sexta-feira, 29 de janeiro de 2010
VEC X Juventude
Apesar do jogo novamente em horário um pouco inapropriado (11 horas da manhã), seria interessante que quem puder, se dirija até a terra da longevidade e apóie o time.
A mídia caxiense aponta um possível 3-5-2. Já que Dirley foi dispensado, prof. Loss recua Fred para a zaga e retorna com Douglas. Umberto mal chegou e já deve assumir o lugar de Edenilso.
Gostaria que Bruno tivesse uma chance. E não na ala. Ele é o mais próximo que temos de um armador no grupo.
Independente disso, o principal é ajeitar a cozinha. Se o time jogar marcando devidamente, Ivo e Denner devem achar um contra-ataquezinho e tirar o zero do placar.
Desculpe Veranópolis, mas alguém vai ter que pagar o pato (além do Dirley).
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
Algumas palavras...
Eu sei que alguns jogadores parecem não ter a menor condição de vestir a camisa alviverde. Vamos citar nomes desta vez:
- Fred, assim como no jogo anterior, foi péssimo como volante: não consegue realizar passes de mais de 5 metros e é extremamente lento para acompanhar qualquer armador, deixando sempre buracos em frente a zaga.
- O mesmo vale para Edenilso.
- Se Douglas tem sido péssimo zagueiro, Ferreira teve uma péssima estréia.
- Dirley tem dificuldades para marcar de perto qualquer atacante e erra passes fáceis na saída de bola.
- Maycon jogou muito bem no sábado. Não fez nada ontem.
Mas, mesmo com todas estas deficiências individuais, ainda culpo o treinador. Não é possível entrar em campo contra um time que vai disputar Libertadores e não ter uma boa postura defensiva planejada. Enquanto o Inter atacava com no mínimo 7 jogadores (os 2 atacantes e os 5 do meio), o Juventude defendia com no máximo os mesmos 7 (os 4 defensores e os 3 do meio). Aí já tinhamos uma inconsistência, afinal não havia sobra. Quando um dos zagueiros colorados apoiava, ou quando Lauro não conseguia voltar a tempo para compor o meio, a coisa ficava ainda mais crítica.
Eu gosto muito deste esquema 4-3-3, com 2 atacantes jogando pelas pontas (Maycon e Ivo). Mas, mesmo no Barcelona ou no Milan, grandes equipes que adotam esquema parecido, estes atacantes devem compor o meio-campo na hora de marcar e formar um 4-5-1.
E, finalmente, o ponto crucial para culpar o treinador: a bola aérea. Depois de termos tomado dois gols do gordo e baixinho Leo Dias no sábado, eu esperava pelo menos uma melhor colocação nas bolas paradas. Mas ontem, bem em minha frente, vi o Bolivar cabeçar completamente sozinho, enquanto o zagueiro Ferreira estava no segundo pau sem marcar absolutamente ninguém.
É hora de inventar alguma coisa. Recuar o Fred para a zaga, tentar novamente o Jorge Felipe, colocar algum volante mais ágil, o Bruno no lugar do Maycon para compor mais o meio-campo. É preciso treinar alguma outra opção de time essa semana e chegar em uma solução até domingo!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
É hoje o dia!
Este post é só para encerrar a série de videos e motivar todo mundo a comparecer ao jogo.
Em 1999, depois de humilhar o Fluminense e vencer com autoridade o Corinthians, o Esporte Clube Juventude passou apenas apertado pelo Bahia na Copa do Brasil. As peças de reposição pareciam que começavam a fazer falta. O adversário da semi-final seria o já bastante conhecido rival vermelho de Porto Alegre.
Primeiro jogo em pleno Alfredo Jaconi. A intenção era vencer e poder jogar fora com segurança. Mas, tudo ficou em um 0 a 0 xôxo. Jogadores alviverdes saíram de campo se lamentando, enquanto os vermelhos se deslocaram até a goleira norte para comemorar junto com os seus 2 ou 3 mil torcedores o que eles julgavam ser um excelente resultado.
