terça-feira, 31 de março de 2009
Veranópolis X Juventude
domingo, 29 de março de 2009
Juventude 3x3 Internacional
Em campo, um 3x3 contestado por ambos os lados. Na arquibancada, 10x0 para a PAPADA. Sinceramente, não ouvi os colorados em um momento sequer. O público superou minha expectativa: 10.629 expectadores assistiram, no Jaconi, ao melhor jogo do Gauchão.
Sobre o jogo: o Verdão foi irresistível, marcou os colorados em cima (coisa que nenhum time tinha feito até agora) e atacou, atacou muito! Que jogo de Ivo e Zezinho. Que caneta do Zezinho no Guiñazu!!!
Minha visão sobre os lances polêmicos: o pênalti no Ivo foi claríssimo, e a expulsão correta. O gol do Mendes pareceu mal anulado. Não vi falta sobre o zagueiro no lance. Não vi direito o pênalti sobre o Nilmar, e nem o gol anulado do Inter, pois estava do outro lado do estádio. E o pênalti não marcado sobre o Mendes foi algo de absurdo. Como se não bastasse, o nosso ex-zagueiro (o qual me recuso a falar o nome para não poluir o blog) meteu a mão na bola.
Tenho certeza de que a Papada está orgulhosa. Iser literalmente acertou o time, e está acendendo uma grande esperança em nós para a Série B que se aproxima.
Por fim, a cena que me marcou, no fim de tarde, foi ver os colorados BORRADOS, e comemorando um empate sofrido, arrancado, contra um time "da segunda divisão, de polenteiros, sem torcida". Ao término do jogo, jogadores se abraçaram, torcida comemorou, tudo realmente patético. Tomaram uma ruim em Caxias do Sul, por isso valorizaram tanto.
Força JUVENTUDE, o verdadeiro e único ANTIGRENAL! Os Papos da Capital agradecem a recepção da Papada, mais uma vez, excelente.
sexta-feira, 27 de março de 2009
Aquecimento: Juventude x Internacional
É difícil explicar o que acontece com os sentimentos de um Juventudista. Ainda é sexta-feira, o clássico é só no sábado, mas eu já não consigo ficar parado na cadeira,
Se me distraio 2 minutos já me pego cantando as músicas do alviverde, já começa a voltar aquela ansiedade típica de grandes jogos que só o Jaconi nos proporciona.
Ainda mais o derby deste sábado, depois de tudo o que aconteceu no último embate entre esses dois times e também, por tudo que envolve essa partida, o dia antes, as horas antes, a mobilização, a chegada ao estádio, o cheiro do Jaconi, a pulsação da torcida, simplesmente é indescritível esse sentimento.
Essa partida chega a ter a capacidade de aumentar a duração de um simples dia... ou vez acham que sábado pra mim já não começou?!!??! Ou vocês acham que aquele fatídico domingo de maio já acabou!?!?!?!?
Só estou por sábado... na verdade já é sábado... só estou pela hora do jogo!!!!!!!!!!
Tá chegando o frio gurizada... é hora de meter a touca de novo!!!
Amanhã todos os caminhos levam ao Jaconi!!!!
Abraços!!!
Texto de Fernando Frizzo
domingo, 22 de março de 2009
Brasil 0x0 Juventude
Escrevo um dia após um jogo que teve um mau resultado (na minha opinião), mas que pareceu valorizado pelo time. Concordo que todas as circunstâncias (melhor jogo do Brasil no campeonato, "pressão" no Bento Freitas, atuação fora de casa, aspecto psicológico do "tudo ou nada" para eles, etc, etc) levam a crer que o empate foi um bom resultado. Porém, acho que faltou um pouco de imposição técnica e física, e essa foi a impressão de outros Papos da Capital também, pelo que pude ver nas listas de emails.
A viagem
Graças ao nosso ilustre cônsul, estávamos (Bassa, Frizzo, Gui e Viccari) prontos, com tudo comprado e em Canoas (ponto de encontro com a galera que vinha de Caxias) umas 3h antes do horário que eles chegaram lá. Tudo bem, o cônsul não teve culpa, e a gente aproveitou para jogar um escovão, agora com o baralho oficial do consulado, que não é espanhol mas é Copag, eheheh.
