenas destruidores. Dificilmente ultrapassarão a linha de meio-campo e não podemos esperar assistências deles. Isto poderá mudar se Tiago "Buiú" Silva vir a ser utilizado como 2º volante, o que não acredito - principalmente nos jogos fora de casa.

Já que os volantes não atacam, podem cobrir o apoio doss laterais pelos flancos - que poderiam até atacar simultaneamente, ao contrário das preferências de Loss.
Um pouco mais a frente dos volantes temos atualmente 3 armadores brigando por 2 vagas. De características similares, estão normalmente posicionados um pouco a frente. Devem variar tanto armações de jogadas centrais como auxiliar os laterais, "abrindo" a marcação adversário.

Imaginando um ataque pela direita, o lateral sobe e tem as seguintes opções de jogada: passe para um meia centralizado; inverter para um meia aberto do lado esquerdo; passe para um atacante; recuar para os volantes, de preferência o que não fez sua cobertura. Lembrando que os cruzamentos da intermediária não são boas opções, ao contrário do que aconteceu o Gauchão inteiro. O posicionamento do time seria muito próximo a esse:



Se o ataque fosse pela esquerda, os posicionamentos poderiam ser invertidos: o outro volante faz a cobertura, o outro meia centraliza e o outro atacante abre.

Já defendendo, a tendência é se formar uma espécia de 4-4-1-1. Os meias recuam e formam uma linha com os volantes, enquanto um atacante dá combate aos volantes adversários. Pressupondo, é claro, que continue o gosto retranqueiro de nosso treinador. Mais ou menos assim:



O que você acha desta estratégia? Concorda comigo que seria até possível que Loss liberasse o apoio dos 2 laterais simultaneamente?

6 comentários:

Frizzo disse...

Acho que iremos de 4-4-2 com o Julio Cesar saindo pro Buiu... Portanto sem a necessidade de atacar com os dois laterais, e assim abrindo a proteção da zaga.

Rudi disse...

Seria bom que ele fizesse isso, Pablo. Mas acho que ele vai liberar mais o Luis Felipe. E o Calisto ficaria mais atrás. Estou muito ansioso pela nossa estreia. Ah, antes que me esqueça, ótimo post.

Guilherme Molin disse...

Se jogar com dois volantes de marcação não há problemas de apoiar com os dois laterais simultaneamente, se o segundo volante sair pro jogo, dai apoia apenas um, parece obvio, mas parece que o Loss não curte muito isso. Subiremos com apenas um lateral sempre, independente de quem sejam, e até mesmo de quem sejam os volantes, e funcionará muito bem se tivermos um meio criativo, será que enfim temos dois meias?

Viccari disse...

E acho que o time é por aí mesmo. Acho que o Buiú entra e vai um lateral por vez, tendo 1 ou 2 volantes adicionais. Sim, Gui, pelo que foi relatado dos treinamentos até agora, temos 3 bons meias, Yeladian, Cristiano e Paraná. E mais o Jander, que se quebrou de novo e é curinga.

Cassio Cons disse...

Achei que os esquemas desenhados no paint ficaram muito bons.

Douglas disse...

Legal a sua análsie tática!
Espero que o time jogue sempre pra frente...Só dá pra jogar na defesa qdo estiver 2x0..hehe.
Que bom q seria , não??
Vamos lá verdão!