A imprensa gaúcha, que até então ressaltava a bela campanha juventudista, se mostrou verdadeiramente porto-alegrense. Exaltava o Internacional e já fazia contas do adversário deles nas finais.
Acho que todo mundo já conhece o final desta história. Mas, como é sempre bom lembrar, os gols estão no video abaixo. É apenas uma pena que não apareceçam as centenas de carteirinhas de sócio que foram quebradas ou as bandeiras que foram queimadas.
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
Juve-Nal - Serviço de jogo
Data: 27/01/2010
Horário: 19:30
Local: Estádio José Pinheiro Borda (Beira-Rio)
Valor do ingresso: 20 reais
Estacionamento: 10 reais
Sugerimos o estacionamento "Gigante". Entrada pela Av. Borges de Medeiros, entre o MacAureo e o Ginásio Gigantinho.
Para chegar até o local é bastante simples:
Exibir mapa ampliado
O portão de entrada para nós, visitantes, é o Portão 3.
Fica próximo também ao Gigantinho, obviamente do lado oposto do estacionamento, conforme mapa abaixo:

A bilheteria para o visitante fica bem ao lado deste mesmo portão 3.
A venda começa as 17h.
Mas, procure chegar cedo.
Já que o jogo é em um horário um pouco atípico, todo mundo deve chegar "em cima" do apito inicial e não queremos que ninguém perca nenhum lance da partida.
Vamos lá papada!
Semana de Juve-Nal II
Os vermelhinhos estavam empolgados com o título da figurativa Copa Dubai e o Juventude desacreditado pela péssima campanha fora-de-casa até então no Gauchão.
Olho no lance!
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Semana de Juve-Nal
Quarta-feira as 19h30 tem Inter x Juventude no Beira-Rio!
Estamos com a moral da primeira vitória e pegaremos um time sem ritmo de jogo, já que o time "A" deles estreará nesta partida.
Quem puder vir da serra, venha para incentivar. Quem estiver na região metropolitana, desloque-se até a Av. Padre Cacique e venha com os Papos da Capital apoiar o Juventude. O time está dependendo bastante da confiança da torcida e estaremos lá para provar que se depender apenas de nós, Ivo, Maycon e Marcos Denner vão deixar Sandro, D'Alessandro ou quem for chupando o dedo.
Se alguém está na dúvida se vai ou não ao jogo, começo hoje uma série de videos para incentivar a tomar a decisão correta.
Brasileirão de 1997. O Inter era líder, estava invicto e jogava em casa.
Vejam o que aconteceu:
sábado, 23 de janeiro de 2010
Primeira vitória!
Novos testes ocorriam a cada ataque no pé do Marcos Denner. Apesar de ter sido o artilheiro da partida, perdeu pelo menos três chances claras de frente para o goleiro.
A Rádio Caxias escolheu Gustavo o melhor em campo. Na minha opinião ele fez uma boa partida, mas este longe de ser o melhor. Para destacar alguma coisa, eu escolho os lados do campo. Tanto a combinação Luis Felipe-Maycon quanto a Calisto-Ivo estão criando entrosamento e parecem que daí sairão nossas principais jogadas por um tempo. Já está claro que Fred e Edenilso (e até mesmo Tiago Renz) não conseguem acertar passes com precisão e não podem contribuir com o ataque. Sendo assim, gostaria que os laterais pudessem jogar mais adiantados um pouco e essas jogadas pudessem fluir com um pouco mais naturalidade.
Para encerrar, vou reproduzir uma conversinha que tive ao final do jogo. Eu estava no alambrado e passava ali por trás do gol uma pessoa interna ao Ju, que prefiro não citar nome.
Eu: "E aí? Foi penalti?"
Ele: "Se aquele lá do Zequinha foi penalti, esse aí foi muito mais."
Que esses três pontos sirvam para ganhar moral e dê disposição para nos prepararmos bem para o grande confronto de quarta!