Aí pelas 3 da tarde, algumas cevas a menos no isopor e a mais na pança, juntamente com um finíssimo morte lenta de R$1,50 do centro de Canoas, chegou o ônibus. Durante a viagem, um acontecimento inusitado: Frizzo e Bassa tomaram 20 x 2 de Gui e Viccari em duas rodadas, caracterizando uma lavada como nunca antes vista na história da escova mundial. Nem jogamos a terceira pra não humilhar demais, e a vitória foi decretada mesmo antes dos 21 pontos, eheheh. 3h de festa e mais ceva, e chegamos a Pelotas. O ônibus parou em frente a um quartel, para acertarmos a escolta até o estádio. Alguém teve a brilhante idéia de urinar na parede do quartel, o que quase causou confusão e causou muitas ameaças dos policiais, eheheh. Na foto, a galera, liquidada, em frente ao quartel, já em Pelotas.
Chegamos, então ao Bento Freitas. Estádio humilde e acanhado, com um público baixo (levando em consideração a puxação de saco da RBS). O que se viu foi o esperado: muita ameaça dos xavantes (e nisso eles são bons, tentar meter medo, ganhar no grito e tudo o mais), dos policiais caseiros (acreditem!), muitos objetos atirados em campo, pedras voando e tudo o mais. Mas em nenhum momento senti que a cobra ia fumar. Como sempre, ameaçaram bastante, mas ficou só nisso. Os xavantes amam seu time, disso não dá pra duvidar. Mas o ambiente e os acontecimentos passaram toda a impressão de jogo de várzea, ou de Gauchão anos 50. Na foto, o Bento Freitas, vazio, 15 minutos antes da bola rolar.
O jogo não foi dos melhores. Vi uma ótima partida do Gatti, com uma falha no final, onde eles reclamaram pênalti, mas eu, na hora, achei que foi um choque meio normal. Perdemos algumas boas chances (2 cabeceios e um chute do Mendes, e uma ótima chance do Maycon). Acho que o empate até foi justo, pois eles também perderam algumas chances.
Enfim, valeu por ver o Brasil praticamente rebaixado. Com certeza o clube e parte da torcida não merecem, e é uma pena que isso seja fruto de um acidente terrível. Mas uma pequena parte da torcida merece isso, principalmente os que não ainda sabem receber uma torcida adversária (em pleno ano 2009) e acham que vão ganhar todos os jogos no grito e na porrada. E, óbvio, quem mais merece isso é a RBS, que tanto puxa o saco.
Na volta, mais um chá de ônibus até Canoas, onde pegamos o carro e voltamos a Porto Alegre, tristes com o resultado, mas felizes por mais um jogo invictos. Quarta é o Avenida, dentro de casa, e esperar menos que a vitória no Jaconi é inadmissível contra qualquer clube.
Abraço e até mais
quinta-feira, 19 de março de 2009
Gladiador + Zezinho = Classificação
Apesar de uma noite não inspirada, ver o Gladiador jogar é digno de lucidez. Matada, distribuição de jogo e chutes a gol. Talvez Mendes comece a ser um coadjuvante nesse time porque Zezinho mostrou que tem muita qualidade. Criou inúmeras oportunidades, chamou a responsabilidade, jogou em velocidade e com a bola presa, pelos flancos e meio e deu dribles magistrais. Como não dar a 10 para o guri?!?!?
O jogo não foi tão tranquilo. Ocorreram falhas atrás e passes errados que poderiam ter comprometido a atuação de ontem. Mas ontem a noite era da papada e dos Papos da Capital. A caravana começou cedo, às 17h30 precisamente. Bassa, Eduardo, Gui e Frizzo subiram a serra, se juntaram à torcida e cantaram sem parar. Mais uma presença de peso. Mais uma vitória guerreira, agora rumo a Pelotas!!!
Texto escrito por Eduardo Devens
segunda-feira, 16 de março de 2009
Novo Hamburgo 1x2 Juventude
Bom dia a todos. A Papada teve, mais uma vez, um grande motivo para comemorar o domingo, e, portanto, um ótimo início de semana, depois da importante vitória sobre o Novo Hamburgo dentro de seus domínios.
Saída de POA e chegada em NH
Os papos da capital se reuniram no lugar de praxe, na Cidade Baixa, a fim de comparecer no jogo do verdão. Horário estranho, 9h30 da manhã, mas tudo bem. Saímos próximo às 10h da manhã, em 9 pessoas e 2 carros, rumo a Novo Hamburgo, chegando lá um pouco antes do jogo.
Estádio novo, ainda em construção. Pelas fotos que vi do projeto na Internet, o Estádio do Vale vai ficar muito bonito. Parabéns ao ECNH e a toda a cidade.
Lá dentro, a mesma ladainha do que em quase todos os outros estádios do interior: camisetas da "duplinha". Lamentável, porém muito difícil de mudar, principalmente sem títulos expressivos. Ponto positivo: lá, eles vendem cerveja!!!