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Juventude x Universidade
É a hora de somarmos três pontos. A Universidade é um dos poucos times com campanha pior que a nossa, e nada melhor que um sábado no fim de tarde, no Jaconi, para fazer três pontos.
Na minha opinião, o sucesso de uma equipe de futebol é 20% qualidade, 50% confiança e 30% motivação. Vamos fazer a nossa parte passando muita confiança e motivação para os jogadores, e certamente sairemos vitoriosos.
A hora é agora, ou querem deixar para o próximo jogo, contra o Inter, no Beira-Rio?
Papada, VÁ ao estádio. Apóie, torça, motive. Leve sua família, seus amigos papos que estejam desconfiados, todo mundo.
A caravana dos Papos da Capital larga de manhã, e pretende voltar com a vitória.
Quem for, verá.
Não menos importante: parabéns à garotada da sub-18 que representou o Rio Grande do Sul na Copa SP. Que orgulho dessa piazada! Vestiram o manto alviverde e mostraram a todo o estado a GARRA dos Juventudistas. A Papada está orgulhosa, e com motivos.
Dá-lhe PAPO!!!
Pinga-pinga?
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Primeiro post
De qualquer forma... vamos ao que interessa. Segundo o site da Federação Paulista de Futebol, está confirmado para amanhã as 16h a semi-final Juventude X São Paulo pela Copa SP Sub18.
Para falar a verdade, acompanhei mais jogos do São Paulo nessa copa do que do nosso próprio Ju - afinal, todos os jogos deles foram televisionados. O time do São Paulo é bom? Com certeza é. Bastante ofensivo, até os volantes aparecem na frente para concluir, e sempre com velocidade. E não menos importante, tem a defesa menos vazada da Copinha. Pedreira com certeza!
Temos chance? Com certeza temos. O Ju entra em campo sempre com uma postura tática forte. Duas linhas de 4 bem postadas, marcação forte e contra-ataques precisos. Para não cair na mesmice de destacar o artilheiro Hiago, ressalto o bom apoio do nosso lateral esquerdo Alex e a firmeza do nosso "xerife" Bressan.
Para quem puder acompanhar, é alta a probabilidade de ver um jogo bonito. Pra cima deles gurizada!
Novo blogueiro vindo aí
Dando continuidade à espécie de rodízio que estamos tentando promover no Consulado, informo que, infelizmente, estou deixando o Blog dos Papos da Capital. Por mais que possa parecer uma obrigação manter o blog atualizado, é um prazer se manter informado e escrever sobre as coisas do nosso Verdão querido.
Mas não se preocupem: passo a bola para a pessoa mais entendida de futebol e de corneta (os dois principais assuntos do Blog) no Consulado, a pessoa de quem tanto aprendi quanto à arte de cornetear, Pablo Cavalcanti. Com certeza todos vão gostar da abordagem que o Pablo dá aos fatos do futebol alviverde. Mesmo com a saída, tentarei me manter escrevendo uma coluna semanal ou quinzenal no blog.
Pablo, boa sorte na tarefa de manter o Blog bombando, se bem que acho que vai ser fichinha.
A todos que contribuíram, comentaram, sugeriram, participaram do Blog: Valeu! Continuem apoiando!
Dá-lhe PAPO!
quarta-feira, 20 de janeiro de 2010
Juventude 1x3 Pelotas
Tudo bem, nosso preparo físico está deixando a desejar, falta muito entrosamento, algumas peças, etc, etc. Mas não pode tomar gols como os dois primeiros que tomamos. Não pode deixar o Pelotas começar jogando melhor. Não pode. Tínhamos que ter agredido desde o início como agredimos no segundo tempo. O resultado teria sido melhor.
Alguns Papos da Capital subiram a Serra na corrida para ver o jogo. Parabéns, guerreiros. Os demais se reuniram no tradicional Bar Funilaria para acompanhar uma partida com cheiro e resultado típicos de 2009.
Como consolo, o time tende a melhorar, nos aspectos tático, físico e individual, mas ainda acho que precisamos de algumas peças.
Sábado, quero ver todo mundo no Jaconi, bafo na nuca da Universidade e vamos conquistar nossa primeira vitória.
Dá-lhe PAPO!
Juventude x Pelotas
Estreia em casa na temporada! Juventude x Pelotas, pelo Gauchão, às 19h30, no Jaconi!
Como de costume, os Papos da Capital organizarão a tradicional caravana para acompanhar o verdão!
Já que estamos no dia, ou seja, muito em cima, interessados favor enviar email para viccari.pdc@gmail.com. A resposta será rápida e dará detalhes de como proceder para ter seu lugar garantido.
Quem ficar em Porto Alegre, a melhor pedida é o Bar Funilaria, na José do Patrocínio, 770, com transmissão ao vivo. Para maiores detalhes, comente no blog ou mande email para viccari.pdc@gmail.com
VAMO PAPADA!
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
GURIZADA MAIS DO QUE GUERREIRA
Que jogo. Com um a menos desde os 10 do segundo tempo, buscamos o resultado adverso e empatamos, com MUITA GARRA e jogando melhor em 1x1, mais um gol de Hiago.
Nos penais, sobrou garra, principalmente do goleirão FOLLMANN, que pegou três pênaltis e o Juventude venceu por 2x1 (nem precisamos cobrar o último pênalti.
QUE ORGULHO DE SER JUVENTUDISTA! ESTAMOS ENTRE OS 4 DO BRASIL!!! E eles? pff....
domingo, 17 de janeiro de 2010
São José 2x2 Juventude
Quem foi ao Passo D'Areia hoje viu o que é torcida. Apesar da incredulidade geral, a Papada compareceu. Em peso. E apoiou. Do início ao fim.
Tudo começou cedo, com vários guerreiros descendo a serra, e o contingente de Porto Alegre fazendo a sua parte, chegando cedinho ao estádio e fazendo a recepção da galera. Conversa vai, conversa vem, divulgação do Consulado correndo, e começa a velha historinha que normalmente acontece no Passo D'Areia: tumulto, por nada, na entrada da torcida visitante. Dessa vez, a Brigada Militar só queria liberar 50 ingressos para a torcida do Juventude. Decerto eles estavam achando que quem viria era o outro time da cidade, que lota apenas uma kombi. Depois de muita conversa, envolvimento do Sr. Noveletto e das diretorias dos clubes, tudo certo e a Papada, que já estava em um grande número, foi liberada para entrar.
Dentro do estádio, muita torcida alviverde no bom estádio do Zequinha, que é melhor que muita pocilga que tem por aí. Aí embaixo, uma foto tirada no intervalo, durante o merecido descanso da Papada.

O time começou bem o jogo, e esteve por duas vezes em vantagem no placar, com dois gols do renascido Ivo (dois bonitos gols, por sinal). Pena que nas duas vezes cedeu o empate. Numa, em uma bobeira geral da defesa em uma bola parada. Na outra, em um pênalti discutível marcado para o Zequinha (mas que segundo o olho clínico do nosso colega Dênis, foi pênalti claro). Portanto, sem choro.
Gostei do que vi. O time não pareceu conformado, Dirley voltou muito bem, Douglas foi o Douglas de sempre, as laterais foram razoavelmente bem, Edenilso e Lauro comandaram o meio campo, Ivo, Zezinho e Denner (que assistência no primeiro gol) foram sempre perigosos, e Tiago Renz foi bem como sempre, com qualidade na saída de bola e participação no segundo gol. Nosso goleirão deixou a desejar em algumas reposições de bola, mas fez uma defesa espetacular num cabeceio no primeiro tempo, e, no geral, foi seguro.
Me pareceu que o Osmar Loss armou bem o time. Gostei da rapidez de alguns dos contra-ataques, em especial.
Destaque especial para "Os Guaipecas" do São José, mais um núcleo Anti-Grenal, este na Capital. Força, rapaziada, apoiem o seu time, pois só assim ele crescerá!