Segue uma foto de alguns papos da capital com o presidente do Juventude:

O jogo
Papos da capital em lugar VIP, num "camarote" ao lado do camarote presidencial :) Alguns preferiram não se molhar e ficaram no "camarote até a chuva parar. Outros foram pro estouro, já que chuva + jogo fora de casa + cerveja + vitória em campo = melhor impossível.
No primeiro tempo, tivemos uns 15 a 20 minutos de estudos, de ambos os lados, sem chances de gol, num jogo feio. Lembro de apenas uma chance perigosa do Nóia, um bom chute do camisa 6, muito bem defendido pelo Gatti (aliás, sempre seguro). Mendes abriu o placar num golaço de muita categoria, onde ele colocou a bola no canto oposto, sem chances para o goleiro.
No segundo tempo, algumas chances desperdiçadas em bons contra-ataques, e o Nóia chegando na nossa área, mas sem muito perigo. Mendes carimbou a trave num contra-ataque fulminante.
Eis que ele perdoa apenas uma vez: na próxima chance, Mendes bateu no canto, tirando do goleiro, aumentando a vantagem: 2x0.
Num erro individual, tomamos o gol do Nóia, mas, ao contrário de outras oportunidades, o Juventude prendeu a bola no ataque e cozinhou o jogo, que já estava no fim. Festa verde.
Gostei muito das atuações de Cicinho, Walker, Ivo, Lauro e Mendes. Mas na minha opinião, todo o time foi bem. Zezinho entrou no fim e quase guardou o dele. Tá chegando o gol do piá.
A volta
Papos da capital em um finíssimo churrasco no bar Funilaria, pra matar a fome que estava nos matando. Churrasquinho show de bola, mais umas geladas, e uma leve jogatina de escovão, pra fechar o domingo com chave de ouro.
Boa semana a todos, e quarta, tem a Copa do Brasil.
sexta-feira, 13 de março de 2009
Para engrenar no gauchão
O melhor resultado do ano veio de forma natural e justa, com todo o time mostrando garra e vontade de vencer, e comendo a bola. Eu poderia citar individualmente as qualidades de todos os que pisaram em campo ontem, construindo os 3x0, mas, para não deixar o post muito longo, apenas parabenizo a todos. As atuações de todos os jogadores foram brilhantes, do Gatti ao Mendes. E, aliás, como é bom ver gols de bola rolando outra vez.
No domingo temos outro compromisso: Novo Hamburgo, fora de casa. Os Papos da Capital já estão organizando a caravana, que tem, por enquanto, oito confirmados. E é a vitória que falta para engrenarmos de vez nesse gauchão.
Após o jogo, voltaremos a Porto Alegre e faremos o almoço no Funilaria, onde o Nico (dono do bar) já estará assando a carne pra nós. E aproveitamos para convidar a todos (Dirigentes, Conselhos e torcedores em geral) para que aproveitem já estar na Região Metropolitana e estendam a viagem um pouco mais e almocem conosco.
Aos interessados, favor confirmar até sábado, 17h, através do e-mail fernandofrizzo@gmail.com. O almoço é apenas um churrasco entre amigos, portanto o valor será igualmente dividido entre todos os convivas.
domingo, 8 de março de 2009
Esportivo 2x2 Juventude
quarta-feira, 4 de março de 2009
Convocação para Assembléia
O Consulado Juventudista de Porto Alegre, através de sua diretoria provisória, vem convidar os seus associados e interessados a participar da sua assembléia geral que acontecerá imediatamente antes do jogo de estréia do E. C. Juventude na Copa do Brasil 2009.
Essa assembléia visa a realização de alterações regimentais do consulado, a fim de oficializar o reconhecimento do consulado pelo E. C. Juventude.
Qualificação dos Participantes
Estão qualificados a participar da Assembléia com poder de voto todos os associados do Consulado Juventudista de Porto Alegre maiores de 16 anos.
Data e Hora
Quarta-feira, dia 03 de março de 2009, 19h47min.
Local da Assembléia
Bar Funilaria
Rua José do Patrocínio, 770, Cidade Baixa (uma quadra antes do Opinião)
Porto Alegre - RS
Contato: Fernando Frizzo (cônsul) - (51)8221-0151
P.S.: Após a apreciação do jogo, um "salchipão" será organizado pela diretoria. Quem desejar participar do mesmo, deve confirmar presença com o cônsul até as 17h. As despesas da comida serão rateadas entre todos os presentes.