Quarta-feira, é o perigosíssimo Pelotas em casa, e certamente a caravana acontecerá, e sairá cedo de Porto Alegre, apesar do jogo ser em uma quarta-feira às 19h30. Aguardem maiores detalhes no Blog.
Aos que foram, parabéns. E DÁ-LHE PAPO!
sábado, 16 de janeiro de 2010
GUERREIROS!!!!
O Juventude acabou de virar o jogo pra cima do Corinthians na copinha e ganhou por 2x1, num jogo que teve três gols de pênalti.
Para os corneteiros que falaram antes da hora, foi uma bela resposta, dentro de campo.
Mais uma vez: QUE ORGULHO DE SER JUVENTUDISTA
Consulado leva o apoio ao grupo em Porto Alegre

Fomos extremamente bem recebidos pelo professor Osmar Loss, que se mostrou uma pessoa receptiva e bastante consciente dos objetivos e dificuldades que enfrentaremos juntos em 2010.
Foi passada a mensagem de apoio à comissão e grupo de jogadores, e eles já sabem que podem contar com a Papada, como sempre.
A conversa foi muito proveitosa, e serviu pra pilhar a torcida ainda mais para o jogão de amanhã. Bem cedo, a festa já vai estar começando no Estádio.
Papada, COMPAREÇA. Vamos empurrar nosso time desde o início do ano para o seu devido lugar: no topo.
Dá-lhe PAPO!
Estreia chegando, expectativa a mil
É, falta um dia e meio pro jogo de estreia do Juventude no Gauchão e na temporada 2010. Quis o destino que fosse na terra dos Papos da Capital, contra o sempre encardido Zequinha. Os de fé lá estarão, como sempre. Os integrantes do Consulado começarão a chegar antes das 9 da manhã nos arredores do Estádio Passo D'Areia, a fim de recepcionar todos que virão a Porto Alegre prestigiar o alviverde mais querido do mundo.
A motivação, a despeito de mais uma queda em 2009, é forte. Nota-se entre os verdes um sentimento crescente, um orgulho, uma vontade, uma gana, como não se via fazia algum tempo. Afinal, chegamos à Série C. Temos títulos, torcida, estrutura, quadro social, categorias de base, reconhecimento, história e tradição que não condizem com uma Série C, mas vários fatores aqui nos colocaram. Não tivemos tempo para nos preparar da melhor forma para o Gauchão, mas afinal de contas, a prioridade do ano é a Série C. Faremos, como mandam nossas tradições, um campeonato muito brigado, mas já com um olho no Brasileirão.
E esse campeonato brigado depende de ti, Papo. VÁ ao estádio, VENHA a Porto Alegre, TORÇA, VIBRE, SE ASSOCIE, VISTA a camisa alviverde, que é a mais bonita do mundo. O Juventude precisa de ti.
Essa é a hora do orgulho de ser Papo. Se não for caso de vida ou morte, compareça ao Estádio Passo D' Areia e faça a festa junto com a gente. Serás muito bem-vindo, e estarás fazendo um bem enorme por ti e pelo Juventude.
Dá-lhe PAPO!!!
domingo, 10 de janeiro de 2010
São José x Juventude
O jogo será no estádio do Zequinha, às 11 horas do dia 17. Nós, torcedores alviverdes em Porto Alegre, sempre ficamos feliz quando o JUVENTUDE joga perto da nossa cidade. Fica muito mais fácil para nós, e a maior alegria é recepcionar os torcedores que vêm de Caxias e de outros lugares, fazendo-os sentir-se em casa mesmo estando em terreno hostil.
O horário é ruim, vai estar quente como sempre é quente nesta época do ano na capital. Só os de fé virão, mas eles são muitos. É uma chance de mostrar para todo o estado a força da nossa torcida, a torcida que levou o clube a ficar em 20º na timemania. A torcida que lotou várias vezes o estádio da ULBRA ano passado. E que vai lotar a área destinada a nós no primeiro dia do ano.
Os torcedores juventudistas em Porto Alegre estarão desde as 8 horas da manhã pelos arredores do Passo d´Areia aquecendo-se para o jogo, e recepcionando os torcedores que chegarão de fora.
Para ajudar quem não conhece direito Porto Alegre, preparamos uns mapas para orientá-los:
Para quem chega pela BR 116:
Exibir mapa ampliado
Para quem vem do litoral:
Exibir mapa ampliado
Texto de Fernando Bassanesi
segunda-feira, 4 de janeiro de 2010
Habemus Nova Diretoria
Pessoal,
Estar à frente neste 1º ano de Consulado Juventudista em Porto Alegre para mim teve um significado muito especial. Foi o ano das descobertas e das iniciativas, em que todas as nossas atividades eram novidades: foram as primeiras reuniões, Regimentos, Políticas de Viagens, recepções à torcida, excursões à maioria dos jogos no Gauchão, banner no Pioneiro, preliminares, novos membros, primeiro bar fixo para os Juventudistas em POA, clássicos caJU, projetos, o almoço de aniversário do Consulado, enfim este foi o ano em que fomos reconhecidos oficialmente como Consulado, tendo participado ativamente de todo o processo para a criação do projeto de Consulados dentro do Clube.
Foram diversas e importantes vitórias para a torcida Juventudista, dentre elas a do fortalecimento do Juventude fora das fronteiras de Caxias do Sul.
Neste ano também pudemos fortalecer a amizade já criada com os antigos membros do Consulado e ainda por cima conhecer e nos tornarmos amigos dos novos membros. Ou seja, um ano de grandes e importantes realizações para o Consulado Juventudista em Porto Alegre.
Após este ano de bastante trabalho e muito orgulho pelos feitos conquistados por nós, é chegada a hora de novas pessoas terem a honra de estar a frente de cerca de 50 Juventudistas aqui em Porto Alegre. Por isso eu gostaria de desejar a maior sorte do mundo para o Guilherme Molin que estará assumindo o cargo de Cônsul pelo próximo ano.
Estar saindo do cargo não quer dizer não fazer parte deste projeto, bem pelo contrário, continuarei trabalhando pelo Consulado agora em outro cargo, e principalmente fazendo o possível para elevar o nome do Esporte Clube Juventude aqui por Porto Alegre.
Na minha despedida, e para encerrar o ano do Consulado com coisas boas, fui incumbido de dar talvez a melhor notícia deste ano e quem sabe o presságio: com a união entre todas as forças do clube (Conselhos, diretorias, torcidas, consulados, etc..) conseguimos nosso objetivo e ficamos ENTRE OS 20 NA TIMEMANIA.
Para quem não sabe, este feito que foi realizado apenas na última rodada garantirá ao Juventude o aporte de cerca de R$130.000,00 por mês. O que hoje corresponde ao nosso orçamento mensal para o futebol. Isso só foi possível graças à força da nossa torcida, que abraçou a causa e apostou como nunca, garantindo esta receita para o clube.
É por isso que eu digo, estamos numa série que não nos pertence, pela tradição, estrutura, história, clube e principalmente TORCIDA, apenas ESTAMOS na C, não somos time dessa série, e logo (muito em breve) sairemos deste que para nós é o inferno, pior momento dos últimos 20 anos, e que para alguns conterrâneos aqui do RS é a realidade, estão acostumados (e se vangloriam!!) a esta situação.
Por último, mas talvez mais importante, gostaria de agradecer a todos os membros do Consulado, mas em principal aos membros da antiga diretoria (Tiago, Mari, Gui, Bassa, Cássio e Viccari) pelo apoio incondicional neste nosso primeiro ano, todos os feitos do Consulado são na grande parte fruto da dedicação de cada um de vocês e um agradecimento especial ao Rudi, que entrou no Consulado durante o ano, e capitaneou muito bem o projeto do Bolão da Timemania, no qual o Consulado foi responsável por quase 2000 apostas este ano. \o/
E sucesso à nova diretoria!!!
Abração, gurizada, e valeu o apoio!!
Texto de Fernando Frizzo